FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GALLETTI, Juliana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ANDREAZZI, Márcia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4770
Resumo: Devido à modernização das nações e mudanças de papéis no mercado de trabalho relacionados à mulher atual, observou-se um aumento nos índices de mulheres fumantes e na mesma proporção, houve um aumento no emprego de contraceptivos, especialmente os orais. Os mais recentes contraceptivos orais apresentam inúmeros benefícios, já que as dosagens hormonais são mínimas, diminuindo os riscos para dismenorréia, anemia, acne, gravidez ectópica, doença benigna da mama, câncer de endométrio, câncer de ovário, câncer colorretal, doença inflamatória pélvica e osteoporose. Porém, mesmo assim, observa-se um aumento do risco de tromboembolismo venoso e acidente vascular encefálico. O risco destes distúrbios aumenta durante o primeiro mês de uso dos anticoncepcionais orais e permanece constante por vários anos ou mais, voltando ao normal dentro de um mês quando se suspende o uso deste medicamento. Estudos têm mostrado que o uso de contraceptivos orais pode provocar um aumento do fator VII, fator VIII, fator IX e fator X, bem como diminuição da antitrombina III. Uma grande proporção de mulheres que usa contraceptivos orais também fuma e, associado a este fato, sabe-se que o uso do tabaco causa um aumento na produção, agregação e adesão das plaquetas e redução de prostaciclinas. Todos estes eventos somados levam à formação de coágulos sanguíneos, potencializando o risco de tromboembolismo venoso, principalmente em fumantes acima de 35 anos de idade. Este projeto tem como objetivo revisar, por meio da bibliografia, as principais complicações e/ou fatores de risco que podem ocorrer em mulheres usuárias de contraceptivos orais associados ao fato de serem fumantes.
id UNICESU -1_8e8b39bbfa36500f426edd10625b2fcd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4770
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTESMétodos contraceptivosTabagismoTromboembolismo venosoDevido à modernização das nações e mudanças de papéis no mercado de trabalho relacionados à mulher atual, observou-se um aumento nos índices de mulheres fumantes e na mesma proporção, houve um aumento no emprego de contraceptivos, especialmente os orais. Os mais recentes contraceptivos orais apresentam inúmeros benefícios, já que as dosagens hormonais são mínimas, diminuindo os riscos para dismenorréia, anemia, acne, gravidez ectópica, doença benigna da mama, câncer de endométrio, câncer de ovário, câncer colorretal, doença inflamatória pélvica e osteoporose. Porém, mesmo assim, observa-se um aumento do risco de tromboembolismo venoso e acidente vascular encefálico. O risco destes distúrbios aumenta durante o primeiro mês de uso dos anticoncepcionais orais e permanece constante por vários anos ou mais, voltando ao normal dentro de um mês quando se suspende o uso deste medicamento. Estudos têm mostrado que o uso de contraceptivos orais pode provocar um aumento do fator VII, fator VIII, fator IX e fator X, bem como diminuição da antitrombina III. Uma grande proporção de mulheres que usa contraceptivos orais também fuma e, associado a este fato, sabe-se que o uso do tabaco causa um aumento na produção, agregação e adesão das plaquetas e redução de prostaciclinas. Todos estes eventos somados levam à formação de coágulos sanguíneos, potencializando o risco de tromboembolismo venoso, principalmente em fumantes acima de 35 anos de idade. Este projeto tem como objetivo revisar, por meio da bibliografia, as principais complicações e/ou fatores de risco que podem ocorrer em mulheres usuárias de contraceptivos orais associados ao fato de serem fumantes.UniCesumar2020-02-03T12:51:45Z2020-02-03T12:51:45Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4770otherGALLETTI, JulianaANDREAZZI, Márcia Aparecidareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:49.873Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
title FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
spellingShingle FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
GALLETTI, Juliana
Métodos contraceptivos
Tabagismo
Tromboembolismo venoso
title_short FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
title_full FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
title_fullStr FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
title_full_unstemmed FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
title_sort FATORES DE RISCO PARA USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS ORAIS FUMANTES
author GALLETTI, Juliana
author_facet GALLETTI, Juliana
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
author_role author
author2 ANDREAZZI, Márcia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GALLETTI, Juliana
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos contraceptivos
Tabagismo
Tromboembolismo venoso
topic Métodos contraceptivos
Tabagismo
Tromboembolismo venoso
dc.description.none.fl_txt_mv Devido à modernização das nações e mudanças de papéis no mercado de trabalho relacionados à mulher atual, observou-se um aumento nos índices de mulheres fumantes e na mesma proporção, houve um aumento no emprego de contraceptivos, especialmente os orais. Os mais recentes contraceptivos orais apresentam inúmeros benefícios, já que as dosagens hormonais são mínimas, diminuindo os riscos para dismenorréia, anemia, acne, gravidez ectópica, doença benigna da mama, câncer de endométrio, câncer de ovário, câncer colorretal, doença inflamatória pélvica e osteoporose. Porém, mesmo assim, observa-se um aumento do risco de tromboembolismo venoso e acidente vascular encefálico. O risco destes distúrbios aumenta durante o primeiro mês de uso dos anticoncepcionais orais e permanece constante por vários anos ou mais, voltando ao normal dentro de um mês quando se suspende o uso deste medicamento. Estudos têm mostrado que o uso de contraceptivos orais pode provocar um aumento do fator VII, fator VIII, fator IX e fator X, bem como diminuição da antitrombina III. Uma grande proporção de mulheres que usa contraceptivos orais também fuma e, associado a este fato, sabe-se que o uso do tabaco causa um aumento na produção, agregação e adesão das plaquetas e redução de prostaciclinas. Todos estes eventos somados levam à formação de coágulos sanguíneos, potencializando o risco de tromboembolismo venoso, principalmente em fumantes acima de 35 anos de idade. Este projeto tem como objetivo revisar, por meio da bibliografia, as principais complicações e/ou fatores de risco que podem ocorrer em mulheres usuárias de contraceptivos orais associados ao fato de serem fumantes.
description Devido à modernização das nações e mudanças de papéis no mercado de trabalho relacionados à mulher atual, observou-se um aumento nos índices de mulheres fumantes e na mesma proporção, houve um aumento no emprego de contraceptivos, especialmente os orais. Os mais recentes contraceptivos orais apresentam inúmeros benefícios, já que as dosagens hormonais são mínimas, diminuindo os riscos para dismenorréia, anemia, acne, gravidez ectópica, doença benigna da mama, câncer de endométrio, câncer de ovário, câncer colorretal, doença inflamatória pélvica e osteoporose. Porém, mesmo assim, observa-se um aumento do risco de tromboembolismo venoso e acidente vascular encefálico. O risco destes distúrbios aumenta durante o primeiro mês de uso dos anticoncepcionais orais e permanece constante por vários anos ou mais, voltando ao normal dentro de um mês quando se suspende o uso deste medicamento. Estudos têm mostrado que o uso de contraceptivos orais pode provocar um aumento do fator VII, fator VIII, fator IX e fator X, bem como diminuição da antitrombina III. Uma grande proporção de mulheres que usa contraceptivos orais também fuma e, associado a este fato, sabe-se que o uso do tabaco causa um aumento na produção, agregação e adesão das plaquetas e redução de prostaciclinas. Todos estes eventos somados levam à formação de coágulos sanguíneos, potencializando o risco de tromboembolismo venoso, principalmente em fumantes acima de 35 anos de idade. Este projeto tem como objetivo revisar, por meio da bibliografia, as principais complicações e/ou fatores de risco que podem ocorrer em mulheres usuárias de contraceptivos orais associados ao fato de serem fumantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-03T12:51:45Z
2020-02-03T12:51:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4770
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4770
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583611203584