FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCA, Lais da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ALMEIDA, Mariana de Angelo, MELO, Willian Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6327
Resumo: A educação permanente é uma modalidade educativa que tem como público-alvo a equipe multiprofissional, com destaque nos problemas reais de saúde, cujo objetivo é transformar as práticas técnicas e sociais. Essa atividade educativa deve ser realizada de forma contínua, por meio de uma metodologia centrada na resolução de problemas, resultando, assim, em uma profunda mudança no setor saúde. Objetivou-se identificar os fatores que dificultam a adesão dos colaboradores de enfermagem nas ações de educação permanente. Trata-se de estudo quantitativo através de aplicação de entrevista de um questionário estruturado em uma amostra de 24 colaboradores de enfermagem do setor de clinica médicacirurgia de um hospital privado de médio porte do Noroeste do Paraná. Verificou-se que uma pequena quantidade dos funcionários possuía interesse em freqüentar as ações educativas, 4,2% participa freqüentemente das ações educativas de EP; 75% nunca participaram e 20,8% participam raramente. Com relação às dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, 87,5% revelaram não ter dificuldades nenhuma com as práticas durante o processo de trabalho, 8,3% encontra dificuldade no relacionamento interpessoal e 4,2% dos funcionários encontra dificuldade na técnica. Enfatiza-se a importância de remodelar as propostas metodológicas da instituição no sentido de motivar e incrementar novas estratégias de educação em saúde.
id UNICESU -1_7e3c2e31b308fbf11351556d987fd1bf
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6327
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTEAção educativaAdesãoColaborades de enfermagemA educação permanente é uma modalidade educativa que tem como público-alvo a equipe multiprofissional, com destaque nos problemas reais de saúde, cujo objetivo é transformar as práticas técnicas e sociais. Essa atividade educativa deve ser realizada de forma contínua, por meio de uma metodologia centrada na resolução de problemas, resultando, assim, em uma profunda mudança no setor saúde. Objetivou-se identificar os fatores que dificultam a adesão dos colaboradores de enfermagem nas ações de educação permanente. Trata-se de estudo quantitativo através de aplicação de entrevista de um questionário estruturado em uma amostra de 24 colaboradores de enfermagem do setor de clinica médicacirurgia de um hospital privado de médio porte do Noroeste do Paraná. Verificou-se que uma pequena quantidade dos funcionários possuía interesse em freqüentar as ações educativas, 4,2% participa freqüentemente das ações educativas de EP; 75% nunca participaram e 20,8% participam raramente. Com relação às dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, 87,5% revelaram não ter dificuldades nenhuma com as práticas durante o processo de trabalho, 8,3% encontra dificuldade no relacionamento interpessoal e 4,2% dos funcionários encontra dificuldade na técnica. Enfatiza-se a importância de remodelar as propostas metodológicas da instituição no sentido de motivar e incrementar novas estratégias de educação em saúde.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-09T19:27:26Z2011-10-252020-12-09T19:27:26Z2011-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6327porLUCA, Lais da SilvaALMEIDA, Mariana de AngeloMELO, Willian Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-10T06:01:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
spellingShingle FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
LUCA, Lais da Silva
Ação educativa
Adesão
Colaborades de enfermagem
title_short FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_full FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_fullStr FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_full_unstemmed FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_sort FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
author LUCA, Lais da Silva
author_facet LUCA, Lais da Silva
ALMEIDA, Mariana de Angelo
MELO, Willian Augusto de
author_role author
author2 ALMEIDA, Mariana de Angelo
MELO, Willian Augusto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCA, Lais da Silva
ALMEIDA, Mariana de Angelo
MELO, Willian Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ação educativa
Adesão
Colaborades de enfermagem
topic Ação educativa
Adesão
Colaborades de enfermagem
description A educação permanente é uma modalidade educativa que tem como público-alvo a equipe multiprofissional, com destaque nos problemas reais de saúde, cujo objetivo é transformar as práticas técnicas e sociais. Essa atividade educativa deve ser realizada de forma contínua, por meio de uma metodologia centrada na resolução de problemas, resultando, assim, em uma profunda mudança no setor saúde. Objetivou-se identificar os fatores que dificultam a adesão dos colaboradores de enfermagem nas ações de educação permanente. Trata-se de estudo quantitativo através de aplicação de entrevista de um questionário estruturado em uma amostra de 24 colaboradores de enfermagem do setor de clinica médicacirurgia de um hospital privado de médio porte do Noroeste do Paraná. Verificou-se que uma pequena quantidade dos funcionários possuía interesse em freqüentar as ações educativas, 4,2% participa freqüentemente das ações educativas de EP; 75% nunca participaram e 20,8% participam raramente. Com relação às dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, 87,5% revelaram não ter dificuldades nenhuma com as práticas durante o processo de trabalho, 8,3% encontra dificuldade no relacionamento interpessoal e 4,2% dos funcionários encontra dificuldade na técnica. Enfatiza-se a importância de remodelar as propostas metodológicas da instituição no sentido de motivar e incrementar novas estratégias de educação em saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-09-25
2020-12-09T19:27:26Z
2020-12-09T19:27:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6327
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771930406027264