ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZAMBINI, Wellington Cota
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BERGAMO, Richard Henrique Siebra, GUTIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3691
Resumo: A família Sapotaceae é composta por 53 gêneros representados por arbustos monoicos ou dioicos latescentes. Chrysophyllum gonocarpum (Mart. & Eichl.) Engl. é conhecido popularmente como Aguaí e pode ter de 6 a 20 metros de altura, ocorrendo no município de Maringá, geralmente em áreas de borda da Floresta Estacional Semidecidual Submontana (FESS), na forma de árvores pequenas de copa frondosa. Tendo em vista a necessidade de caracterização das espécies da FESS, este estudo objetivou descrever suas características morfoanatômicas de C. gonocarpum comparando-as com outras espécies da família. Foram obtidas secções anatômicas padrões das folhas maduras e caules jovens e maduros. As folhas são caracterizadas como simples, incompleta, alternas espiraladas, peninérveas, coriáceas, se superfície lisa e glabra. Anatomicamente, as folhas apresentam estômatos anisocíticos somente na face abaxial. O mesofilo é dorsiventral com um estrato de parênquima paliçádico. A nervura principal apresenta feixe vascular bicolateral circundado por fibras em abundância. No floema e no parênquima estão laticíferos articulados e cristais prismáticos de grandes dimensões. Tais característica se repetem no pecíolo e no caule. A medula caulinar resguarda grãos de amido.
id UNICESU -1_80ea1b701944e352f62f40e8eee84382
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3691
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)Anatomia vegetalAguaiLaticíferos articuladosA família Sapotaceae é composta por 53 gêneros representados por arbustos monoicos ou dioicos latescentes. Chrysophyllum gonocarpum (Mart. & Eichl.) Engl. é conhecido popularmente como Aguaí e pode ter de 6 a 20 metros de altura, ocorrendo no município de Maringá, geralmente em áreas de borda da Floresta Estacional Semidecidual Submontana (FESS), na forma de árvores pequenas de copa frondosa. Tendo em vista a necessidade de caracterização das espécies da FESS, este estudo objetivou descrever suas características morfoanatômicas de C. gonocarpum comparando-as com outras espécies da família. Foram obtidas secções anatômicas padrões das folhas maduras e caules jovens e maduros. As folhas são caracterizadas como simples, incompleta, alternas espiraladas, peninérveas, coriáceas, se superfície lisa e glabra. Anatomicamente, as folhas apresentam estômatos anisocíticos somente na face abaxial. O mesofilo é dorsiventral com um estrato de parênquima paliçádico. A nervura principal apresenta feixe vascular bicolateral circundado por fibras em abundância. No floema e no parênquima estão laticíferos articulados e cristais prismáticos de grandes dimensões. Tais característica se repetem no pecíolo e no caule. A medula caulinar resguarda grãos de amido.UniCesumar2019-12-30T20:27:06Z2019-12-30T20:27:06Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3691otherZAMBINI, Wellington CotaBERGAMO, Richard Henrique SiebraGUTIERRE, Maria Auxiliadora Milanezereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:54.748Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
title ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
spellingShingle ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
ZAMBINI, Wellington Cota
Anatomia vegetal
Aguai
Laticíferos articulados
title_short ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
title_full ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
title_fullStr ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
title_full_unstemmed ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
title_sort ANÁLISE MORFOANATÔMICA DOS ÓRGÃOS AÉREOS (FOLHA E CAULE) DE Chrysophyllum gonocarpum (SAPOTACEAE)
author ZAMBINI, Wellington Cota
author_facet ZAMBINI, Wellington Cota
BERGAMO, Richard Henrique Siebra
GUTIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
author_role author
author2 BERGAMO, Richard Henrique Siebra
GUTIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZAMBINI, Wellington Cota
BERGAMO, Richard Henrique Siebra
GUTIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia vegetal
Aguai
Laticíferos articulados
topic Anatomia vegetal
Aguai
Laticíferos articulados
dc.description.none.fl_txt_mv A família Sapotaceae é composta por 53 gêneros representados por arbustos monoicos ou dioicos latescentes. Chrysophyllum gonocarpum (Mart. & Eichl.) Engl. é conhecido popularmente como Aguaí e pode ter de 6 a 20 metros de altura, ocorrendo no município de Maringá, geralmente em áreas de borda da Floresta Estacional Semidecidual Submontana (FESS), na forma de árvores pequenas de copa frondosa. Tendo em vista a necessidade de caracterização das espécies da FESS, este estudo objetivou descrever suas características morfoanatômicas de C. gonocarpum comparando-as com outras espécies da família. Foram obtidas secções anatômicas padrões das folhas maduras e caules jovens e maduros. As folhas são caracterizadas como simples, incompleta, alternas espiraladas, peninérveas, coriáceas, se superfície lisa e glabra. Anatomicamente, as folhas apresentam estômatos anisocíticos somente na face abaxial. O mesofilo é dorsiventral com um estrato de parênquima paliçádico. A nervura principal apresenta feixe vascular bicolateral circundado por fibras em abundância. No floema e no parênquima estão laticíferos articulados e cristais prismáticos de grandes dimensões. Tais característica se repetem no pecíolo e no caule. A medula caulinar resguarda grãos de amido.
description A família Sapotaceae é composta por 53 gêneros representados por arbustos monoicos ou dioicos latescentes. Chrysophyllum gonocarpum (Mart. & Eichl.) Engl. é conhecido popularmente como Aguaí e pode ter de 6 a 20 metros de altura, ocorrendo no município de Maringá, geralmente em áreas de borda da Floresta Estacional Semidecidual Submontana (FESS), na forma de árvores pequenas de copa frondosa. Tendo em vista a necessidade de caracterização das espécies da FESS, este estudo objetivou descrever suas características morfoanatômicas de C. gonocarpum comparando-as com outras espécies da família. Foram obtidas secções anatômicas padrões das folhas maduras e caules jovens e maduros. As folhas são caracterizadas como simples, incompleta, alternas espiraladas, peninérveas, coriáceas, se superfície lisa e glabra. Anatomicamente, as folhas apresentam estômatos anisocíticos somente na face abaxial. O mesofilo é dorsiventral com um estrato de parênquima paliçádico. A nervura principal apresenta feixe vascular bicolateral circundado por fibras em abundância. No floema e no parênquima estão laticíferos articulados e cristais prismáticos de grandes dimensões. Tais característica se repetem no pecíolo e no caule. A medula caulinar resguarda grãos de amido.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T20:27:06Z
2019-12-30T20:27:06Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3691
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3691
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948609023442944