INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Jéssica Laguilio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SAUER, Aline Vanessa, SOUZA, Inaiara, NUNES, William Mario de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4906
Resumo: A citricultura brasileira apresenta alto custo de produção, sendo os maiores investimentos empregados no controle de pragas e doenças. Dentre essas doenças encontra-se huanglongbing (HLB). O agente causal dessa doença severa é uma bactéria com crescimento limitado ao floema, denominada Candidatus Liberibacter spp, que causa prejuízos severos à citricultura. As plantas cítricas se tornam improdutivas poucos anos após a infecção pela bactéria. Desse modo, estudar qual a flutuação populacional da bactéria dentro da planta é importante para se entender esse patossistema e medidas de controle possam tornar-se mais eficientes no Paranás. O objetivo do presente estudo consistiu-se em avaliar as amostras de plantas sintomáticas de HLB, aduzidtravés do teste de PCR. Foi obtido um total de 68,4% de plantas positivas para o patógeno asiático, em contraposição 13,3% apenas para o patógeno americano, concluindo desde modo que o patógeno asiático é comumente incidente nas condições paranaense em relação ao patógeno americano.
id UNICESU -1_7e65c4be43c4da2024d9400622a08a04
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4906
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁCiências agráriasCitriculturaHuanglongbingA citricultura brasileira apresenta alto custo de produção, sendo os maiores investimentos empregados no controle de pragas e doenças. Dentre essas doenças encontra-se huanglongbing (HLB). O agente causal dessa doença severa é uma bactéria com crescimento limitado ao floema, denominada Candidatus Liberibacter spp, que causa prejuízos severos à citricultura. As plantas cítricas se tornam improdutivas poucos anos após a infecção pela bactéria. Desse modo, estudar qual a flutuação populacional da bactéria dentro da planta é importante para se entender esse patossistema e medidas de controle possam tornar-se mais eficientes no Paranás. O objetivo do presente estudo consistiu-se em avaliar as amostras de plantas sintomáticas de HLB, aduzidtravés do teste de PCR. Foi obtido um total de 68,4% de plantas positivas para o patógeno asiático, em contraposição 13,3% apenas para o patógeno americano, concluindo desde modo que o patógeno asiático é comumente incidente nas condições paranaense em relação ao patógeno americano.UniCesumar2020-02-05T12:32:54Z2020-02-05T12:32:54Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4906otherRODRIGUES, Jéssica LaguilioSAUER, Aline VanessaSOUZA, InaiaraNUNES, William Mario de Carvalhoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:50.614Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
spellingShingle INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
RODRIGUES, Jéssica Laguilio
Ciências agrárias
Citricultura
Huanglongbing
title_short INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_full INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_fullStr INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
title_sort INCIDÊNCIA DE Candidatus Liberibacter asiaticus NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
author RODRIGUES, Jéssica Laguilio
author_facet RODRIGUES, Jéssica Laguilio
SAUER, Aline Vanessa
SOUZA, Inaiara
NUNES, William Mario de Carvalho
author_role author
author2 SAUER, Aline Vanessa
SOUZA, Inaiara
NUNES, William Mario de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Jéssica Laguilio
SAUER, Aline Vanessa
SOUZA, Inaiara
NUNES, William Mario de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências agrárias
Citricultura
Huanglongbing
topic Ciências agrárias
Citricultura
Huanglongbing
dc.description.none.fl_txt_mv A citricultura brasileira apresenta alto custo de produção, sendo os maiores investimentos empregados no controle de pragas e doenças. Dentre essas doenças encontra-se huanglongbing (HLB). O agente causal dessa doença severa é uma bactéria com crescimento limitado ao floema, denominada Candidatus Liberibacter spp, que causa prejuízos severos à citricultura. As plantas cítricas se tornam improdutivas poucos anos após a infecção pela bactéria. Desse modo, estudar qual a flutuação populacional da bactéria dentro da planta é importante para se entender esse patossistema e medidas de controle possam tornar-se mais eficientes no Paranás. O objetivo do presente estudo consistiu-se em avaliar as amostras de plantas sintomáticas de HLB, aduzidtravés do teste de PCR. Foi obtido um total de 68,4% de plantas positivas para o patógeno asiático, em contraposição 13,3% apenas para o patógeno americano, concluindo desde modo que o patógeno asiático é comumente incidente nas condições paranaense em relação ao patógeno americano.
description A citricultura brasileira apresenta alto custo de produção, sendo os maiores investimentos empregados no controle de pragas e doenças. Dentre essas doenças encontra-se huanglongbing (HLB). O agente causal dessa doença severa é uma bactéria com crescimento limitado ao floema, denominada Candidatus Liberibacter spp, que causa prejuízos severos à citricultura. As plantas cítricas se tornam improdutivas poucos anos após a infecção pela bactéria. Desse modo, estudar qual a flutuação populacional da bactéria dentro da planta é importante para se entender esse patossistema e medidas de controle possam tornar-se mais eficientes no Paranás. O objetivo do presente estudo consistiu-se em avaliar as amostras de plantas sintomáticas de HLB, aduzidtravés do teste de PCR. Foi obtido um total de 68,4% de plantas positivas para o patógeno asiático, em contraposição 13,3% apenas para o patógeno americano, concluindo desde modo que o patógeno asiático é comumente incidente nas condições paranaense em relação ao patógeno americano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-05T12:32:54Z
2020-02-05T12:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4906
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4906
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948599215063040