A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIVILIZAÇÃO NA OBRA “O PROCESSO CIVILIZADOR” DE NORBERT ELIAS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2478 |
Resumo: | O presente artigo tem por finalidade procurar compreender a concepção de Educação, Cultura e Civilização no período do renascimento, a partir da obra O Processo Civilizador do sociólogo Norbert Elias, que utiliza o método da sociogênese, em que o autor, através das atividades da vida cotidiana das pessoas, ou seja, a sua forma de se alimentar, os alimentos que digere, as suas vestimentas, a relação de suas necessidades fisiológicas naturais e os meios sociais, as formas de controle das paixões ou pulsões, procura compreender como a Europa constrói a concepção de Educação, Cultura e Civilização, que irão influenciar a sociedade ocidental. Dentro desta perspectiva, a própria forma de utilização da faca durante as refeições, pode denotar a mudança do conceito de educação e sua relação com o outro, assim como, introduzir a contradição existente entre o civilizado e o não-civilizado. A introdução de um objeto como a escarradeira e depois a sua retirada dos utensílios necessários a um ambiente próprio para os momentos de alimentação da família, demonstram mudanças de comportamentos que levam em consideração a construção de um referencial de educação, cultura e civilização, que, aliás, são conceitos que estão relacionados de forma intrínseca aos hábitos e forma de viver da civilização europeia. |
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A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E CIVILIZAÇÃO NA OBRA “O PROCESSO CIVILIZADOR” DE NORBERT ELIASEducaçãoCulturaCivilizaçãoO presente artigo tem por finalidade procurar compreender a concepção de Educação, Cultura e Civilização no período do renascimento, a partir da obra O Processo Civilizador do sociólogo Norbert Elias, que utiliza o método da sociogênese, em que o autor, através das atividades da vida cotidiana das pessoas, ou seja, a sua forma de se alimentar, os alimentos que digere, as suas vestimentas, a relação de suas necessidades fisiológicas naturais e os meios sociais, as formas de controle das paixões ou pulsões, procura compreender como a Europa constrói a concepção de Educação, Cultura e Civilização, que irão influenciar a sociedade ocidental. Dentro desta perspectiva, a própria forma de utilização da faca durante as refeições, pode denotar a mudança do conceito de educação e sua relação com o outro, assim como, introduzir a contradição existente entre o civilizado e o não-civilizado. A introdução de um objeto como a escarradeira e depois a sua retirada dos utensílios necessários a um ambiente próprio para os momentos de alimentação da família, demonstram mudanças de comportamentos que levam em consideração a construção de um referencial de educação, cultura e civilização, que, aliás, são conceitos que estão relacionados de forma intrínseca aos hábitos e forma de viver da civilização europeia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T13:47:00Z2019-09-13T13:47:00Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2478porMOCHI, Cássio Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:41:28ZRepositório InstitucionalPRI |
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