APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERGAMASCO, Flávia Caroline
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: REIS, Marcela Funaki dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2987
Resumo: O Mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda episódica de memória e o seu tratamento é possível apenas utilizando a terapia gênica. Para verificar os avanços no tratamento para esta doença este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre o uso da técnica de terapia gênica por silenciamento gênico via RNA de interferência sobre os genes que atuam na patogênese do Mal de Alzheimer. A doença tem origem genética e neste caso não há cura ficando os tratamentos convencionados limitados a manutenção da qualidade de vida. Foi verificado que o método capaz de verdadeiramente curar a doença pode ser a terapia gênica por sileciamento dos genes implicados no Mal de Alzheimer via RNA de interferente. O mecanismo empregado pelo RNA Interferente (RNAi) é de silenciamento pós- transcricional, ou seja, o gene será transcrito normalmente, porém não conseguirá ser traduzido, pois antes o RNA mensageiro (RNAm) sofrerá clivagem pela enzima argonauta complexada, o que conduz a não expressão das proteínas responsáveis pela formação da placa amiloide. Neste sentido é possível que esta tecnologia possa ser aplicada para o tratamento de portadores do Mal de Alzheimer impedindo a manifestação precoce dos sintomas.
id UNICESU -1_847078bf05e3a9e9019d55921ea927b0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2987
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.Doença neurodegenerativaMal de alzheimerRNA InterferenteTerapia gênicaO Mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda episódica de memória e o seu tratamento é possível apenas utilizando a terapia gênica. Para verificar os avanços no tratamento para esta doença este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre o uso da técnica de terapia gênica por silenciamento gênico via RNA de interferência sobre os genes que atuam na patogênese do Mal de Alzheimer. A doença tem origem genética e neste caso não há cura ficando os tratamentos convencionados limitados a manutenção da qualidade de vida. Foi verificado que o método capaz de verdadeiramente curar a doença pode ser a terapia gênica por sileciamento dos genes implicados no Mal de Alzheimer via RNA de interferente. O mecanismo empregado pelo RNA Interferente (RNAi) é de silenciamento pós- transcricional, ou seja, o gene será transcrito normalmente, porém não conseguirá ser traduzido, pois antes o RNA mensageiro (RNAm) sofrerá clivagem pela enzima argonauta complexada, o que conduz a não expressão das proteínas responsáveis pela formação da placa amiloide. Neste sentido é possível que esta tecnologia possa ser aplicada para o tratamento de portadores do Mal de Alzheimer impedindo a manifestação precoce dos sintomas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-22T18:35:41Z2019-11-22T18:35:41Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2987porBERGAMASCO, Flávia CarolineREIS, Marcela Funaki dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:53:07ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
title APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
spellingShingle APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
BERGAMASCO, Flávia Caroline
Doença neurodegenerativa
Mal de alzheimer
RNA Interferente
Terapia gênica
title_short APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
title_full APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
title_fullStr APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
title_sort APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
author BERGAMASCO, Flávia Caroline
author_facet BERGAMASCO, Flávia Caroline
REIS, Marcela Funaki dos
author_role author
author2 REIS, Marcela Funaki dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERGAMASCO, Flávia Caroline
REIS, Marcela Funaki dos
dc.subject.por.fl_str_mv Doença neurodegenerativa
Mal de alzheimer
RNA Interferente
Terapia gênica
topic Doença neurodegenerativa
Mal de alzheimer
RNA Interferente
Terapia gênica
description O Mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda episódica de memória e o seu tratamento é possível apenas utilizando a terapia gênica. Para verificar os avanços no tratamento para esta doença este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre o uso da técnica de terapia gênica por silenciamento gênico via RNA de interferência sobre os genes que atuam na patogênese do Mal de Alzheimer. A doença tem origem genética e neste caso não há cura ficando os tratamentos convencionados limitados a manutenção da qualidade de vida. Foi verificado que o método capaz de verdadeiramente curar a doença pode ser a terapia gênica por sileciamento dos genes implicados no Mal de Alzheimer via RNA de interferente. O mecanismo empregado pelo RNA Interferente (RNAi) é de silenciamento pós- transcricional, ou seja, o gene será transcrito normalmente, porém não conseguirá ser traduzido, pois antes o RNA mensageiro (RNAm) sofrerá clivagem pela enzima argonauta complexada, o que conduz a não expressão das proteínas responsáveis pela formação da placa amiloide. Neste sentido é possível que esta tecnologia possa ser aplicada para o tratamento de portadores do Mal de Alzheimer impedindo a manifestação precoce dos sintomas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-22T18:35:41Z
2019-11-22T18:35:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2987
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771938126692352