DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Lorrant Cavanha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Angelotti, Priscila, Garozi, Renato, Soares, Lucas Capelari, Bavia, Guilherme Passerini, Tessmann, Dauri José
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1125
Resumo: Uma das doenças mais importantes do trigo (Triticum aestivum) no Brasil é a giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum. O objetivo do estudo foi avaliar diferentes meios de cultura utilizados para a produção de macroconídios de F. graminearum em placas de Petri para serem utilizados em ensaios que requerem inoculação do patógeno. Os métodos avaliados foram: a) meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante, b) meio de cultura líquido de feijão mungo com apenas uma agitação diária de duração de um minuto, c) meio de cultura de feijão mungo líquido mantido sem agitação, d) meio de cultura de feijão mungo sólido (com a adição de ágar), e) meio SNA (sólido), e f) meio SNA suplementado com pedaços de papel filtro. O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado, com quatro repetições. A quantidade de macroconídios foi avaliada com 9 e 18 dias de incubação. A maior produção de macroconídios foi obtida no meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constantem.
id UNICESU -1_8da03ed232b6889ae839d84df1acc93c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1125
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearumMeios de culturaFusarium graminearumEsporulaçãoUma das doenças mais importantes do trigo (Triticum aestivum) no Brasil é a giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum. O objetivo do estudo foi avaliar diferentes meios de cultura utilizados para a produção de macroconídios de F. graminearum em placas de Petri para serem utilizados em ensaios que requerem inoculação do patógeno. Os métodos avaliados foram: a) meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante, b) meio de cultura líquido de feijão mungo com apenas uma agitação diária de duração de um minuto, c) meio de cultura de feijão mungo líquido mantido sem agitação, d) meio de cultura de feijão mungo sólido (com a adição de ágar), e) meio SNA (sólido), e f) meio SNA suplementado com pedaços de papel filtro. O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado, com quatro repetições. A quantidade de macroconídios foi avaliada com 9 e 18 dias de incubação. A maior produção de macroconídios foi obtida no meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constantem.Unicesumar2019-08-05T14:33:14Z2019-08-05T14:33:14Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1125otherGabriel, Lorrant CavanhaAngelotti, PriscilaGarozi, RenatoSoares, Lucas CapelariBavia, Guilherme PasseriniTessmann, Dauri Joséreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:26Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:44.819Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
title DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
spellingShingle DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
Gabriel, Lorrant Cavanha
Meios de cultura
Fusarium graminearum
Esporulação
title_short DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
title_full DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
title_fullStr DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
title_full_unstemmed DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
title_sort DIFERENCIAÇÃO DE MEIOS DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE ESPOROS DE Fusarium graminearum
author Gabriel, Lorrant Cavanha
author_facet Gabriel, Lorrant Cavanha
Angelotti, Priscila
Garozi, Renato
Soares, Lucas Capelari
Bavia, Guilherme Passerini
Tessmann, Dauri José
author_role author
author2 Angelotti, Priscila
Garozi, Renato
Soares, Lucas Capelari
Bavia, Guilherme Passerini
Tessmann, Dauri José
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Lorrant Cavanha
Angelotti, Priscila
Garozi, Renato
Soares, Lucas Capelari
Bavia, Guilherme Passerini
Tessmann, Dauri José
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de cultura
Fusarium graminearum
Esporulação
topic Meios de cultura
Fusarium graminearum
Esporulação
dc.description.none.fl_txt_mv Uma das doenças mais importantes do trigo (Triticum aestivum) no Brasil é a giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum. O objetivo do estudo foi avaliar diferentes meios de cultura utilizados para a produção de macroconídios de F. graminearum em placas de Petri para serem utilizados em ensaios que requerem inoculação do patógeno. Os métodos avaliados foram: a) meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante, b) meio de cultura líquido de feijão mungo com apenas uma agitação diária de duração de um minuto, c) meio de cultura de feijão mungo líquido mantido sem agitação, d) meio de cultura de feijão mungo sólido (com a adição de ágar), e) meio SNA (sólido), e f) meio SNA suplementado com pedaços de papel filtro. O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado, com quatro repetições. A quantidade de macroconídios foi avaliada com 9 e 18 dias de incubação. A maior produção de macroconídios foi obtida no meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constantem.
description Uma das doenças mais importantes do trigo (Triticum aestivum) no Brasil é a giberela, causada pelo fungo Fusarium graminearum. O objetivo do estudo foi avaliar diferentes meios de cultura utilizados para a produção de macroconídios de F. graminearum em placas de Petri para serem utilizados em ensaios que requerem inoculação do patógeno. Os métodos avaliados foram: a) meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constante, b) meio de cultura líquido de feijão mungo com apenas uma agitação diária de duração de um minuto, c) meio de cultura de feijão mungo líquido mantido sem agitação, d) meio de cultura de feijão mungo sólido (com a adição de ágar), e) meio SNA (sólido), e f) meio SNA suplementado com pedaços de papel filtro. O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado, com quatro repetições. A quantidade de macroconídios foi avaliada com 9 e 18 dias de incubação. A maior produção de macroconídios foi obtida no meio de cultura líquido de feijão mungo sob agitação constantem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-05T14:33:14Z
2019-08-05T14:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1125
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1125
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948614246400000