CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAITZ, Gabriela Martini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SOTO, Pedro Henrique Teixeira, COSTA, Cássia Kely Favoretto, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3065
Resumo: O câncer que acomete a glândula tireoide se enquadra na principal neoplasia maligna referente ao sistema endócrino, representado aproximadamente 95% dos casos que ocorrem nessa área, ainda que seja responsável apenas por cerca de 1% dos novos casos de doença maligna. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os tipos, classificações e métodos de diagnósticos do câncer de tireoide por meio de revisão sistemática de literatura. Foram utilizadas as recomendações metodológicas da declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As bases de dados pesquisadas foram LILACS, CUMED, IBECS, COCHRANE, MEDLINE, SciELO e PubMed. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. De 1164 artigos encontrados, foram selecionados 77 artigos que atenderam os critérios de inclusão. Três eixos temáticos principais foram trabalhados: tipos (com 22,08% dos artigos), classificação (36,36%), e diagnóstico de câncer de tireoide (70,13%), sendo o último subdividido em punção aspirativa por agulha fina (PAAF), exames de imagem e testes genéticos e moleculares. Concluiu-se que vários são os métodos diagnósticos disponíveis, tais como a punção aspirativa por agulha fina, os métodos de imagem, genéticos e moleculares, porém ainda persistem muitas falhas diagnósticas, muito por conta da indisponibilidade dos testes a toda a população e da dificuldade na análise citopatológica dos aspirados, apesar dos critérios já estabelecidos. Além disso, com o passar dos anos, o avanço nas pesquisas objetivando o diagnóstico do câncer da tireoide, proporcionou diminuição das ressecções cirúrgicas da glândula desnecessariamente.
id UNICESU -1_7c9beeaf40b033f4552c1e3ebf7128f4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3065
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAClassificaçãoDiagnósticoGlândula tireoideNeoplasiasO câncer que acomete a glândula tireoide se enquadra na principal neoplasia maligna referente ao sistema endócrino, representado aproximadamente 95% dos casos que ocorrem nessa área, ainda que seja responsável apenas por cerca de 1% dos novos casos de doença maligna. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os tipos, classificações e métodos de diagnósticos do câncer de tireoide por meio de revisão sistemática de literatura. Foram utilizadas as recomendações metodológicas da declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As bases de dados pesquisadas foram LILACS, CUMED, IBECS, COCHRANE, MEDLINE, SciELO e PubMed. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. De 1164 artigos encontrados, foram selecionados 77 artigos que atenderam os critérios de inclusão. Três eixos temáticos principais foram trabalhados: tipos (com 22,08% dos artigos), classificação (36,36%), e diagnóstico de câncer de tireoide (70,13%), sendo o último subdividido em punção aspirativa por agulha fina (PAAF), exames de imagem e testes genéticos e moleculares. Concluiu-se que vários são os métodos diagnósticos disponíveis, tais como a punção aspirativa por agulha fina, os métodos de imagem, genéticos e moleculares, porém ainda persistem muitas falhas diagnósticas, muito por conta da indisponibilidade dos testes a toda a população e da dificuldade na análise citopatológica dos aspirados, apesar dos critérios já estabelecidos. Além disso, com o passar dos anos, o avanço nas pesquisas objetivando o diagnóstico do câncer da tireoide, proporcionou diminuição das ressecções cirúrgicas da glândula desnecessariamente.UniCesumar2019-11-26T12:15:17Z2019-11-26T12:15:17Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3065otherRAITZ, Gabriela MartiniSOTO, Pedro Henrique TeixeiraCOSTA, Cássia Kely FavorettoYAMAGUCHI, Mirian Uedareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:22Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:46.581Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
spellingShingle CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
RAITZ, Gabriela Martini
Classificação
Diagnóstico
Glândula tireoide
Neoplasias
title_short CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_fullStr CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_full_unstemmed CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
title_sort CÂNCER DE TIREOIDE: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
author RAITZ, Gabriela Martini
author_facet RAITZ, Gabriela Martini
SOTO, Pedro Henrique Teixeira
COSTA, Cássia Kely Favoretto
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 SOTO, Pedro Henrique Teixeira
COSTA, Cássia Kely Favoretto
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAITZ, Gabriela Martini
SOTO, Pedro Henrique Teixeira
COSTA, Cássia Kely Favoretto
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Classificação
Diagnóstico
Glândula tireoide
Neoplasias
topic Classificação
Diagnóstico
Glândula tireoide
Neoplasias
dc.description.none.fl_txt_mv O câncer que acomete a glândula tireoide se enquadra na principal neoplasia maligna referente ao sistema endócrino, representado aproximadamente 95% dos casos que ocorrem nessa área, ainda que seja responsável apenas por cerca de 1% dos novos casos de doença maligna. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os tipos, classificações e métodos de diagnósticos do câncer de tireoide por meio de revisão sistemática de literatura. Foram utilizadas as recomendações metodológicas da declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As bases de dados pesquisadas foram LILACS, CUMED, IBECS, COCHRANE, MEDLINE, SciELO e PubMed. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. De 1164 artigos encontrados, foram selecionados 77 artigos que atenderam os critérios de inclusão. Três eixos temáticos principais foram trabalhados: tipos (com 22,08% dos artigos), classificação (36,36%), e diagnóstico de câncer de tireoide (70,13%), sendo o último subdividido em punção aspirativa por agulha fina (PAAF), exames de imagem e testes genéticos e moleculares. Concluiu-se que vários são os métodos diagnósticos disponíveis, tais como a punção aspirativa por agulha fina, os métodos de imagem, genéticos e moleculares, porém ainda persistem muitas falhas diagnósticas, muito por conta da indisponibilidade dos testes a toda a população e da dificuldade na análise citopatológica dos aspirados, apesar dos critérios já estabelecidos. Além disso, com o passar dos anos, o avanço nas pesquisas objetivando o diagnóstico do câncer da tireoide, proporcionou diminuição das ressecções cirúrgicas da glândula desnecessariamente.
description O câncer que acomete a glândula tireoide se enquadra na principal neoplasia maligna referente ao sistema endócrino, representado aproximadamente 95% dos casos que ocorrem nessa área, ainda que seja responsável apenas por cerca de 1% dos novos casos de doença maligna. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar os tipos, classificações e métodos de diagnósticos do câncer de tireoide por meio de revisão sistemática de literatura. Foram utilizadas as recomendações metodológicas da declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). As bases de dados pesquisadas foram LILACS, CUMED, IBECS, COCHRANE, MEDLINE, SciELO e PubMed. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. De 1164 artigos encontrados, foram selecionados 77 artigos que atenderam os critérios de inclusão. Três eixos temáticos principais foram trabalhados: tipos (com 22,08% dos artigos), classificação (36,36%), e diagnóstico de câncer de tireoide (70,13%), sendo o último subdividido em punção aspirativa por agulha fina (PAAF), exames de imagem e testes genéticos e moleculares. Concluiu-se que vários são os métodos diagnósticos disponíveis, tais como a punção aspirativa por agulha fina, os métodos de imagem, genéticos e moleculares, porém ainda persistem muitas falhas diagnósticas, muito por conta da indisponibilidade dos testes a toda a população e da dificuldade na análise citopatológica dos aspirados, apesar dos critérios já estabelecidos. Além disso, com o passar dos anos, o avanço nas pesquisas objetivando o diagnóstico do câncer da tireoide, proporcionou diminuição das ressecções cirúrgicas da glândula desnecessariamente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T12:15:17Z
2019-11-26T12:15:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3065
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3065
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948611827335168