DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Andrey Thiago Leandro de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rosa, Letícia Carla Baptista
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1440
Resumo: A presente pesquisa analisou os efeitos trazidos pelo Estatuto da Pessoa com deficiência sobre o Direito de Família. Para tanto, foram utilizados o método teórico por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e legislações referentes ao tema para embasamento jurídico da pesquisa. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu a mudança no conceito e abordagem da deficiência para um modelo social, onde a mesma não é vista como um problema pessoal, mas uma qualidade que, em interação com barreiras externas, podem obstruir a autonomia do indivíduo. Buscando suprimir barreiras existentes na legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência quebrou o regime das incapacidades proposto pelo Código Civil, afirmou a capacidade da pessoa com deficiência para o exercício de atos existenciais, vide casamento, limitou a curatela a casos e atos necessários e especiais, proporcionais à necessidade apresentada, e suprimiu a figura da substituição dando destaque ao suprimento da vontade. No âmbito dos direitos existenciais e na limitação da curatela proporcional, se demonstrou altamente positivo, visto que atenta a dignidade humana. A alteração no sistema de incapacidades restou prejudicial, pois retira uma série de proteções concedidas aos incapazes com deficiência, assim como a possibilidade de casamento por manifestação de vontade do curador, que contraria o próprio Estatuto. Já o projeto de lei n. 757/2015 buscou sanar os efeitos adversos da quebra do regime das incapacidades, na tentativa de revogar esta parte do Estatuto, porém, não tem condão de sanar a irregularidade do casamento por vontade do curador.
id UNICESU -1_7d2164612153941096e5327307aed30b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1440
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIAPessoa com deficiênciaInterdiçãoCasamentoAutonomiaA presente pesquisa analisou os efeitos trazidos pelo Estatuto da Pessoa com deficiência sobre o Direito de Família. Para tanto, foram utilizados o método teórico por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e legislações referentes ao tema para embasamento jurídico da pesquisa. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu a mudança no conceito e abordagem da deficiência para um modelo social, onde a mesma não é vista como um problema pessoal, mas uma qualidade que, em interação com barreiras externas, podem obstruir a autonomia do indivíduo. Buscando suprimir barreiras existentes na legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência quebrou o regime das incapacidades proposto pelo Código Civil, afirmou a capacidade da pessoa com deficiência para o exercício de atos existenciais, vide casamento, limitou a curatela a casos e atos necessários e especiais, proporcionais à necessidade apresentada, e suprimiu a figura da substituição dando destaque ao suprimento da vontade. No âmbito dos direitos existenciais e na limitação da curatela proporcional, se demonstrou altamente positivo, visto que atenta a dignidade humana. A alteração no sistema de incapacidades restou prejudicial, pois retira uma série de proteções concedidas aos incapazes com deficiência, assim como a possibilidade de casamento por manifestação de vontade do curador, que contraria o próprio Estatuto. Já o projeto de lei n. 757/2015 buscou sanar os efeitos adversos da quebra do regime das incapacidades, na tentativa de revogar esta parte do Estatuto, porém, não tem condão de sanar a irregularidade do casamento por vontade do curador.Unicesumar2019-08-13T11:55:28Z2019-08-13T11:55:28Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1440otherLima, Andrey Thiago Leandro deRosa, Letícia Carla Baptistareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:58.243Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
title DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
spellingShingle DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
Lima, Andrey Thiago Leandro de
Pessoa com deficiência
Interdição
Casamento
Autonomia
title_short DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
title_full DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
title_fullStr DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
title_full_unstemmed DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
title_sort DOS EFEITOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIREITO DE FAMÍLIA
author Lima, Andrey Thiago Leandro de
author_facet Lima, Andrey Thiago Leandro de
Rosa, Letícia Carla Baptista
author_role author
author2 Rosa, Letícia Carla Baptista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Andrey Thiago Leandro de
Rosa, Letícia Carla Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa com deficiência
Interdição
Casamento
Autonomia
topic Pessoa com deficiência
Interdição
Casamento
Autonomia
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa analisou os efeitos trazidos pelo Estatuto da Pessoa com deficiência sobre o Direito de Família. Para tanto, foram utilizados o método teórico por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e legislações referentes ao tema para embasamento jurídico da pesquisa. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu a mudança no conceito e abordagem da deficiência para um modelo social, onde a mesma não é vista como um problema pessoal, mas uma qualidade que, em interação com barreiras externas, podem obstruir a autonomia do indivíduo. Buscando suprimir barreiras existentes na legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência quebrou o regime das incapacidades proposto pelo Código Civil, afirmou a capacidade da pessoa com deficiência para o exercício de atos existenciais, vide casamento, limitou a curatela a casos e atos necessários e especiais, proporcionais à necessidade apresentada, e suprimiu a figura da substituição dando destaque ao suprimento da vontade. No âmbito dos direitos existenciais e na limitação da curatela proporcional, se demonstrou altamente positivo, visto que atenta a dignidade humana. A alteração no sistema de incapacidades restou prejudicial, pois retira uma série de proteções concedidas aos incapazes com deficiência, assim como a possibilidade de casamento por manifestação de vontade do curador, que contraria o próprio Estatuto. Já o projeto de lei n. 757/2015 buscou sanar os efeitos adversos da quebra do regime das incapacidades, na tentativa de revogar esta parte do Estatuto, porém, não tem condão de sanar a irregularidade do casamento por vontade do curador.
description A presente pesquisa analisou os efeitos trazidos pelo Estatuto da Pessoa com deficiência sobre o Direito de Família. Para tanto, foram utilizados o método teórico por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos, livros e legislações referentes ao tema para embasamento jurídico da pesquisa. A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu a mudança no conceito e abordagem da deficiência para um modelo social, onde a mesma não é vista como um problema pessoal, mas uma qualidade que, em interação com barreiras externas, podem obstruir a autonomia do indivíduo. Buscando suprimir barreiras existentes na legislação, o Estatuto da Pessoa com Deficiência quebrou o regime das incapacidades proposto pelo Código Civil, afirmou a capacidade da pessoa com deficiência para o exercício de atos existenciais, vide casamento, limitou a curatela a casos e atos necessários e especiais, proporcionais à necessidade apresentada, e suprimiu a figura da substituição dando destaque ao suprimento da vontade. No âmbito dos direitos existenciais e na limitação da curatela proporcional, se demonstrou altamente positivo, visto que atenta a dignidade humana. A alteração no sistema de incapacidades restou prejudicial, pois retira uma série de proteções concedidas aos incapazes com deficiência, assim como a possibilidade de casamento por manifestação de vontade do curador, que contraria o próprio Estatuto. Já o projeto de lei n. 757/2015 buscou sanar os efeitos adversos da quebra do regime das incapacidades, na tentativa de revogar esta parte do Estatuto, porém, não tem condão de sanar a irregularidade do casamento por vontade do curador.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T11:55:28Z
2019-08-13T11:55:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1440
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1440
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627093553152