A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Cláudio Ricardo Chaves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2571
Resumo: A literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança.
id UNICESU -1_82ded461d701141a497f15e228a19450
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2571
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇAAprendizagemDesenvolvimento da criançaEva FurnariLiteratura infantilA literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança.UniCesumar2019-11-06T20:51:41Z2019-11-06T20:51:41Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2571otherMORAES, Cláudio Ricardo ChavesMIRANDA, Ariane Camila Tagliacoloreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:15.233Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
title A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
spellingShingle A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
MORAES, Cláudio Ricardo Chaves
Aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Eva Furnari
Literatura infantil
title_short A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
title_full A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
title_fullStr A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
title_full_unstemmed A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
title_sort A LITERATURA INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA
author MORAES, Cláudio Ricardo Chaves
author_facet MORAES, Cláudio Ricardo Chaves
MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo
author_role author
author2 MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Cláudio Ricardo Chaves
MIRANDA, Ariane Camila Tagliacolo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Eva Furnari
Literatura infantil
topic Aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Eva Furnari
Literatura infantil
dc.description.none.fl_txt_mv A literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança.
description A literatura para crianças proporciona o hábito da leitura e o senso crítico e, nesse sentido, proporcionará aprendizagens no âmbito da alfabetização de crianças, desenvolvendo a sua imaginação, a criatividade, a inteligência, as emoções, as relações interpessoais e sociais, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos, informações e a interação entre elas. Trabalhar a literatura na educação básica disponibiliza elementos para a compreensão do mundo e de seu papel sobre ele proporcionando a possibilidade para que ela sonhe e viva a realidade por meio das histórias infantis. Assim sendo, considera-se relevante a contribuição da literatura infantil para a aprendizagem da criança, a qual, de modo geral irá trabalhar no setor cognitivo e afetivo da criança. Diante de tais argumentos questiona-se: Qual o papel da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança? Para que se possa chegar a uma resposta diante da problemática será realizado um levantamento bibliográfico de artigos e livros. O presente projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a contribuição da literatura para o desenvolvimento da criança. Esta pesquisa realizará uma investigação de caráter bibliográfico, a partir de material já elaborado, como livros e artigos, e buscará conhecer sobre a autora e ilustradora Eva Furnari, uma vez que essa autora possui obras com uma preocupação pedagógica e pelo seu trabalho ser considerado de qualidade pelos educadores, e em seguida será analisada uma obra específica dela. Não existe coleta de dados quantitativos e tratamento dos mesmos, pois o presente estudo faz apenas um levantamento da literatura, ou seja, é uma pesquisa exploratória. A pesquisa pretende abordar conceitos de literatura infantil e suas origens, a literatura infantil na escola, a contribuição no desenvolvimento cognitivo e afetivo na criança. Espera-se que estas informações tragam mais conhecimento científico para a área da Pedagogia, em relação à literatura infantil e ao desenvolvimento da criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T20:51:41Z
2019-11-06T20:51:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2571
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2571
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948631929585664