AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREAN, Caroline Maressa Alves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: OLIVEIRA, Francis Farias de, GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5604
Resumo: A Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, resultando em um atraso no desenvolvimento nas funções motoras e mentais. As principais dificuldades motoras encontradas em crianças com Síndrome de Down são: sugar, deglutir, mastigar, controlar os movimentos dos lábios e língua. A amamentação é a via mais eficiente para o desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, pois ajuda no desenvolvimento dos reflexos e dos músculos responsáveis pela sucção e deglutição, sendo geralmente esses obstáculos superados com orientação especial da equipe médica, pois muitas mães deixam de amamentar devido à falta de orientação profissional. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o tipo de orientação fornecida às mães de bebês com Síndrome de Down, em relação à amamentação, pois o leite materno é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê e em especial para o bebê com Síndrome de Down, devido à hipotonia muscular, baixa imunidade e freqüentes infecções respiratórias, além do vínculo mãe/bebê. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, seu significado, seus anseios, suas dificuldades ou facilidades. Algumas mães de bebê com Síndrome de Down deixam de amamentar ao seio seus filhos devido a algumas dificuldades encontradas por falta de orientações profissionais, e assim, para facilitar utilizam amamentação artificial (mamadeira).
id UNICESU -1_884d733fd09a3767fbd800d9b1d73758
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5604
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWMAmamentaçãoSíndrome de DownOrientaçãoA Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, resultando em um atraso no desenvolvimento nas funções motoras e mentais. As principais dificuldades motoras encontradas em crianças com Síndrome de Down são: sugar, deglutir, mastigar, controlar os movimentos dos lábios e língua. A amamentação é a via mais eficiente para o desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, pois ajuda no desenvolvimento dos reflexos e dos músculos responsáveis pela sucção e deglutição, sendo geralmente esses obstáculos superados com orientação especial da equipe médica, pois muitas mães deixam de amamentar devido à falta de orientação profissional. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o tipo de orientação fornecida às mães de bebês com Síndrome de Down, em relação à amamentação, pois o leite materno é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê e em especial para o bebê com Síndrome de Down, devido à hipotonia muscular, baixa imunidade e freqüentes infecções respiratórias, além do vínculo mãe/bebê. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, seu significado, seus anseios, suas dificuldades ou facilidades. Algumas mães de bebê com Síndrome de Down deixam de amamentar ao seio seus filhos devido a algumas dificuldades encontradas por falta de orientações profissionais, e assim, para facilitar utilizam amamentação artificial (mamadeira).UniCesumar2020-04-14T16:14:43Z2020-04-14T16:14:43Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5604otherANDREAN, Caroline Maressa AlvesOLIVEIRA, Francis Farias deGHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:15.218Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
title AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
spellingShingle AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
ANDREAN, Caroline Maressa Alves
Amamentação
Síndrome de Down
Orientação
title_short AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
title_full AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
title_fullStr AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
title_full_unstemmed AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
title_sort AMAMENTAÇÃO NATURAL X ARTIFICIAL: ORIENTAÇÕES DADAS ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWM
author ANDREAN, Caroline Maressa Alves
author_facet ANDREAN, Caroline Maressa Alves
OLIVEIRA, Francis Farias de
GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida
author_role author
author2 OLIVEIRA, Francis Farias de
GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREAN, Caroline Maressa Alves
OLIVEIRA, Francis Farias de
GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Amamentação
Síndrome de Down
Orientação
topic Amamentação
Síndrome de Down
Orientação
dc.description.none.fl_txt_mv A Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, resultando em um atraso no desenvolvimento nas funções motoras e mentais. As principais dificuldades motoras encontradas em crianças com Síndrome de Down são: sugar, deglutir, mastigar, controlar os movimentos dos lábios e língua. A amamentação é a via mais eficiente para o desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, pois ajuda no desenvolvimento dos reflexos e dos músculos responsáveis pela sucção e deglutição, sendo geralmente esses obstáculos superados com orientação especial da equipe médica, pois muitas mães deixam de amamentar devido à falta de orientação profissional. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o tipo de orientação fornecida às mães de bebês com Síndrome de Down, em relação à amamentação, pois o leite materno é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê e em especial para o bebê com Síndrome de Down, devido à hipotonia muscular, baixa imunidade e freqüentes infecções respiratórias, além do vínculo mãe/bebê. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, seu significado, seus anseios, suas dificuldades ou facilidades. Algumas mães de bebê com Síndrome de Down deixam de amamentar ao seio seus filhos devido a algumas dificuldades encontradas por falta de orientações profissionais, e assim, para facilitar utilizam amamentação artificial (mamadeira).
description A Síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21, resultando em um atraso no desenvolvimento nas funções motoras e mentais. As principais dificuldades motoras encontradas em crianças com Síndrome de Down são: sugar, deglutir, mastigar, controlar os movimentos dos lábios e língua. A amamentação é a via mais eficiente para o desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, pois ajuda no desenvolvimento dos reflexos e dos músculos responsáveis pela sucção e deglutição, sendo geralmente esses obstáculos superados com orientação especial da equipe médica, pois muitas mães deixam de amamentar devido à falta de orientação profissional. O objetivo desta pesquisa é caracterizar o tipo de orientação fornecida às mães de bebês com Síndrome de Down, em relação à amamentação, pois o leite materno é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê e em especial para o bebê com Síndrome de Down, devido à hipotonia muscular, baixa imunidade e freqüentes infecções respiratórias, além do vínculo mãe/bebê. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, seu significado, seus anseios, suas dificuldades ou facilidades. Algumas mães de bebê com Síndrome de Down deixam de amamentar ao seio seus filhos devido a algumas dificuldades encontradas por falta de orientações profissionais, e assim, para facilitar utilizam amamentação artificial (mamadeira).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-14T16:14:43Z
2020-04-14T16:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5604
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5604
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601500958720