A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Tassiana Justino
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SCHERWINSKI, Karoline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3543
Resumo: O presente artigo consiste no estabelecimento da relação entre a Educação Ambiental e a gestão de resíduos sólidos. Partindo deste pressuposto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de elucidar o processo de consolidação da Educação Ambiental e sua relevância na efetivação da adequada gestão dos resíduos sólidos. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos buscaram apresentar a definição e conceituação da Educação Ambiental; contextualizar sua concepção histórica tanto em nível internacional quanto no âmbito brasileiro, sobretudo após a abertura política pós- regime militar na década de 1980; relacionar a inserção da Educação Ambiental na Política Nacional de Meio Ambiente e sua articulação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e abordar a relevância da Política Nacional da Educação Ambiental para a garantia de processos educacionais contínuos tanto para a educação formal, desenvolvida por meio dos currículos escolares quanto para a educação não formal, voltada à comunidade em geral . Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento e revisão bibliográfica; uso de dados e informações publicadas em órgãos oficiais. Por fim, os resultados obtidos permitiram comprovar que os instrumentos capazes de garantir uma adequada gestão dos resíduos sólidos devem ser aplicados em consonância com os processos relativos à Educação Ambiental. Dessa forma, a efetividade de processos educacionais contínuos,desenvolvidos tanto nas escolas como nas comunidades,torna-se mais significativa, proporcionando a conscientização ambiental, o envolvimento e a participação da sociedade em ações mais sustentáveis, que garantam mais qualidade de vida e conservação dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento sustentável.
id UNICESU -1_8da80b99668ceafe58330a9af707f561
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3543
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOSConscientização ambientalEducação continuadaGestão de resíduos sólidosMeio ambienteO presente artigo consiste no estabelecimento da relação entre a Educação Ambiental e a gestão de resíduos sólidos. Partindo deste pressuposto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de elucidar o processo de consolidação da Educação Ambiental e sua relevância na efetivação da adequada gestão dos resíduos sólidos. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos buscaram apresentar a definição e conceituação da Educação Ambiental; contextualizar sua concepção histórica tanto em nível internacional quanto no âmbito brasileiro, sobretudo após a abertura política pós- regime militar na década de 1980; relacionar a inserção da Educação Ambiental na Política Nacional de Meio Ambiente e sua articulação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e abordar a relevância da Política Nacional da Educação Ambiental para a garantia de processos educacionais contínuos tanto para a educação formal, desenvolvida por meio dos currículos escolares quanto para a educação não formal, voltada à comunidade em geral . Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento e revisão bibliográfica; uso de dados e informações publicadas em órgãos oficiais. Por fim, os resultados obtidos permitiram comprovar que os instrumentos capazes de garantir uma adequada gestão dos resíduos sólidos devem ser aplicados em consonância com os processos relativos à Educação Ambiental. Dessa forma, a efetividade de processos educacionais contínuos,desenvolvidos tanto nas escolas como nas comunidades,torna-se mais significativa, proporcionando a conscientização ambiental, o envolvimento e a participação da sociedade em ações mais sustentáveis, que garantam mais qualidade de vida e conservação dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento sustentável.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T19:04:25Z2019-12-11T19:04:25Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3543porMARQUES, Tassiana JustinoSCHERWINSKI, Karolineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
title A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
spellingShingle A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
MARQUES, Tassiana Justino
Conscientização ambiental
Educação continuada
Gestão de resíduos sólidos
Meio ambiente
title_short A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
title_full A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
title_fullStr A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
title_sort A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
author MARQUES, Tassiana Justino
author_facet MARQUES, Tassiana Justino
SCHERWINSKI, Karoline
author_role author
author2 SCHERWINSKI, Karoline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Tassiana Justino
SCHERWINSKI, Karoline
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização ambiental
Educação continuada
Gestão de resíduos sólidos
Meio ambiente
topic Conscientização ambiental
Educação continuada
Gestão de resíduos sólidos
Meio ambiente
description O presente artigo consiste no estabelecimento da relação entre a Educação Ambiental e a gestão de resíduos sólidos. Partindo deste pressuposto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de elucidar o processo de consolidação da Educação Ambiental e sua relevância na efetivação da adequada gestão dos resíduos sólidos. Para atingir esse propósito, os objetivos específicos buscaram apresentar a definição e conceituação da Educação Ambiental; contextualizar sua concepção histórica tanto em nível internacional quanto no âmbito brasileiro, sobretudo após a abertura política pós- regime militar na década de 1980; relacionar a inserção da Educação Ambiental na Política Nacional de Meio Ambiente e sua articulação com a Política Nacional de Resíduos Sólidos; e abordar a relevância da Política Nacional da Educação Ambiental para a garantia de processos educacionais contínuos tanto para a educação formal, desenvolvida por meio dos currículos escolares quanto para a educação não formal, voltada à comunidade em geral . Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento e revisão bibliográfica; uso de dados e informações publicadas em órgãos oficiais. Por fim, os resultados obtidos permitiram comprovar que os instrumentos capazes de garantir uma adequada gestão dos resíduos sólidos devem ser aplicados em consonância com os processos relativos à Educação Ambiental. Dessa forma, a efetividade de processos educacionais contínuos,desenvolvidos tanto nas escolas como nas comunidades,torna-se mais significativa, proporcionando a conscientização ambiental, o envolvimento e a participação da sociedade em ações mais sustentáveis, que garantam mais qualidade de vida e conservação dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento sustentável.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T19:04:25Z
2019-12-11T19:04:25Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3543
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771942325190656