PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Nathalia Limeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BRUZAMOLIN, Amanda Louise, BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4268
Resumo: Considerando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa- se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera- se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas.
id UNICESU -1_89ce83b4dc9df69da8cddeb4d0fe98fc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4268
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOEducação básicaSetentrião ParanaenseSistema público de ensinoConsiderando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa- se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera- se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas.UniCesumar2020-01-15T13:08:43Z2020-01-15T13:08:43Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4268otherBARBOSA, Nathalia LimeiraBRUZAMOLIN, Amanda LouiseBARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:48.376Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
spellingShingle PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
BARBOSA, Nathalia Limeira
Educação básica
Setentrião Paranaense
Sistema público de ensino
title_short PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_fullStr PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_full_unstemmed PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
title_sort PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MARINGÁ E REGIÃO: CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
author BARBOSA, Nathalia Limeira
author_facet BARBOSA, Nathalia Limeira
BRUZAMOLIN, Amanda Louise
BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida
author_role author
author2 BRUZAMOLIN, Amanda Louise
BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Nathalia Limeira
BRUZAMOLIN, Amanda Louise
BARBOSA, Siderly do Carmo Dahle de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Setentrião Paranaense
Sistema público de ensino
topic Educação básica
Setentrião Paranaense
Sistema público de ensino
dc.description.none.fl_txt_mv Considerando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa- se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera- se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas.
description Considerando a liberdade como oportunidade que se proporciona aos indivíduos de escolher os caminhos que desejam trilhar, exercendo efetivamente sua cidadania, observa- se que o que as pessoas podem realizar é, de modo geral, influenciado por melhores chances sociais, poder econômico, escolhas políticas e por requisitos mínimos como saúde, segurança e, foco desta pesquisa, educação básica de qualidade. O objetivo deste estudo é “oferecer propostas que visem a excelência na educação básica oferecida pelo sistema público de ensino,promovendo a qualidade de vida dos municípios que fazem parte do Setentrião Paranaense, incluindo o município de Jaguapitã.” Metodologicamente esta pesquisa se divide em três etapas: uma primeira em que será realizado um piloto com cinco escolas de Maringá, três escolas de Sarandi, uma escola de Ivatuba e uma escola de Jaguapitã, realizando avaliações para estabelecer um diagnóstico da situação dos escolares e posterior aplicação de propostas que visem minorar os problemas encontrados; num segundo momento,o mesmo trabalho será realizado em todos os municípios do Setentrião Paranaense e para a terceira etapa se prevê a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades levantadas nos municípios selecionados. A pesquisa se valerá da abordagem qualitativa e da quantitativa. Os dados coletados a partir da pesquisa documental, da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e das entrevistas darão origem às categorias que serão analisadas. Espera- se, após diagnóstico e intervenção, trazer uma contribuição efetiva à educação, pois os aspectos primordiais levantados neste estudo preveem um compromisso com políticas públicas curriculares, tecnológicas e formativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-15T13:08:43Z
2020-01-15T13:08:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4268
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4268
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948626039734272