REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA

Bibliographic Details
Main Author: MARTINS, Pedro Henrique Bruno
Publication Date: 2015
Other Authors: MENDES, César Miranda, OLIVEIRA, Tânia Peres de
Format: Article
Source: Repositório Digital Unicesumar
Download full: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2508
Summary: O lazer na modernidade ocupa lugar de destaque tanto nos estudos acadêmicos quanto na gestão pública das cidades. A industrialização e as horas controladas de trabalha, possibilita que o sujeito tenha horas disponíveis destinada entre outras atividades a prática do lazer, ou seja, realização de práticas que lhe dão prazer. Neste sentido, cabe ao Estado zelar pelo bem-estar da população fornecendo espaços do quais os sujeitos possam se apropriar de forma gratuita para o exercício do lazer, assim sendo, é dever do Estado propiciar os espaços públicos para socialização. A discussão sobre os espaços públicos se apresenta de forma transversal nas ciências ocupando grande discussão entre sociólogos, geógrafos e urbanistas. A complexidade que envolve o conceito é entendida quando se nota as diversas possibilidades de abordagens quanto ao seu teor político, social e também, quanto às condições de acessibilidade. Interessa-nos neste trabalho, apresentar algumas abordagens relacionadas aos conceitos de espaço público e de lazer na visão de alguns autores. Como metodologia foi utilizada neste estudo o levantamento bibliográfico por meio de artigos, teses e livros com base em diversos autores que abordam a temática. Procuramos aqui problematizar o debate sobre os conceitos a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.
id UNICESU -1_8929aa57fd4d33e9e8248f06924b6864
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2508
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEACidadeEspaço públicoLazerO lazer na modernidade ocupa lugar de destaque tanto nos estudos acadêmicos quanto na gestão pública das cidades. A industrialização e as horas controladas de trabalha, possibilita que o sujeito tenha horas disponíveis destinada entre outras atividades a prática do lazer, ou seja, realização de práticas que lhe dão prazer. Neste sentido, cabe ao Estado zelar pelo bem-estar da população fornecendo espaços do quais os sujeitos possam se apropriar de forma gratuita para o exercício do lazer, assim sendo, é dever do Estado propiciar os espaços públicos para socialização. A discussão sobre os espaços públicos se apresenta de forma transversal nas ciências ocupando grande discussão entre sociólogos, geógrafos e urbanistas. A complexidade que envolve o conceito é entendida quando se nota as diversas possibilidades de abordagens quanto ao seu teor político, social e também, quanto às condições de acessibilidade. Interessa-nos neste trabalho, apresentar algumas abordagens relacionadas aos conceitos de espaço público e de lazer na visão de alguns autores. Como metodologia foi utilizada neste estudo o levantamento bibliográfico por meio de artigos, teses e livros com base em diversos autores que abordam a temática. Procuramos aqui problematizar o debate sobre os conceitos a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.UniCesumar2019-11-05T20:18:04Z2019-11-05T20:18:04Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2508otherMARTINS, Pedro Henrique BrunoMENDES, César MirandaOLIVEIRA, Tânia Peres dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:56.772Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
title REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
spellingShingle REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
MARTINS, Pedro Henrique Bruno
Cidade
Espaço público
Lazer
title_short REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
title_full REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
title_fullStr REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
title_sort REFLEXÕES CONCEITUAIS SOBRE O LAZER E OS ESPAÇOS PÚBLICOS NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
author MARTINS, Pedro Henrique Bruno
author_facet MARTINS, Pedro Henrique Bruno
MENDES, César Miranda
OLIVEIRA, Tânia Peres de
author_role author
author2 MENDES, César Miranda
OLIVEIRA, Tânia Peres de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Pedro Henrique Bruno
MENDES, César Miranda
OLIVEIRA, Tânia Peres de
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
Espaço público
Lazer
topic Cidade
Espaço público
Lazer
dc.description.none.fl_txt_mv O lazer na modernidade ocupa lugar de destaque tanto nos estudos acadêmicos quanto na gestão pública das cidades. A industrialização e as horas controladas de trabalha, possibilita que o sujeito tenha horas disponíveis destinada entre outras atividades a prática do lazer, ou seja, realização de práticas que lhe dão prazer. Neste sentido, cabe ao Estado zelar pelo bem-estar da população fornecendo espaços do quais os sujeitos possam se apropriar de forma gratuita para o exercício do lazer, assim sendo, é dever do Estado propiciar os espaços públicos para socialização. A discussão sobre os espaços públicos se apresenta de forma transversal nas ciências ocupando grande discussão entre sociólogos, geógrafos e urbanistas. A complexidade que envolve o conceito é entendida quando se nota as diversas possibilidades de abordagens quanto ao seu teor político, social e também, quanto às condições de acessibilidade. Interessa-nos neste trabalho, apresentar algumas abordagens relacionadas aos conceitos de espaço público e de lazer na visão de alguns autores. Como metodologia foi utilizada neste estudo o levantamento bibliográfico por meio de artigos, teses e livros com base em diversos autores que abordam a temática. Procuramos aqui problematizar o debate sobre os conceitos a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.
description O lazer na modernidade ocupa lugar de destaque tanto nos estudos acadêmicos quanto na gestão pública das cidades. A industrialização e as horas controladas de trabalha, possibilita que o sujeito tenha horas disponíveis destinada entre outras atividades a prática do lazer, ou seja, realização de práticas que lhe dão prazer. Neste sentido, cabe ao Estado zelar pelo bem-estar da população fornecendo espaços do quais os sujeitos possam se apropriar de forma gratuita para o exercício do lazer, assim sendo, é dever do Estado propiciar os espaços públicos para socialização. A discussão sobre os espaços públicos se apresenta de forma transversal nas ciências ocupando grande discussão entre sociólogos, geógrafos e urbanistas. A complexidade que envolve o conceito é entendida quando se nota as diversas possibilidades de abordagens quanto ao seu teor político, social e também, quanto às condições de acessibilidade. Interessa-nos neste trabalho, apresentar algumas abordagens relacionadas aos conceitos de espaço público e de lazer na visão de alguns autores. Como metodologia foi utilizada neste estudo o levantamento bibliográfico por meio de artigos, teses e livros com base em diversos autores que abordam a temática. Procuramos aqui problematizar o debate sobre os conceitos a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-05T20:18:04Z
2019-11-05T20:18:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2508
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2508
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578709110784