PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOBRINHO, Vitória de Melo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3798
Resumo: Assim como cada aluno tem o seu ritmo e também a sua maneira específica de assimilar determinados conteúdos, cada professor apresenta metodologias específicas de “transmissão” desses conteúdos. Especificidades essas que, dependendo das disciplinas, tornam-se ainda mais fortes e características. Porém, independente dessas particularidades, existem estudos comprovando que a utilização de diferentes metodologias pode contribuir não só para uma maior assimilação dos conteúdos, mas também para a motivação dos alunos quando dessa “transmissão”, garantindo uma maior participação destes nas aulas e, consequentemente, melhores resultados quando do final do período letivo. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste em relação aos métodos de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, a pesquisa buscou, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, identificar os métodos de ensino utilizados pelos docentes, na percepção dos alunos, assim como identificar, ainda junto aos alunos, os métodos que mais promovem motivação. Percebeu-se que a utilização de slides é um método bastante utilizado pelos docentes. Porém, este método não é, aparentemente, o mais atraente para os alunos, que preferem a utilização de aulas mais dinâmicas, que fujam do, digamos, método tradicional. Vale ressaltar que a pesquisa apresenta impacto social, considerando que as suas contribuições podem ser pensadas nas óticas educacional e motivacional.
id UNICESU -1_861bdb922c8e71409043448ebf9790ff
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3798
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTESMetodologiasMotivaçãoSatisfaçãoAssim como cada aluno tem o seu ritmo e também a sua maneira específica de assimilar determinados conteúdos, cada professor apresenta metodologias específicas de “transmissão” desses conteúdos. Especificidades essas que, dependendo das disciplinas, tornam-se ainda mais fortes e características. Porém, independente dessas particularidades, existem estudos comprovando que a utilização de diferentes metodologias pode contribuir não só para uma maior assimilação dos conteúdos, mas também para a motivação dos alunos quando dessa “transmissão”, garantindo uma maior participação destes nas aulas e, consequentemente, melhores resultados quando do final do período letivo. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste em relação aos métodos de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, a pesquisa buscou, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, identificar os métodos de ensino utilizados pelos docentes, na percepção dos alunos, assim como identificar, ainda junto aos alunos, os métodos que mais promovem motivação. Percebeu-se que a utilização de slides é um método bastante utilizado pelos docentes. Porém, este método não é, aparentemente, o mais atraente para os alunos, que preferem a utilização de aulas mais dinâmicas, que fujam do, digamos, método tradicional. Vale ressaltar que a pesquisa apresenta impacto social, considerando que as suas contribuições podem ser pensadas nas óticas educacional e motivacional.UniCesumar2020-01-06T12:44:46Z2020-01-06T12:44:46Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3798otherSOBRINHO, Vitória de MeloOLIVEIRA, Hudson do Vale dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:33.161Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
title PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
SOBRINHO, Vitória de Melo
Metodologias
Motivação
Satisfação
title_short PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
title_full PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
title_sort PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CBVZO EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS DOCENTES
author SOBRINHO, Vitória de Melo
author_facet SOBRINHO, Vitória de Melo
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Hudson do Vale de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOBRINHO, Vitória de Melo
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias
Motivação
Satisfação
topic Metodologias
Motivação
Satisfação
dc.description.none.fl_txt_mv Assim como cada aluno tem o seu ritmo e também a sua maneira específica de assimilar determinados conteúdos, cada professor apresenta metodologias específicas de “transmissão” desses conteúdos. Especificidades essas que, dependendo das disciplinas, tornam-se ainda mais fortes e características. Porém, independente dessas particularidades, existem estudos comprovando que a utilização de diferentes metodologias pode contribuir não só para uma maior assimilação dos conteúdos, mas também para a motivação dos alunos quando dessa “transmissão”, garantindo uma maior participação destes nas aulas e, consequentemente, melhores resultados quando do final do período letivo. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste em relação aos métodos de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, a pesquisa buscou, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, identificar os métodos de ensino utilizados pelos docentes, na percepção dos alunos, assim como identificar, ainda junto aos alunos, os métodos que mais promovem motivação. Percebeu-se que a utilização de slides é um método bastante utilizado pelos docentes. Porém, este método não é, aparentemente, o mais atraente para os alunos, que preferem a utilização de aulas mais dinâmicas, que fujam do, digamos, método tradicional. Vale ressaltar que a pesquisa apresenta impacto social, considerando que as suas contribuições podem ser pensadas nas óticas educacional e motivacional.
description Assim como cada aluno tem o seu ritmo e também a sua maneira específica de assimilar determinados conteúdos, cada professor apresenta metodologias específicas de “transmissão” desses conteúdos. Especificidades essas que, dependendo das disciplinas, tornam-se ainda mais fortes e características. Porém, independente dessas particularidades, existem estudos comprovando que a utilização de diferentes metodologias pode contribuir não só para uma maior assimilação dos conteúdos, mas também para a motivação dos alunos quando dessa “transmissão”, garantindo uma maior participação destes nas aulas e, consequentemente, melhores resultados quando do final do período letivo. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste em relação aos métodos de ensino aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, a pesquisa buscou, por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, identificar os métodos de ensino utilizados pelos docentes, na percepção dos alunos, assim como identificar, ainda junto aos alunos, os métodos que mais promovem motivação. Percebeu-se que a utilização de slides é um método bastante utilizado pelos docentes. Porém, este método não é, aparentemente, o mais atraente para os alunos, que preferem a utilização de aulas mais dinâmicas, que fujam do, digamos, método tradicional. Vale ressaltar que a pesquisa apresenta impacto social, considerando que as suas contribuições podem ser pensadas nas óticas educacional e motivacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-06T12:44:46Z
2020-01-06T12:44:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3798
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3798
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948587965939712