SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Suelen Priscila Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Luzia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão.
id UNICESU -1_82ab01dd7999e8a1d547160ea482286d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1550
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃODeficientesBailarinosRepresentaçãoExclusãoPreconceitoEssa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão.Unicesumar2019-08-13T20:19:27Z2019-08-13T20:19:27Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550otherAlves, Suelen Priscila FerreiraRodrigues, Luziareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:47.21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
title SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
spellingShingle SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
Alves, Suelen Priscila Ferreira
Deficientes
Bailarinos
Representação
Exclusão
Preconceito
title_short SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
title_full SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
title_fullStr SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
title_full_unstemmed SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
title_sort SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
author Alves, Suelen Priscila Ferreira
author_facet Alves, Suelen Priscila Ferreira
Rodrigues, Luzia
author_role author
author2 Rodrigues, Luzia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Suelen Priscila Ferreira
Rodrigues, Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes
Bailarinos
Representação
Exclusão
Preconceito
topic Deficientes
Bailarinos
Representação
Exclusão
Preconceito
dc.description.none.fl_txt_mv Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão.
description Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:19:27Z
2019-08-13T20:19:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1550
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623647932416