METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Débora Francisco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GDLA, Jéssica, CREVELIM, Karoline Rodrigues, SOUZA, Fernando de, MURAD, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3786
Resumo: A metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” -MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina,utilizando- se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá- UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano.
id UNICESU -1_8dd50841b63cb08937ddeafd1c382268
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3786
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEMAprendizagemEducação médicaMétodo ativoA metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” -MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina,utilizando- se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá- UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano.UniCesumar2020-01-06T12:06:28Z2020-01-06T12:06:28Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3786otherSILVA, Débora FranciscoGDLA, JéssicaCREVELIM, Karoline RodriguesSOUZA, Fernando deMURAD, Ivanreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:58.26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
spellingShingle METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
SILVA, Débora Francisco
Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
title_short METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_full METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_fullStr METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_full_unstemmed METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
title_sort METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO INTERATIVA: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ALUNOS DO 5 º E 6 º ANO DE MEDICINA NA CLÍNICA CIRÚRGICA - UEM
author SILVA, Débora Francisco
author_facet SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
author_role author
author2 GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Débora Francisco
GDLA, Jéssica
CREVELIM, Karoline Rodrigues
SOUZA, Fernando de
MURAD, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
topic Aprendizagem
Educação médica
Método ativo
dc.description.none.fl_txt_mv A metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” -MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina,utilizando- se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá- UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano.
description A metodologia de avaliação interativa “QUIZ IN TIME” -MEDICINA (teste de tempo), descrita neste trabalho, foi desenvolvida pela necessidade existente de novas metodologias que abranjam as múltiplas áreas a serem exploradas na formação médica (GONTIJO, 2015). Este método é caracterizado por ser uma avaliação em tempo real de conhecimentos em medicina,utilizando- se de provas aplicadas por meio de exposição de multimídia e leitura dinâmica, contendo questões com alternativas sobre temas pré- estabelecidos, obtidos na literatura adotada pela escola (Universidade Estadual de Maringá- UEM). Tal metodologia tem por objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos de medicina, proporcionando estudo de casos clínicos em grupo, nos quais há possibilidade de discutir e analisar o caso apresentado de maneira conjunta. Isso incentiva o aluno a ter uma reflexão crítica do seu conhecimento e também uma atitude ética para com os seus colegas, o que reflete uma maior integração profissional da realidade da prática médica (MITRE, 2008; BERBEL, 2011). Desta forma, este estudo compara o desempenho de alunos do quinto e do sexto ano do Curso de Medicina da UEM no ano de 2018 e no primeiro semestre de 2019, avaliados pelo método “Quiz in time”. Assim, por meio do cálculo estatístico do qui-quadrado, foi testada a hipótese de que a experiência adquirida pelos alunos do sexto ano deveria se refletir em uma maior quantidade ou porcentagem de acertos que os alunos do quinto ano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T12:06:28Z
2020-01-06T12:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3786
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3786
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584519270400