A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Suelen Loraine Aguilar
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6215
Resumo: A partir da classificação do colunismo como gênero jornalístico brasileiro, a pesquisa busca investigar a coluna social como discurso e compreender o social possível nessa e a partir dessa construção jornalística. Também, entendê-la no jornalismo impresso em meio a outros gêneros com os quais se relaciona. Assim, o trabalho tem como objetivo observar esse espaço, analisando de que forma o jornalismo produz ou reproduz sentidos de social para a sociedade capitalista, influenciando atitudes, pensamentos e comportamentos na sociedade. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux (1938-1983). O objeto de estudo é, desta forma, o discurso produzido por tal gênero jornalístico, tendo como material analítico as colunas sociais publicadas pela Folha de S. Paulo, especificamente da colunista Mônica Bergamo, e as colunas do veículo impresso O Diário do Norte do Paraná, sendo das colunistas Rosi Ortega e Lucienne Silva. Desse modo, os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa envolvem a seleção e análise discursiva de colunas sociais dos dois jornais impressos. A partir do estudo das colunas sociais entende-se que o colunismo brasileiro está se (re)configurando e criando uma identidade, pois possui uma forte relação de força, principalmente mercadológica e política, que influenciam seus discursos resultando em variedades de assuntos. Assim, as colunas já não possuem o sentido de social da alta sociedade brasileira, e sim de variedades para a sociedade em geral.
id UNICESU -1_887ee9311b6b7ebf2e41fb567ede31ee
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6215
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIROAnálise de discursoColuna socialJornalismo.A partir da classificação do colunismo como gênero jornalístico brasileiro, a pesquisa busca investigar a coluna social como discurso e compreender o social possível nessa e a partir dessa construção jornalística. Também, entendê-la no jornalismo impresso em meio a outros gêneros com os quais se relaciona. Assim, o trabalho tem como objetivo observar esse espaço, analisando de que forma o jornalismo produz ou reproduz sentidos de social para a sociedade capitalista, influenciando atitudes, pensamentos e comportamentos na sociedade. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux (1938-1983). O objeto de estudo é, desta forma, o discurso produzido por tal gênero jornalístico, tendo como material analítico as colunas sociais publicadas pela Folha de S. Paulo, especificamente da colunista Mônica Bergamo, e as colunas do veículo impresso O Diário do Norte do Paraná, sendo das colunistas Rosi Ortega e Lucienne Silva. Desse modo, os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa envolvem a seleção e análise discursiva de colunas sociais dos dois jornais impressos. A partir do estudo das colunas sociais entende-se que o colunismo brasileiro está se (re)configurando e criando uma identidade, pois possui uma forte relação de força, principalmente mercadológica e política, que influenciam seus discursos resultando em variedades de assuntos. Assim, as colunas já não possuem o sentido de social da alta sociedade brasileira, e sim de variedades para a sociedade em geral.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T11:08:13Z2020-10-06T11:08:13Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6215porALBUQUERQUE, Suelen Loraine AguilarPIMENTEL, Renata Marcelle Larainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:01:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
title A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
spellingShingle A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
ALBUQUERQUE, Suelen Loraine Aguilar
Análise de discurso
Coluna social
Jornalismo
.
title_short A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
title_full A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
title_fullStr A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
title_full_unstemmed A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
title_sort A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
author ALBUQUERQUE, Suelen Loraine Aguilar
author_facet ALBUQUERQUE, Suelen Loraine Aguilar
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author_role author
author2 PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Suelen Loraine Aguilar
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso
Coluna social
Jornalismo
.
topic Análise de discurso
Coluna social
Jornalismo
.
description A partir da classificação do colunismo como gênero jornalístico brasileiro, a pesquisa busca investigar a coluna social como discurso e compreender o social possível nessa e a partir dessa construção jornalística. Também, entendê-la no jornalismo impresso em meio a outros gêneros com os quais se relaciona. Assim, o trabalho tem como objetivo observar esse espaço, analisando de que forma o jornalismo produz ou reproduz sentidos de social para a sociedade capitalista, influenciando atitudes, pensamentos e comportamentos na sociedade. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux (1938-1983). O objeto de estudo é, desta forma, o discurso produzido por tal gênero jornalístico, tendo como material analítico as colunas sociais publicadas pela Folha de S. Paulo, especificamente da colunista Mônica Bergamo, e as colunas do veículo impresso O Diário do Norte do Paraná, sendo das colunistas Rosi Ortega e Lucienne Silva. Desse modo, os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa envolvem a seleção e análise discursiva de colunas sociais dos dois jornais impressos. A partir do estudo das colunas sociais entende-se que o colunismo brasileiro está se (re)configurando e criando uma identidade, pois possui uma forte relação de força, principalmente mercadológica e política, que influenciam seus discursos resultando em variedades de assuntos. Assim, as colunas já não possuem o sentido de social da alta sociedade brasileira, e sim de variedades para a sociedade em geral.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T11:08:13Z
2020-10-06T11:08:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6215
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966759108608