PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Anderson Grüdtner
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: LAZILHA, Fabrício Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6975
Resumo: Uma das maiores preocupações dos professores na área de programação em computação é a busca por métodos de educação mais eficientes, pois a cada dia surgem novas tecnologias, obrigando os profissionais e alunos a estarem constantemente se atualizando. O sucesso deste acompanhamento depende muito do embasamento teórico que cada um possui, visto que o fato de se possuir uma base teórica sólida e um bom conhecimento em algoritmos torna menos complexa a tarefa de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias. Notada então a dificuldade enfrentada pelos alunos na compreensão do funcionamento das estruturas que compõem os algoritmos (requisito básico em programação) e a falta de ferramentas com tal propósito, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que auxilie no aprendizado de algoritmos. Dessa forma, pretende-se que a ferramenta proposta facilite a construção e o teste de algoritmos independente de linguagem de programação, auxiliando na visualização e compreensão do processo envolvido em um algoritmo. Para isso, foram pesquisadas e estudadas as funcionalidades e recursos de algumas ferramentas existentes, possibilitando assim a definição dos recursos e funcionalidades presentes na ferramenta proposta por este trabalho. O estudo destas ferramentas foi realizado listando-se as principais características, recursos e funções das ferramentas selecionadas, servindo como base de comparação entre as mesmas e de definição das funcionalidades e recursos básicos desejáveis em uma ferramenta de ensino de algoritmos. Foram identificados como requisitos: a definição de uma pseudolinguagem em português, com uma sintaxe simples, mas que inclua as principais estruturas de um algoritmo; um editor de código sensível à sintaxe; a verificação de erros no algoritmo com mensagens; a interpretação dos comandos em seqüência, passo a passo, direta, com timer e pontos de parada na interpretação; “teste de mesa”; simulação de tela; tradução do algoritmo para uma linguagem de programação; auto-digitação e verificação de variáveis declaradas, mas não utilizadas. Atualmente, a pesquisa encontra-se em um estágio onde as ferramentas selecionadas já foram analisadas e os requisitos necessários para a implementação da ferramenta proposta já foram identificados. Já foram implementados o editor de algoritmos, a verificação de erros com mensagens, a interpretação dos comandos em seqüência, passo a passo, direta e com timer, “teste de mesa” e simulação de tela. Restam ainda a implementação das seguintes funcionalidades: pontos de parada na interpretação, tradução do algoritmo para uma linguagem de programação, auto-digitação e a verificação de variáveis declaradas, mas não utilizadas.
id UNICESU -1_86be4e4cc687bd8007c62120fda7c07d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6975
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOSAlgoritmoInterpretadorTradutorUma das maiores preocupações dos professores na área de programação em computação é a busca por métodos de educação mais eficientes, pois a cada dia surgem novas tecnologias, obrigando os profissionais e alunos a estarem constantemente se atualizando. O sucesso deste acompanhamento depende muito do embasamento teórico que cada um possui, visto que o fato de se possuir uma base teórica sólida e um bom conhecimento em algoritmos torna menos complexa a tarefa de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias. Notada então a dificuldade enfrentada pelos alunos na compreensão do funcionamento das estruturas que compõem os algoritmos (requisito básico em programação) e a falta de ferramentas com tal propósito, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que auxilie no aprendizado de algoritmos. Dessa forma, pretende-se que a ferramenta proposta facilite a construção e o teste de algoritmos independente de linguagem de programação, auxiliando na visualização e compreensão do processo envolvido em um algoritmo. Para isso, foram pesquisadas e estudadas as funcionalidades e recursos de algumas ferramentas existentes, possibilitando assim a definição dos recursos e funcionalidades presentes na ferramenta proposta por este trabalho. O estudo destas ferramentas foi realizado listando-se as principais características, recursos e funções das ferramentas selecionadas, servindo como base de comparação entre as mesmas e de definição das funcionalidades e recursos básicos desejáveis em uma ferramenta de ensino de algoritmos. Foram identificados como requisitos: a definição de uma pseudolinguagem em português, com uma sintaxe simples, mas que inclua as principais estruturas de um algoritmo; um editor de código sensível à sintaxe; a verificação de erros no algoritmo com mensagens; a interpretação dos comandos em seqüência, passo a passo, direta, com timer e pontos de parada na interpretação; “teste de mesa”; simulação de tela; tradução do algoritmo para uma linguagem de programação; auto-digitação e verificação de variáveis declaradas, mas não utilizadas. Atualmente, a pesquisa encontra-se em um estágio onde as ferramentas selecionadas já foram analisadas e os requisitos necessários para a implementação da ferramenta proposta já foram identificados. Já foram implementados o editor de algoritmos, a verificação de erros com mensagens, a interpretação dos comandos em seqüência, passo a passo, direta e com timer, “teste de mesa” e simulação de tela. Restam ainda a implementação das seguintes funcionalidades: pontos de parada na interpretação, tradução do algoritmo para uma linguagem de programação, auto-digitação e a verificação de variáveis declaradas, mas não utilizadas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T11:22:10Z2005-10-192021-02-01T11:22:10Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6975porMARTINS, Anderson GrüdtnerLAZILHA, Fabrício Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-02T06:01:40ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
title PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
spellingShingle PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
MARTINS, Anderson Grüdtner
Algoritmo
Interpretador
Tradutor
title_short PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
title_full PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
title_fullStr PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
title_full_unstemmed PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
title_sort PROPOSTA DE UM SOFTWARE DE APOIO AO APRENDIZADO DE ALGORITMOS
author MARTINS, Anderson Grüdtner
author_facet MARTINS, Anderson Grüdtner
LAZILHA, Fabrício Ricardo
author_role author
author2 LAZILHA, Fabrício Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Anderson Grüdtner
LAZILHA, Fabrício Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmo
Interpretador
Tradutor
topic Algoritmo
Interpretador
Tradutor
description Uma das maiores preocupações dos professores na área de programação em computação é a busca por métodos de educação mais eficientes, pois a cada dia surgem novas tecnologias, obrigando os profissionais e alunos a estarem constantemente se atualizando. O sucesso deste acompanhamento depende muito do embasamento teórico que cada um possui, visto que o fato de se possuir uma base teórica sólida e um bom conhecimento em algoritmos torna menos complexa a tarefa de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias. Notada então a dificuldade enfrentada pelos alunos na compreensão do funcionamento das estruturas que compõem os algoritmos (requisito básico em programação) e a falta de ferramentas com tal propósito, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que auxilie no aprendizado de algoritmos. Dessa forma, pretende-se que a ferramenta proposta facilite a construção e o teste de algoritmos independente de linguagem de programação, auxiliando na visualização e compreensão do processo envolvido em um algoritmo. Para isso, foram pesquisadas e estudadas as funcionalidades e recursos de algumas ferramentas existentes, possibilitando assim a definição dos recursos e funcionalidades presentes na ferramenta proposta por este trabalho. O estudo destas ferramentas foi realizado listando-se as principais características, recursos e funções das ferramentas selecionadas, servindo como base de comparação entre as mesmas e de definição das funcionalidades e recursos básicos desejáveis em uma ferramenta de ensino de algoritmos. Foram identificados como requisitos: a definição de uma pseudolinguagem em português, com uma sintaxe simples, mas que inclua as principais estruturas de um algoritmo; um editor de código sensível à sintaxe; a verificação de erros no algoritmo com mensagens; a interpretação dos comandos em seqüência, passo a passo, direta, com timer e pontos de parada na interpretação; “teste de mesa”; simulação de tela; tradução do algoritmo para uma linguagem de programação; auto-digitação e verificação de variáveis declaradas, mas não utilizadas. Atualmente, a pesquisa encontra-se em um estágio onde as ferramentas selecionadas já foram analisadas e os requisitos necessários para a implementação da ferramenta proposta já foram identificados. Já foram implementados o editor de algoritmos, a verificação de erros com mensagens, a interpretação dos comandos em seqüência, passo a passo, direta e com timer, “teste de mesa” e simulação de tela. Restam ainda a implementação das seguintes funcionalidades: pontos de parada na interpretação, tradução do algoritmo para uma linguagem de programação, auto-digitação e a verificação de variáveis declaradas, mas não utilizadas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T11:22:10Z
2021-02-01T11:22:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6975
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953643520000