UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS (IMPRESSO E DIGITAL) DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PILOTOS (E CONTROLADORES) – UM FOCO NOS CANAIS IMAGÉTICO E ORAL
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2948 |
Resumo: | Sob o prisma de uma pesquisa qualitativa descritiva, retrataremos , aleatoriamente, de algumas atividades de livros didáticos impressos, e“materiais digitais” de ensino de língua inglesa para pilotos e controladores de voo (para os quais estabeleceu-se o critério de avaliação oral (face à face e via rádio, de acordo com a OACI–Organização da Aviação Civil Internacional)). Propomos analisar tais conteúdos delineando a formação da estrutura (de programação, no caso digital) de seus discursos (e ferramentas), apontando como se apresentam e concluem os códigos imagético e/ou verbal dispostos em suas respectívas páginas, em cada caso (ou atividade). No que concerne às características (técnico-)pedagógicas inerentes na disposição desses conteúdos, supomos que, ainda, muitos desses discursos não, necessariamente, estão representando a realidade através do desenvolvimento de estratégias e habilidades intrínsecas na comunicação real dos profissionais em questão, assim como tomando novos rumos sob a visão dos novos letramentos, no caso dos materiais “digitais”, que sugerem certa potencialização das formas e meios de construção de conhecimento através da multi/hiper modalidade. Na práxis da rotina de pilotos, os modelos perceptivos ativados, primeiramente, são imagéticos (e consequentemente verbal “sonoros”), e, de acordo com a Teoria da Dupla Significação de Paivio, o código imagético está concatenado ao código verbal-sonoro,ativando uma memória diferente (paralela ou sincronicamente, de acordo com Paivio) da memória ativada pelo código verbal. Diante disto, espera-se que os materiais analisados estejam permitindo o desenvolvimento das habilidades específicas, de acordo com a realidade,assim como com o ideal de proficiência linguística da OACI. |
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