IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1838 |
Resumo: | Frente às constantes mudanças na educação do ensino superior, destaca-se a importância da implantação de novos métodos de ensino-aprendizagem, como a simulação nas habilidades de urgência e emergência. O objetivo desse estudo foi buscar na literatura estudos que evidenciam a importância da simulação realística para o ensino de urgência e emergência. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: ''Simulação'' and ''Educação em Saúde'' and “Atendimento de Urgência” or “Atendimento de Emergência”. Os artigos foram selecionados pelo ano de publicação (2012-2017) e idioma (português). Foram encontrados 463 (56,25%) resultados no Scielo; 161 (19,56%) no Lilacs; e 199 (24,17%) no Google acadêmico, após seleção dos estudos, compuseram a amostra um total de 8 artigos. Os artigos evidenciaram que a simulação permite ao estudante um aprimoramento que pratique sua atuação previamente, podendo cometer erros em ambientes simulados e, por meio do debriefing, reformular sua conduta com êxito. A experiência da simulação promove aumento da confiança e maior engajamento do acadêmico em relação à sua conduta, decorrente da vivência de diversas situações em um cenário previamente programado. Embora o uso da simulação seja muito relevante nos cursos da área da saúde, existe um maior número de estudos que relacionam a simulação realística em urgência e emergência na área médica. Portanto, novos estudos precisam ser realizados para se obter uma amostra significativa quanto ao impacto desta metodologia no aprendizado dos estudantes. |
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