RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista, Fernanda Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Beletini, Lucimara Fátima, Marchioro, Ariella Andrade, Ariella Andrade, Ariella Andrade, Guilherme, Ana Lúcia Falavigna, Higa, Lourenço Tsunetomi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1735
Resumo: A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para mamíferos. Possui alta prevalência sorológica, podendo atingir mais de 60% da população mundial. A toxoplasmose congênita pode-se apresentar com formas graves e muitas sequelas, mesmo em crianças assintomáticas ao nascimento. O objetivo deste estudo foi descrever um caso de transmissão vertical de toxoplasmose atendido no Hospital Universitário Regional de Maringá, em 2016. A metodologia realizada foi de relato de caso clínico, a partir da pesquisa retrospectiva de registros em prontuário médico, associados com a descrição dos exames clínico e complementares. Conforme os registros, a primo-infecção foi no período gestacional, mais especificamente no primeiro trimestre, o que levou a grandes sequelas na criança. A mãe não realizou o pré-natal adequadamente e recusou a usar medicações durante a gestação para o tratamento da toxoplasmose. A criança nasceu prematura com complicações neurológicas e oculares. Assim ressaltamos a importância de seguir um pré-natal e que este seja de qualidade para todas as gestantes. O ambulatório de especialidades do Hospital Universitário Regional de Maringá é referência para este tipo de atendimento e acompanhamento para todos os municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, por isso, é de elevada importância que os profissionais de saúde possam integrar e agilizar os serviços prestados às gestantes, pois a detecção e diagnóstico precoce da doença podem ajudar no tratamento e diminuir sequelas ao feto.
id UNICESU -1_82254817e1cfc0f336b0fcb3c3fc83b0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1735
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDOGestantesPré-natalSoroconversãoSequelasA toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para mamíferos. Possui alta prevalência sorológica, podendo atingir mais de 60% da população mundial. A toxoplasmose congênita pode-se apresentar com formas graves e muitas sequelas, mesmo em crianças assintomáticas ao nascimento. O objetivo deste estudo foi descrever um caso de transmissão vertical de toxoplasmose atendido no Hospital Universitário Regional de Maringá, em 2016. A metodologia realizada foi de relato de caso clínico, a partir da pesquisa retrospectiva de registros em prontuário médico, associados com a descrição dos exames clínico e complementares. Conforme os registros, a primo-infecção foi no período gestacional, mais especificamente no primeiro trimestre, o que levou a grandes sequelas na criança. A mãe não realizou o pré-natal adequadamente e recusou a usar medicações durante a gestação para o tratamento da toxoplasmose. A criança nasceu prematura com complicações neurológicas e oculares. Assim ressaltamos a importância de seguir um pré-natal e que este seja de qualidade para todas as gestantes. O ambulatório de especialidades do Hospital Universitário Regional de Maringá é referência para este tipo de atendimento e acompanhamento para todos os municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, por isso, é de elevada importância que os profissionais de saúde possam integrar e agilizar os serviços prestados às gestantes, pois a detecção e diagnóstico precoce da doença podem ajudar no tratamento e diminuir sequelas ao feto.Unicesumar2019-08-16T17:50:10Z2019-08-16T17:50:10Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1735otherEvangelista, Fernanda FerreiraBeletini, Lucimara FátimaMarchioro, Ariella AndradeAriella Andrade, Ariella AndradeGuilherme, Ana Lúcia FalavignaHiga, Lourenço Tsunetomireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:50.089Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
title RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
spellingShingle RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
Evangelista, Fernanda Ferreira
Gestantes
Pré-natal
Soroconversão
Sequelas
title_short RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
title_full RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
title_fullStr RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
title_full_unstemmed RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
title_sort RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
author Evangelista, Fernanda Ferreira
author_facet Evangelista, Fernanda Ferreira
Beletini, Lucimara Fátima
Marchioro, Ariella Andrade
Ariella Andrade, Ariella Andrade
Guilherme, Ana Lúcia Falavigna
Higa, Lourenço Tsunetomi
author_role author
author2 Beletini, Lucimara Fátima
Marchioro, Ariella Andrade
Ariella Andrade, Ariella Andrade
Guilherme, Ana Lúcia Falavigna
Higa, Lourenço Tsunetomi
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista, Fernanda Ferreira
Beletini, Lucimara Fátima
Marchioro, Ariella Andrade
Ariella Andrade, Ariella Andrade
Guilherme, Ana Lúcia Falavigna
Higa, Lourenço Tsunetomi
dc.subject.por.fl_str_mv Gestantes
Pré-natal
Soroconversão
Sequelas
topic Gestantes
Pré-natal
Soroconversão
Sequelas
dc.description.none.fl_txt_mv A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para mamíferos. Possui alta prevalência sorológica, podendo atingir mais de 60% da população mundial. A toxoplasmose congênita pode-se apresentar com formas graves e muitas sequelas, mesmo em crianças assintomáticas ao nascimento. O objetivo deste estudo foi descrever um caso de transmissão vertical de toxoplasmose atendido no Hospital Universitário Regional de Maringá, em 2016. A metodologia realizada foi de relato de caso clínico, a partir da pesquisa retrospectiva de registros em prontuário médico, associados com a descrição dos exames clínico e complementares. Conforme os registros, a primo-infecção foi no período gestacional, mais especificamente no primeiro trimestre, o que levou a grandes sequelas na criança. A mãe não realizou o pré-natal adequadamente e recusou a usar medicações durante a gestação para o tratamento da toxoplasmose. A criança nasceu prematura com complicações neurológicas e oculares. Assim ressaltamos a importância de seguir um pré-natal e que este seja de qualidade para todas as gestantes. O ambulatório de especialidades do Hospital Universitário Regional de Maringá é referência para este tipo de atendimento e acompanhamento para todos os municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, por isso, é de elevada importância que os profissionais de saúde possam integrar e agilizar os serviços prestados às gestantes, pois a detecção e diagnóstico precoce da doença podem ajudar no tratamento e diminuir sequelas ao feto.
description A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para mamíferos. Possui alta prevalência sorológica, podendo atingir mais de 60% da população mundial. A toxoplasmose congênita pode-se apresentar com formas graves e muitas sequelas, mesmo em crianças assintomáticas ao nascimento. O objetivo deste estudo foi descrever um caso de transmissão vertical de toxoplasmose atendido no Hospital Universitário Regional de Maringá, em 2016. A metodologia realizada foi de relato de caso clínico, a partir da pesquisa retrospectiva de registros em prontuário médico, associados com a descrição dos exames clínico e complementares. Conforme os registros, a primo-infecção foi no período gestacional, mais especificamente no primeiro trimestre, o que levou a grandes sequelas na criança. A mãe não realizou o pré-natal adequadamente e recusou a usar medicações durante a gestação para o tratamento da toxoplasmose. A criança nasceu prematura com complicações neurológicas e oculares. Assim ressaltamos a importância de seguir um pré-natal e que este seja de qualidade para todas as gestantes. O ambulatório de especialidades do Hospital Universitário Regional de Maringá é referência para este tipo de atendimento e acompanhamento para todos os municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, por isso, é de elevada importância que os profissionais de saúde possam integrar e agilizar os serviços prestados às gestantes, pois a detecção e diagnóstico precoce da doença podem ajudar no tratamento e diminuir sequelas ao feto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T17:50:10Z
2019-08-16T17:50:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1735
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1735
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595433897984