AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Gabriela Liberatti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BELOTO, Amanda Bespalhok
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9602
Resumo: Introdução: o ballet clássico é uma atividade com gasto energético intermitente. A postura do bailarino clássico comumente causa aumento da tensão abdominal, o que pode interferir na respiração. A mecânica da ventilação no ballet é um assunto pouco debatido na comunidade científica em relação a outros esportes. Metodologia: foram aceitos voluntários de ambos os sexos que realizassem semanalmente aulas de ballet no nível avançado nas academias de dança de Maringá (PR). Foi realizada a aplicação de questionários relativos à prática do ballet; outras atividades e características antropométricas e respiratórias individuais. Os testes aplicados foram: espirometria; cirtometria e, por fim, manovacuometria. Resultados: a amostra foi composta por 13 bailarinas. Os valores da espirometria encontram-se dentro dos parâmetros saudáveis; a cirtometria apresentou predomínio de respiração apical com foco no nível xifóide e baixa expansibilidade basal; por fim, a aferição das pressões respiratórias máximas apresentou valores inconclusivos, na Pimáx 50% dos valores estavam acima da média e os outros 50% dentro dos valores previstos. Já na Pemáx, 50% dos valores encontraram-se abaixo da média, com o restante dentro da normalidade. Considerações finais: os parâmetros utilizados na pesquisa para avaliar a capacidade respiratória das bailarinas indicaram um padrão. Todavia são necessários estudos padronizados e com maiores amostras para definir se esse padrão respiratório é válido para as bailarinas clássicas.
id UNICESU -1_83b91d5af99d8d40ad7e3ea3e91d856f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9602
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁTestes de função respiratóriaMúsculos respiratóriosTóraxBalletDançaIntrodução: o ballet clássico é uma atividade com gasto energético intermitente. A postura do bailarino clássico comumente causa aumento da tensão abdominal, o que pode interferir na respiração. A mecânica da ventilação no ballet é um assunto pouco debatido na comunidade científica em relação a outros esportes. Metodologia: foram aceitos voluntários de ambos os sexos que realizassem semanalmente aulas de ballet no nível avançado nas academias de dança de Maringá (PR). Foi realizada a aplicação de questionários relativos à prática do ballet; outras atividades e características antropométricas e respiratórias individuais. Os testes aplicados foram: espirometria; cirtometria e, por fim, manovacuometria. Resultados: a amostra foi composta por 13 bailarinas. Os valores da espirometria encontram-se dentro dos parâmetros saudáveis; a cirtometria apresentou predomínio de respiração apical com foco no nível xifóide e baixa expansibilidade basal; por fim, a aferição das pressões respiratórias máximas apresentou valores inconclusivos, na Pimáx 50% dos valores estavam acima da média e os outros 50% dentro dos valores previstos. Já na Pemáx, 50% dos valores encontraram-se abaixo da média, com o restante dentro da normalidade. Considerações finais: os parâmetros utilizados na pesquisa para avaliar a capacidade respiratória das bailarinas indicaram um padrão. Todavia são necessários estudos padronizados e com maiores amostras para definir se esse padrão respiratório é válido para as bailarinas clássicas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T14:09:22Z2022-04-13T14:09:22Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9602porEncontro Internacional de Produção CientíficaBARROS, Gabriela LiberattiBELOTO, Amanda Bespalhokinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-14T06:01:32ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
title AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
spellingShingle AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
BARROS, Gabriela Liberatti
Testes de função respiratória
Músculos respiratórios
Tórax
Ballet
Dança
title_short AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
title_full AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
title_fullStr AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
title_sort AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE BAILARINAS DE MARINGÁ
author BARROS, Gabriela Liberatti
author_facet BARROS, Gabriela Liberatti
BELOTO, Amanda Bespalhok
author_role author
author2 BELOTO, Amanda Bespalhok
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, Gabriela Liberatti
BELOTO, Amanda Bespalhok
dc.subject.por.fl_str_mv Testes de função respiratória
Músculos respiratórios
Tórax
Ballet
Dança
topic Testes de função respiratória
Músculos respiratórios
Tórax
Ballet
Dança
description Introdução: o ballet clássico é uma atividade com gasto energético intermitente. A postura do bailarino clássico comumente causa aumento da tensão abdominal, o que pode interferir na respiração. A mecânica da ventilação no ballet é um assunto pouco debatido na comunidade científica em relação a outros esportes. Metodologia: foram aceitos voluntários de ambos os sexos que realizassem semanalmente aulas de ballet no nível avançado nas academias de dança de Maringá (PR). Foi realizada a aplicação de questionários relativos à prática do ballet; outras atividades e características antropométricas e respiratórias individuais. Os testes aplicados foram: espirometria; cirtometria e, por fim, manovacuometria. Resultados: a amostra foi composta por 13 bailarinas. Os valores da espirometria encontram-se dentro dos parâmetros saudáveis; a cirtometria apresentou predomínio de respiração apical com foco no nível xifóide e baixa expansibilidade basal; por fim, a aferição das pressões respiratórias máximas apresentou valores inconclusivos, na Pimáx 50% dos valores estavam acima da média e os outros 50% dentro dos valores previstos. Já na Pemáx, 50% dos valores encontraram-se abaixo da média, com o restante dentro da normalidade. Considerações finais: os parâmetros utilizados na pesquisa para avaliar a capacidade respiratória das bailarinas indicaram um padrão. Todavia são necessários estudos padronizados e com maiores amostras para definir se esse padrão respiratório é válido para as bailarinas clássicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-13T14:09:22Z
2022-04-13T14:09:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9602
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964580167680