Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA , Ivan Vieira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961
Resumo: Nos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA.
id UNICESU -1_82015796c3e9ee9a6c4f2b0c8b7bca72
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8961
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autistaGestão do conhecimentoTeorias de aprendizagemAutismoINTERDISCIPLINARNos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARURPIA , Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Letícia Fleig DalSILVA , Ivan Vieira da2021-03-30T14:29:16Z2021-03-30T14:29:16Z2019-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-31T06:02:00ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
title Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
spellingShingle Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
SILVA , Ivan Vieira da
Gestão do conhecimento
Teorias de aprendizagem
Autismo
INTERDISCIPLINAR
title_short Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
title_full Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
title_fullStr Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
title_full_unstemmed Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
title_sort Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
author SILVA , Ivan Vieira da
author_facet SILVA , Ivan Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv URPIA , Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
FORNO, Letícia Fleig Dal
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA , Ivan Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Teorias de aprendizagem
Autismo
INTERDISCIPLINAR
topic Gestão do conhecimento
Teorias de aprendizagem
Autismo
INTERDISCIPLINAR
description Nos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-28
2021-03-30T14:29:16Z
2021-03-30T14:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953585848320