GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BITTENCOURT, Yago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COELHO, Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2258
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as técnicas e ferramentas que podem melhorar a qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). Cada vez mais a TI tem sido apresentada como crucial para o sucesso das organizações de forma que ela possa ser empregada para gerar vantagem competitiva. Porém, para que a TI consiga alcançar os objetivos desejados e agregar valor ao negócio, é necessário que a prestação de serviços esteja de acordo com os padrões de qualidade almejada pelos seus clientes. Neste contexto, pode-se afirmar que a competência em frentes de qualidade, se manifesta no domínio da tecnologia, na gestão tática e na própria gestão dos negócios. As reflexões sobre a correta utilização da qualidade e sua influência na competitividade em serviços de TI tem sido alvo de preocupações de gestores e de discussões no meio acadêmico e justifica a pesquisa. Desta forma, buscou-se, a partir de um caso prático, entender melhor esta questão. Uma das principais contribuições ao final deste trabalho reside na revisão de literatura que pode ser utilizado em estudos futuros, bem como implicações para profissionais e gestores entender a aplicação das ferramentas que permitem produzir a melhoria de qualidade percebida e agregar valor aos serviços de TI.
id UNICESU -1_7ceb7f44d68af951cabf140adb49fdac
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2258
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASOGestão da QualidadeServiços de TIVantagem CompetitivaEsta pesquisa tem como objetivo identificar as técnicas e ferramentas que podem melhorar a qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). Cada vez mais a TI tem sido apresentada como crucial para o sucesso das organizações de forma que ela possa ser empregada para gerar vantagem competitiva. Porém, para que a TI consiga alcançar os objetivos desejados e agregar valor ao negócio, é necessário que a prestação de serviços esteja de acordo com os padrões de qualidade almejada pelos seus clientes. Neste contexto, pode-se afirmar que a competência em frentes de qualidade, se manifesta no domínio da tecnologia, na gestão tática e na própria gestão dos negócios. As reflexões sobre a correta utilização da qualidade e sua influência na competitividade em serviços de TI tem sido alvo de preocupações de gestores e de discussões no meio acadêmico e justifica a pesquisa. Desta forma, buscou-se, a partir de um caso prático, entender melhor esta questão. Uma das principais contribuições ao final deste trabalho reside na revisão de literatura que pode ser utilizado em estudos futuros, bem como implicações para profissionais e gestores entender a aplicação das ferramentas que permitem produzir a melhoria de qualidade percebida e agregar valor aos serviços de TI.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T13:20:44Z2019-08-27T13:20:44Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2258porBITTENCOURT, YagoCOELHO, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
title GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
BITTENCOURT, Yago
Gestão da Qualidade
Serviços de TI
Vantagem Competitiva
title_short GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
title_full GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
title_sort GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE TI: UM ESTUDO DE CASO
author BITTENCOURT, Yago
author_facet BITTENCOURT, Yago
COELHO, Tatiane
author_role author
author2 COELHO, Tatiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BITTENCOURT, Yago
COELHO, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Qualidade
Serviços de TI
Vantagem Competitiva
topic Gestão da Qualidade
Serviços de TI
Vantagem Competitiva
description Esta pesquisa tem como objetivo identificar as técnicas e ferramentas que podem melhorar a qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). Cada vez mais a TI tem sido apresentada como crucial para o sucesso das organizações de forma que ela possa ser empregada para gerar vantagem competitiva. Porém, para que a TI consiga alcançar os objetivos desejados e agregar valor ao negócio, é necessário que a prestação de serviços esteja de acordo com os padrões de qualidade almejada pelos seus clientes. Neste contexto, pode-se afirmar que a competência em frentes de qualidade, se manifesta no domínio da tecnologia, na gestão tática e na própria gestão dos negócios. As reflexões sobre a correta utilização da qualidade e sua influência na competitividade em serviços de TI tem sido alvo de preocupações de gestores e de discussões no meio acadêmico e justifica a pesquisa. Desta forma, buscou-se, a partir de um caso prático, entender melhor esta questão. Uma das principais contribuições ao final deste trabalho reside na revisão de literatura que pode ser utilizado em estudos futuros, bem como implicações para profissionais e gestores entender a aplicação das ferramentas que permitem produzir a melhoria de qualidade percebida e agregar valor aos serviços de TI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T13:20:44Z
2019-08-27T13:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2258
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771952581312512