ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANASSA, Brenda Reginato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: FERREIRA, Flavio Dias
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4323
Resumo: O Estado do Paraná é um dos principais produtores de grãos do país, contribuindo significativamente com a produção de frutas, legumes, verduras e produtos de origem animal. As incidências de fungos em produtos agrícolas têm sido alvo de preocupações constantes necessitando de métodos de prevenção e controle eficazes, uma vez que representam risco potencial à saúde humana e animal, além do risco de grandes perdas econômicas. Espécies de fungos são amplamente encontrados como contaminantes de grãos no período pós- colheita, causando descoloração, deterioração, alterações nutricionais e contaminação por micotoxinas. A utilização de antifúngicos sintéticos no controle da contaminação de diversos tipos de cereais em fase de armazenamento pode deixar resíduos no produto final, aumentar os custos de produção e comprometer a saúde dos consumidores. Desta forma, é crescente o interesse por substâncias naturais que possam controlar satisfatoriamente a contaminação de produtos por fungos, que sejam economicamente viáveis e não apresentem impacto ambiental. Diversos trabalhos relataram o uso de compostos vegetais na inibição do desenvolvimento fúngico sendo que em geral, os compostos com ação antifúngica exibem também atividade antioxidante. Diante do exposto acima, torna- se oportuno à realização do estudo para avaliar a atividade antifúngica do óleo essencial de Origanum vulgare Lamiaceae (orégano) frente ao Aspergillus flavus.
id UNICESU -1_8cb15205d7ed9a7292ef45228f108e2b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4323
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .Aspergillus flavusAtividade antifúngicaÓleo essencialOréganoOriganum vulgareO Estado do Paraná é um dos principais produtores de grãos do país, contribuindo significativamente com a produção de frutas, legumes, verduras e produtos de origem animal. As incidências de fungos em produtos agrícolas têm sido alvo de preocupações constantes necessitando de métodos de prevenção e controle eficazes, uma vez que representam risco potencial à saúde humana e animal, além do risco de grandes perdas econômicas. Espécies de fungos são amplamente encontrados como contaminantes de grãos no período pós- colheita, causando descoloração, deterioração, alterações nutricionais e contaminação por micotoxinas. A utilização de antifúngicos sintéticos no controle da contaminação de diversos tipos de cereais em fase de armazenamento pode deixar resíduos no produto final, aumentar os custos de produção e comprometer a saúde dos consumidores. Desta forma, é crescente o interesse por substâncias naturais que possam controlar satisfatoriamente a contaminação de produtos por fungos, que sejam economicamente viáveis e não apresentem impacto ambiental. Diversos trabalhos relataram o uso de compostos vegetais na inibição do desenvolvimento fúngico sendo que em geral, os compostos com ação antifúngica exibem também atividade antioxidante. Diante do exposto acima, torna- se oportuno à realização do estudo para avaliar a atividade antifúngica do óleo essencial de Origanum vulgare Lamiaceae (orégano) frente ao Aspergillus flavus.UniCesumar2020-01-16T17:36:58Z2020-01-16T17:36:58Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4323otherCANASSA, Brenda ReginatoFERREIRA, Flavio Diasreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:21Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:30.435Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
title ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
spellingShingle ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
CANASSA, Brenda Reginato
Aspergillus flavus
Atividade antifúngica
Óleo essencial
Orégano
Origanum vulgare
title_short ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
title_full ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
title_fullStr ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
title_full_unstemmed ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
title_sort ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Origanum Vulgare Lamiaceae NO CRESCIMENTO, ESPORULAÇÃO E MORFOLOGIA DE Aspergillus Flavus .
author CANASSA, Brenda Reginato
author_facet CANASSA, Brenda Reginato
FERREIRA, Flavio Dias
author_role author
author2 FERREIRA, Flavio Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CANASSA, Brenda Reginato
FERREIRA, Flavio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Aspergillus flavus
Atividade antifúngica
Óleo essencial
Orégano
Origanum vulgare
topic Aspergillus flavus
Atividade antifúngica
Óleo essencial
Orégano
Origanum vulgare
dc.description.none.fl_txt_mv O Estado do Paraná é um dos principais produtores de grãos do país, contribuindo significativamente com a produção de frutas, legumes, verduras e produtos de origem animal. As incidências de fungos em produtos agrícolas têm sido alvo de preocupações constantes necessitando de métodos de prevenção e controle eficazes, uma vez que representam risco potencial à saúde humana e animal, além do risco de grandes perdas econômicas. Espécies de fungos são amplamente encontrados como contaminantes de grãos no período pós- colheita, causando descoloração, deterioração, alterações nutricionais e contaminação por micotoxinas. A utilização de antifúngicos sintéticos no controle da contaminação de diversos tipos de cereais em fase de armazenamento pode deixar resíduos no produto final, aumentar os custos de produção e comprometer a saúde dos consumidores. Desta forma, é crescente o interesse por substâncias naturais que possam controlar satisfatoriamente a contaminação de produtos por fungos, que sejam economicamente viáveis e não apresentem impacto ambiental. Diversos trabalhos relataram o uso de compostos vegetais na inibição do desenvolvimento fúngico sendo que em geral, os compostos com ação antifúngica exibem também atividade antioxidante. Diante do exposto acima, torna- se oportuno à realização do estudo para avaliar a atividade antifúngica do óleo essencial de Origanum vulgare Lamiaceae (orégano) frente ao Aspergillus flavus.
description O Estado do Paraná é um dos principais produtores de grãos do país, contribuindo significativamente com a produção de frutas, legumes, verduras e produtos de origem animal. As incidências de fungos em produtos agrícolas têm sido alvo de preocupações constantes necessitando de métodos de prevenção e controle eficazes, uma vez que representam risco potencial à saúde humana e animal, além do risco de grandes perdas econômicas. Espécies de fungos são amplamente encontrados como contaminantes de grãos no período pós- colheita, causando descoloração, deterioração, alterações nutricionais e contaminação por micotoxinas. A utilização de antifúngicos sintéticos no controle da contaminação de diversos tipos de cereais em fase de armazenamento pode deixar resíduos no produto final, aumentar os custos de produção e comprometer a saúde dos consumidores. Desta forma, é crescente o interesse por substâncias naturais que possam controlar satisfatoriamente a contaminação de produtos por fungos, que sejam economicamente viáveis e não apresentem impacto ambiental. Diversos trabalhos relataram o uso de compostos vegetais na inibição do desenvolvimento fúngico sendo que em geral, os compostos com ação antifúngica exibem também atividade antioxidante. Diante do exposto acima, torna- se oportuno à realização do estudo para avaliar a atividade antifúngica do óleo essencial de Origanum vulgare Lamiaceae (orégano) frente ao Aspergillus flavus.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T17:36:58Z
2020-01-16T17:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4323
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4323
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948625942216704