A ESCOLA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALVÃO, Roberto Carlos Simões
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7685
Resumo: A cultura de participação política é o primeiro passo para consolidar uma democracia capaz de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos. No Brasil a participação do povo no poder se limita ao voto em anos eleitorais. Muitos dos dispositivos constitucionais que garantem a maior atuação dos cidadãos nos destinos do país, não recebem a devida atenção. A educação para a cidadania, nesse contexto, pretende contribuir para fazer de cada indivíduo um agente de transformação. Propõe-se uma reflexão acerca do papel da escola e do ensino, enquanto meio formador de uma cultura democrática. Capacitar alunos para o exercício consciente da participação política tem merecido algum destaque na escola pública atual? Resta-nos indagar em que sentido a escola vem promovendo nos alunos a adesão a valores democráticos, tais como o direito de organização e manifestação, a tolerância com minorias, a defesa da liberdade de opinião e o interesse por participação na vida política. Se considerarmos que educar para a cidadania significa formar indivíduos que conheçam seus direitos, suas garantias e suas obrigações, cabe indagar de que forma isto se concretiza na prática escolar. A metodologia fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados parciais indicam que educação significa educar para a convivência social e a cidadania, para conscientização e o exercício dos direitos e deveres do cidadão. Ainda que a escola não seja o único espaço para tal fim, a preparação para o exercício da cidadania tem no universo escolar um espaço privilegiado
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