SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão. |
id |
UNICESU -1_82ab01dd7999e8a1d547160ea482286d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1550 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃODeficientesBailarinosRepresentaçãoExclusãoPreconceitoEssa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão.Unicesumar2019-08-13T20:19:27Z2019-08-13T20:19:27Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550otherAlves, Suelen Priscila FerreiraRodrigues, Luziareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:47.21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
title |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
spellingShingle |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO Alves, Suelen Priscila Ferreira Deficientes Bailarinos Representação Exclusão Preconceito |
title_short |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
title_full |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
title_fullStr |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
title_sort |
SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO |
author |
Alves, Suelen Priscila Ferreira |
author_facet |
Alves, Suelen Priscila Ferreira Rodrigues, Luzia |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Luzia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Suelen Priscila Ferreira Rodrigues, Luzia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficientes Bailarinos Representação Exclusão Preconceito |
topic |
Deficientes Bailarinos Representação Exclusão Preconceito |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão. |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T20:19:27Z 2019-08-13T20:19:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948623647932416 |