A ECONOMIA NA MATURIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOZATTI, Gabriela
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7164
Resumo: Este artigo faz uma abordagem sobre o crescimento da população de idosos no Brasil, evidenciando as características sócio-econômicas dos indivíduos acima dos 60 anos. Para levantamento do panorama dos idosos no Brasil considerou-se os dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística - IBGE, bem como, pesquisa documental e bibliográfica sobre a terceira idade, as suas potencialidade de consumo, a maneira como a mídia retrata esse público e o trinômio trabalho-velhice-aposentadoria. Estima-se que a população de idosos brasileira representa um contingente de aproximadamente 16 milhões de pessoas, ou seja, de aproximadamente 9,25% da população. A tendência é que esta população chegue a 32 milhões até 2025, quando o Brasil será o sétimo país em número absoluto de idosos. Em termos mundiais, poderá resultar em um contingente de cerca de 800 milhões de idosos, sendo que mulheres representarão a maioria. A terceira idade tem se mostrado um consumidor em potencial, sendo que os idosos têm, em média, 69 anos de idade e 62,4% deles são responsáveis economicamente pelos domicílios. No ano de 2000, 37,6% eram do sexo feminino. E, estima-se que em 2004, essa proporção tenha alcançado 79%. Assim, as empresas devem também criar produtos pensando nessa faixa etária, para que não percam consumidores fiéis, cujo comportamento, gostos e preferências precisam fazer parte das estratégias de mercado. Eles não se enquadram somente, em estereótipos de vovôs radicais ou de velhinhos abandonados em asilos. A visão negativa que a sociedade teima em apresentar da velhice, também permeia os próprios idosos, fazendo com que eles apresentem uma grande aversão ao rótulo de terceira idade. Neste sentido, o mercado precisa aproveitar dessa população o desejo de serem incluídos, também como consumidores. Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida.
id UNICESU -1_7cf6dd5a46f553f722b491a27e6c299a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7164
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A ECONOMIA NA MATURIDADEEconomia da maturidadeTerceira idadeConsumidor idosoEste artigo faz uma abordagem sobre o crescimento da população de idosos no Brasil, evidenciando as características sócio-econômicas dos indivíduos acima dos 60 anos. Para levantamento do panorama dos idosos no Brasil considerou-se os dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística - IBGE, bem como, pesquisa documental e bibliográfica sobre a terceira idade, as suas potencialidade de consumo, a maneira como a mídia retrata esse público e o trinômio trabalho-velhice-aposentadoria. Estima-se que a população de idosos brasileira representa um contingente de aproximadamente 16 milhões de pessoas, ou seja, de aproximadamente 9,25% da população. A tendência é que esta população chegue a 32 milhões até 2025, quando o Brasil será o sétimo país em número absoluto de idosos. Em termos mundiais, poderá resultar em um contingente de cerca de 800 milhões de idosos, sendo que mulheres representarão a maioria. A terceira idade tem se mostrado um consumidor em potencial, sendo que os idosos têm, em média, 69 anos de idade e 62,4% deles são responsáveis economicamente pelos domicílios. No ano de 2000, 37,6% eram do sexo feminino. E, estima-se que em 2004, essa proporção tenha alcançado 79%. Assim, as empresas devem também criar produtos pensando nessa faixa etária, para que não percam consumidores fiéis, cujo comportamento, gostos e preferências precisam fazer parte das estratégias de mercado. Eles não se enquadram somente, em estereótipos de vovôs radicais ou de velhinhos abandonados em asilos. A visão negativa que a sociedade teima em apresentar da velhice, também permeia os próprios idosos, fazendo com que eles apresentem uma grande aversão ao rótulo de terceira idade. Neste sentido, o mercado precisa aproveitar dessa população o desejo de serem incluídos, também como consumidores. Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-04T12:35:04Z2005-10-192021-02-04T12:35:04Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7164porTOZATTI, Gabrielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-05T06:01:43ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A ECONOMIA NA MATURIDADE
title A ECONOMIA NA MATURIDADE
spellingShingle A ECONOMIA NA MATURIDADE
TOZATTI, Gabriela
Economia da maturidade
Terceira idade
Consumidor idoso
title_short A ECONOMIA NA MATURIDADE
title_full A ECONOMIA NA MATURIDADE
title_fullStr A ECONOMIA NA MATURIDADE
title_full_unstemmed A ECONOMIA NA MATURIDADE
title_sort A ECONOMIA NA MATURIDADE
author TOZATTI, Gabriela
author_facet TOZATTI, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOZATTI, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da maturidade
Terceira idade
Consumidor idoso
topic Economia da maturidade
Terceira idade
Consumidor idoso
description Este artigo faz uma abordagem sobre o crescimento da população de idosos no Brasil, evidenciando as características sócio-econômicas dos indivíduos acima dos 60 anos. Para levantamento do panorama dos idosos no Brasil considerou-se os dados secundários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística - IBGE, bem como, pesquisa documental e bibliográfica sobre a terceira idade, as suas potencialidade de consumo, a maneira como a mídia retrata esse público e o trinômio trabalho-velhice-aposentadoria. Estima-se que a população de idosos brasileira representa um contingente de aproximadamente 16 milhões de pessoas, ou seja, de aproximadamente 9,25% da população. A tendência é que esta população chegue a 32 milhões até 2025, quando o Brasil será o sétimo país em número absoluto de idosos. Em termos mundiais, poderá resultar em um contingente de cerca de 800 milhões de idosos, sendo que mulheres representarão a maioria. A terceira idade tem se mostrado um consumidor em potencial, sendo que os idosos têm, em média, 69 anos de idade e 62,4% deles são responsáveis economicamente pelos domicílios. No ano de 2000, 37,6% eram do sexo feminino. E, estima-se que em 2004, essa proporção tenha alcançado 79%. Assim, as empresas devem também criar produtos pensando nessa faixa etária, para que não percam consumidores fiéis, cujo comportamento, gostos e preferências precisam fazer parte das estratégias de mercado. Eles não se enquadram somente, em estereótipos de vovôs radicais ou de velhinhos abandonados em asilos. A visão negativa que a sociedade teima em apresentar da velhice, também permeia os próprios idosos, fazendo com que eles apresentem uma grande aversão ao rótulo de terceira idade. Neste sentido, o mercado precisa aproveitar dessa população o desejo de serem incluídos, também como consumidores. Além do mais, as pessoas querem envelhecer ativas, com saúde e qualidade de vida.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-04T12:35:04Z
2021-02-04T12:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7164
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771944706506752