Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961 |
Resumo: | Nos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA. |
id |
UNICESU -1_82015796c3e9ee9a6c4f2b0c8b7bca72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/8961 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autistaGestão do conhecimentoTeorias de aprendizagemAutismoINTERDISCIPLINARNos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilGestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado)UNICESUMARURPIA , Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Letícia Fleig DalSILVA , Ivan Vieira da2021-03-30T14:29:16Z2021-03-30T14:29:16Z2019-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-03-31T06:02:00ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
title |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
spellingShingle |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista SILVA , Ivan Vieira da Gestão do conhecimento Teorias de aprendizagem Autismo INTERDISCIPLINAR |
title_short |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
title_full |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
title_fullStr |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
title_full_unstemmed |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
title_sort |
Prática de gestão do conhecimento no contexto escolar e a educação especial do estudante com transtorno espectro autista |
author |
SILVA , Ivan Vieira da |
author_facet |
SILVA , Ivan Vieira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
URPIA , Arthur Gualberto Bacelar da Cruz FORNO, Letícia Fleig Dal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA , Ivan Vieira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Teorias de aprendizagem Autismo INTERDISCIPLINAR |
topic |
Gestão do conhecimento Teorias de aprendizagem Autismo INTERDISCIPLINAR |
description |
Nos últimos anos, houve um aumento do número de pesquisas publicadas que discutem sobre os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta literatura relata que o aluno com TEA enfrenta certas dificuldades, principalmente no que diz respeito à sua inclusão efetiva, o que contribuiria para um melhor desenvolvimento de suas capacidades. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa consiste em propor o uso de práticas de Gestão do Conhecimento no contexto escolar para contribuir no processo educacional do município de Toledo-PR, de modo a cooperar com o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Especial inclusos na Alfabetização e no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, a presente pesquisa, quanto aos procedimentos, se enquadra como um estudo de casos múltiplos, tendo como foco o professor regente que leciona para alunos Autistas da rede municipal de ensino do município de Toledo-PR. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados através de documentos oficiais do município e por meio de uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de estatística descritiva e da análise de conteúdo. Como resultados, observou-se que as escolas do município têm determinadas limitações pedagógicas, como também necessidades de materiais para se trabalhar com alunos especiais, sobretudo os com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Assim, a partir de tal constatação, este estudo sugeriu um modelo de Repositório Institucional (RI) que poderá ser adaptado ou constituído para o contexto da Educação Básica, especificamente, as escolas com alunos especiais, sobretudo os com TEA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-28 2021-03-30T14:29:16Z 2021-03-30T14:29:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/8961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Gestão do Conhecimento nas Organizações (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771953585848320 |