PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Fabrício Vieira dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CORADINI, Melina Franco, ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos, YAJIMA, Edson Minoro, PARISI, Giuliana, SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3372
Resumo: O objetivo do trabalho foi realizar a extração do colágeno em pó, através da técnica de extração em meio ácido, a partir da pele e do resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo e avaliá-los quanto ao seu rendimento, características físico- químicas e microbiológicas. Foram elaborados três tratamentos, tratamento 1: colágeno obtido a partir da pele, tratamento 2: colágeno obtido do resíduo de CMS sujo, composto pelos espinhaços e nadadeiras e tratamento 2: colágeno obtido do espinhaço do resíduo limpo, composto apenas pelos espinhos do peixe. O rendimento do colágeno em pó extraído a partir da pele da tilápia do Nilo foi superior em relação aos outros, chegando a 17,74%, entretanto,mesmo com um alto rendimento esse tratamento apresentou uma composição química desfavorável, com uma elevada quantidade de gordura, 22,07%. Quanto aos aspectos microbiológicos todos os tratamentos estavam dentro dos padrões e a atividade de água média de todos os colágenos em pó foi de 0,19. A capacidade de absorção de água dos colágenos elaborados utilizando o resíduo do CMS (espinhaço), sujo e limpo, foi de cerca de 10,5 vezes a sua massa. Conclui- se que a pele e o resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo podem ser utilizados na produção de colágeno em pó, sendo que a pele rende uma maior quantidade de produto final, entretanto com uma pior qualidade quando comparada aos outros resíduos.
id UNICESU -1_8ab26fe10f60bb5508eb461a337a8ee4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3372
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILOComposição químicaExtração ácidaOreochromis niloticusRendimentoO objetivo do trabalho foi realizar a extração do colágeno em pó, através da técnica de extração em meio ácido, a partir da pele e do resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo e avaliá-los quanto ao seu rendimento, características físico- químicas e microbiológicas. Foram elaborados três tratamentos, tratamento 1: colágeno obtido a partir da pele, tratamento 2: colágeno obtido do resíduo de CMS sujo, composto pelos espinhaços e nadadeiras e tratamento 2: colágeno obtido do espinhaço do resíduo limpo, composto apenas pelos espinhos do peixe. O rendimento do colágeno em pó extraído a partir da pele da tilápia do Nilo foi superior em relação aos outros, chegando a 17,74%, entretanto,mesmo com um alto rendimento esse tratamento apresentou uma composição química desfavorável, com uma elevada quantidade de gordura, 22,07%. Quanto aos aspectos microbiológicos todos os tratamentos estavam dentro dos padrões e a atividade de água média de todos os colágenos em pó foi de 0,19. A capacidade de absorção de água dos colágenos elaborados utilizando o resíduo do CMS (espinhaço), sujo e limpo, foi de cerca de 10,5 vezes a sua massa. Conclui- se que a pele e o resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo podem ser utilizados na produção de colágeno em pó, sendo que a pele rende uma maior quantidade de produto final, entretanto com uma pior qualidade quando comparada aos outros resíduos.UniCesumar2019-12-09T14:16:56Z2019-12-09T14:16:56Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3372otherSANTOS, Fabrício Vieira dosCORADINI, Melina FrancoALTIMARI JUNIOR, Francisco CarlosYAJIMA, Edson MinoroPARISI, GiulianaSOUZA, Maria Luiza Rodrigues dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:21.196Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
title PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
spellingShingle PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
SANTOS, Fabrício Vieira dos
Composição química
Extração ácida
Oreochromis niloticus
Rendimento
title_short PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
title_full PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
title_fullStr PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
title_sort PRODUÇÃO DE COLÁGENO EM PÓ A PARTIR DA PELE E DO ESPINHAÇO DE TILÁPIA DO NILO
author SANTOS, Fabrício Vieira dos
author_facet SANTOS, Fabrício Vieira dos
CORADINI, Melina Franco
ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos
YAJIMA, Edson Minoro
PARISI, Giuliana
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
author_role author
author2 CORADINI, Melina Franco
ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos
YAJIMA, Edson Minoro
PARISI, Giuliana
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Fabrício Vieira dos
CORADINI, Melina Franco
ALTIMARI JUNIOR, Francisco Carlos
YAJIMA, Edson Minoro
PARISI, Giuliana
SOUZA, Maria Luiza Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Composição química
Extração ácida
Oreochromis niloticus
Rendimento
topic Composição química
Extração ácida
Oreochromis niloticus
Rendimento
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo do trabalho foi realizar a extração do colágeno em pó, através da técnica de extração em meio ácido, a partir da pele e do resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo e avaliá-los quanto ao seu rendimento, características físico- químicas e microbiológicas. Foram elaborados três tratamentos, tratamento 1: colágeno obtido a partir da pele, tratamento 2: colágeno obtido do resíduo de CMS sujo, composto pelos espinhaços e nadadeiras e tratamento 2: colágeno obtido do espinhaço do resíduo limpo, composto apenas pelos espinhos do peixe. O rendimento do colágeno em pó extraído a partir da pele da tilápia do Nilo foi superior em relação aos outros, chegando a 17,74%, entretanto,mesmo com um alto rendimento esse tratamento apresentou uma composição química desfavorável, com uma elevada quantidade de gordura, 22,07%. Quanto aos aspectos microbiológicos todos os tratamentos estavam dentro dos padrões e a atividade de água média de todos os colágenos em pó foi de 0,19. A capacidade de absorção de água dos colágenos elaborados utilizando o resíduo do CMS (espinhaço), sujo e limpo, foi de cerca de 10,5 vezes a sua massa. Conclui- se que a pele e o resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo podem ser utilizados na produção de colágeno em pó, sendo que a pele rende uma maior quantidade de produto final, entretanto com uma pior qualidade quando comparada aos outros resíduos.
description O objetivo do trabalho foi realizar a extração do colágeno em pó, através da técnica de extração em meio ácido, a partir da pele e do resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo e avaliá-los quanto ao seu rendimento, características físico- químicas e microbiológicas. Foram elaborados três tratamentos, tratamento 1: colágeno obtido a partir da pele, tratamento 2: colágeno obtido do resíduo de CMS sujo, composto pelos espinhaços e nadadeiras e tratamento 2: colágeno obtido do espinhaço do resíduo limpo, composto apenas pelos espinhos do peixe. O rendimento do colágeno em pó extraído a partir da pele da tilápia do Nilo foi superior em relação aos outros, chegando a 17,74%, entretanto,mesmo com um alto rendimento esse tratamento apresentou uma composição química desfavorável, com uma elevada quantidade de gordura, 22,07%. Quanto aos aspectos microbiológicos todos os tratamentos estavam dentro dos padrões e a atividade de água média de todos os colágenos em pó foi de 0,19. A capacidade de absorção de água dos colágenos elaborados utilizando o resíduo do CMS (espinhaço), sujo e limpo, foi de cerca de 10,5 vezes a sua massa. Conclui- se que a pele e o resíduo de CMS (espinhaço) de tilápia do Nilo podem ser utilizados na produção de colágeno em pó, sendo que a pele rende uma maior quantidade de produto final, entretanto com uma pior qualidade quando comparada aos outros resíduos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T14:16:56Z
2019-12-09T14:16:56Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3372
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3372
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601550241792