AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stevanato, Kely Paviani
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Camila Grasiele Lopes, Pelloso, Sandra Marisa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1989
Resumo: O câncer é um dos mais antigos males da humanidade, grave problema de saúde pública com alta incidência e mortalidade. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres mundialmente e apesar de ter um bom prognóstico, as taxas de mortalidade continuam elevadas, devido ao diagnóstico tardio. O rastreamento mamográfico é preconizado entre 50 e 69 anos de idade, onde o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é favorável. É raro abaixo dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Alguns aspectos relacionados à vida reprodutiva da mulher são fatores de risco bem estabelecidos, como menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal e história familiar. Modelos estimam o risco de uma mulher assintomática, desenvolver câncer de mama. Um dos mais utilizados é o modelo de Gail, que prediz o risco em cinco anos, de mulheres sem histórico de neoplasia, desenvolver a doença. Este estudo, prospectivo, analítico transversal a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município de Paranavaí-Pr, com levantamento de dados de cerca de 374 mulheres, no período de 2017, através da Ferramenta de Avaliação de Risco para o Câncer de Mama (Modelo de Gail), propõe classificar e determinar o risco de desenvolvimento do câncer de mama, individual e de acordo com faixas etárias e características pessoais, a fim de promover o aconselhamento para as mulheres com maior risco, a realizar o rastreamento mais precoce, promovendo diagnósticos em fases iniciais, melhorando o prognóstico da doença.
id UNICESU -1_80d397ea5a3d74aca73fd33e7b476654
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1989
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAILCâncer de mamaModelo de GailAvaliação do riscoO câncer é um dos mais antigos males da humanidade, grave problema de saúde pública com alta incidência e mortalidade. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres mundialmente e apesar de ter um bom prognóstico, as taxas de mortalidade continuam elevadas, devido ao diagnóstico tardio. O rastreamento mamográfico é preconizado entre 50 e 69 anos de idade, onde o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é favorável. É raro abaixo dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Alguns aspectos relacionados à vida reprodutiva da mulher são fatores de risco bem estabelecidos, como menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal e história familiar. Modelos estimam o risco de uma mulher assintomática, desenvolver câncer de mama. Um dos mais utilizados é o modelo de Gail, que prediz o risco em cinco anos, de mulheres sem histórico de neoplasia, desenvolver a doença. Este estudo, prospectivo, analítico transversal a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município de Paranavaí-Pr, com levantamento de dados de cerca de 374 mulheres, no período de 2017, através da Ferramenta de Avaliação de Risco para o Câncer de Mama (Modelo de Gail), propõe classificar e determinar o risco de desenvolvimento do câncer de mama, individual e de acordo com faixas etárias e características pessoais, a fim de promover o aconselhamento para as mulheres com maior risco, a realizar o rastreamento mais precoce, promovendo diagnósticos em fases iniciais, melhorando o prognóstico da doença.Unicesumar2019-08-20T17:57:26Z2019-08-20T17:57:26Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1989otherStevanato, Kely PavianiSilva, Camila Grasiele LopesPelloso, Sandra Marisareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:14.216Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
title AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
spellingShingle AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
Stevanato, Kely Paviani
Câncer de mama
Modelo de Gail
Avaliação do risco
title_short AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
title_full AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
title_fullStr AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
title_sort AVALIAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER DE MAMA EM PARANAENSES ATRAVÉS DO MODELO DE GAIL
author Stevanato, Kely Paviani
author_facet Stevanato, Kely Paviani
Silva, Camila Grasiele Lopes
Pelloso, Sandra Marisa
author_role author
author2 Silva, Camila Grasiele Lopes
Pelloso, Sandra Marisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stevanato, Kely Paviani
Silva, Camila Grasiele Lopes
Pelloso, Sandra Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer de mama
Modelo de Gail
Avaliação do risco
topic Câncer de mama
Modelo de Gail
Avaliação do risco
dc.description.none.fl_txt_mv O câncer é um dos mais antigos males da humanidade, grave problema de saúde pública com alta incidência e mortalidade. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres mundialmente e apesar de ter um bom prognóstico, as taxas de mortalidade continuam elevadas, devido ao diagnóstico tardio. O rastreamento mamográfico é preconizado entre 50 e 69 anos de idade, onde o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é favorável. É raro abaixo dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Alguns aspectos relacionados à vida reprodutiva da mulher são fatores de risco bem estabelecidos, como menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal e história familiar. Modelos estimam o risco de uma mulher assintomática, desenvolver câncer de mama. Um dos mais utilizados é o modelo de Gail, que prediz o risco em cinco anos, de mulheres sem histórico de neoplasia, desenvolver a doença. Este estudo, prospectivo, analítico transversal a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município de Paranavaí-Pr, com levantamento de dados de cerca de 374 mulheres, no período de 2017, através da Ferramenta de Avaliação de Risco para o Câncer de Mama (Modelo de Gail), propõe classificar e determinar o risco de desenvolvimento do câncer de mama, individual e de acordo com faixas etárias e características pessoais, a fim de promover o aconselhamento para as mulheres com maior risco, a realizar o rastreamento mais precoce, promovendo diagnósticos em fases iniciais, melhorando o prognóstico da doença.
description O câncer é um dos mais antigos males da humanidade, grave problema de saúde pública com alta incidência e mortalidade. O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres mundialmente e apesar de ter um bom prognóstico, as taxas de mortalidade continuam elevadas, devido ao diagnóstico tardio. O rastreamento mamográfico é preconizado entre 50 e 69 anos de idade, onde o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é favorável. É raro abaixo dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Alguns aspectos relacionados à vida reprodutiva da mulher são fatores de risco bem estabelecidos, como menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal e história familiar. Modelos estimam o risco de uma mulher assintomática, desenvolver câncer de mama. Um dos mais utilizados é o modelo de Gail, que prediz o risco em cinco anos, de mulheres sem histórico de neoplasia, desenvolver a doença. Este estudo, prospectivo, analítico transversal a ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município de Paranavaí-Pr, com levantamento de dados de cerca de 374 mulheres, no período de 2017, através da Ferramenta de Avaliação de Risco para o Câncer de Mama (Modelo de Gail), propõe classificar e determinar o risco de desenvolvimento do câncer de mama, individual e de acordo com faixas etárias e características pessoais, a fim de promover o aconselhamento para as mulheres com maior risco, a realizar o rastreamento mais precoce, promovendo diagnósticos em fases iniciais, melhorando o prognóstico da doença.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T17:57:26Z
2019-08-20T17:57:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1989
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1989
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627879985152