ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Juliana Ewelin dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: DADA, Rafaela Pilegi, PRATI, Sérgio Roberto Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6675
Resumo: O estilo de vida sedentário pode levar pessoas a graves conseqüências à saúde. Sendo a obesidade originada principalmente pelo balanço energético positivo (menor gasto e maior ingestão calórica) acredita-se que o estilo de vida sedentário esteja associado ao problema. Assim quando crianças e adolescentes apresentam estado de obesidade riscos maiores poderão se desenvolver ao longo da vida como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, assim como baixa auto-estima, depressão entre outros distúrbios psico-comportamentais. Dessa forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar as características de estilo de vida, fatores de risco e balanço energético em adolescentes obesos. Os sujeitos da pesquisa serão voluntários participantes da Pesquisa Docente “Influência do exercício físico programado e da ingestão de nutrientes nos níveis de adiposidade de adolescentes obesos” realizada no CESUMAR. Poderão participar até 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos que apresentarem níveis de IMC (índice de massa corporal) entre 25 e 30kg/m2 . Os sujeitos serão selecionados a partir de divulgação em meios de comunicação no município de Maringá. Para identificar estilo de vida será usado o instrumento Pentáculo do Bem-estar proposto por NAHAS, BARROS e FRANCHINI (2001) composto de 5 dimensões de estilo de vida. Os fatores de risco serão coletados após bateria de testes e entrevista com os adolescentes e seus pais sendo composto por histórico familiar de doenças, níveis de massa corporal e gordura corporal, pressão arterial em repouso, glicemia em jejum e lipídios sanguíneos. Por fim, para analisar características de balanço energético será utilizado o instrumento recordatório de atividades físicas de BOUCHARD et al (2003) e, como instrumento para análise de ingestão alimentar será utilizado o registro alimentar de 24horas durante 4 dias da semana. Os dados serão analisados através da estatística descritiva e correlação de Pearson. Acredita-se que serão identificadas associação entre fatores de risco, estilo de vida negativo e balanço energético positivo nos adolescentes.
id UNICESU -1_8f5f098d3649628b30021c01fe09958a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6675
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOSAdolescêntes obesosBalanço energéticoEstilo de VidaO estilo de vida sedentário pode levar pessoas a graves conseqüências à saúde. Sendo a obesidade originada principalmente pelo balanço energético positivo (menor gasto e maior ingestão calórica) acredita-se que o estilo de vida sedentário esteja associado ao problema. Assim quando crianças e adolescentes apresentam estado de obesidade riscos maiores poderão se desenvolver ao longo da vida como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, assim como baixa auto-estima, depressão entre outros distúrbios psico-comportamentais. Dessa forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar as características de estilo de vida, fatores de risco e balanço energético em adolescentes obesos. Os sujeitos da pesquisa serão voluntários participantes da Pesquisa Docente “Influência do exercício físico programado e da ingestão de nutrientes nos níveis de adiposidade de adolescentes obesos” realizada no CESUMAR. Poderão participar até 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos que apresentarem níveis de IMC (índice de massa corporal) entre 25 e 30kg/m2 . Os sujeitos serão selecionados a partir de divulgação em meios de comunicação no município de Maringá. Para identificar estilo de vida será usado o instrumento Pentáculo do Bem-estar proposto por NAHAS, BARROS e FRANCHINI (2001) composto de 5 dimensões de estilo de vida. Os fatores de risco serão coletados após bateria de testes e entrevista com os adolescentes e seus pais sendo composto por histórico familiar de doenças, níveis de massa corporal e gordura corporal, pressão arterial em repouso, glicemia em jejum e lipídios sanguíneos. Por fim, para analisar características de balanço energético será utilizado o instrumento recordatório de atividades físicas de BOUCHARD et al (2003) e, como instrumento para análise de ingestão alimentar será utilizado o registro alimentar de 24horas durante 4 dias da semana. Os dados serão analisados através da estatística descritiva e correlação de Pearson. Acredita-se que serão identificadas associação entre fatores de risco, estilo de vida negativo e balanço energético positivo nos adolescentes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T17:48:47Z2007-10-232021-01-22T17:48:47Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6675porSANTOS, Juliana Ewelin dosDADA, Rafaela PilegiPRATI, Sérgio Roberto Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:01:49ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
title ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
spellingShingle ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
SANTOS, Juliana Ewelin dos
Adolescêntes obesos
Balanço energético
Estilo de Vida
title_short ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
title_full ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
title_fullStr ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
title_full_unstemmed ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
title_sort ESTILO DE VIDA, FATORES DE RISCO E BALANÇO ENERGÉTICO EM ADOLESCENTES OBESOS
author SANTOS, Juliana Ewelin dos
author_facet SANTOS, Juliana Ewelin dos
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
author_role author
author2 DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Juliana Ewelin dos
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescêntes obesos
Balanço energético
Estilo de Vida
topic Adolescêntes obesos
Balanço energético
Estilo de Vida
description O estilo de vida sedentário pode levar pessoas a graves conseqüências à saúde. Sendo a obesidade originada principalmente pelo balanço energético positivo (menor gasto e maior ingestão calórica) acredita-se que o estilo de vida sedentário esteja associado ao problema. Assim quando crianças e adolescentes apresentam estado de obesidade riscos maiores poderão se desenvolver ao longo da vida como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, assim como baixa auto-estima, depressão entre outros distúrbios psico-comportamentais. Dessa forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar as características de estilo de vida, fatores de risco e balanço energético em adolescentes obesos. Os sujeitos da pesquisa serão voluntários participantes da Pesquisa Docente “Influência do exercício físico programado e da ingestão de nutrientes nos níveis de adiposidade de adolescentes obesos” realizada no CESUMAR. Poderão participar até 30 adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos que apresentarem níveis de IMC (índice de massa corporal) entre 25 e 30kg/m2 . Os sujeitos serão selecionados a partir de divulgação em meios de comunicação no município de Maringá. Para identificar estilo de vida será usado o instrumento Pentáculo do Bem-estar proposto por NAHAS, BARROS e FRANCHINI (2001) composto de 5 dimensões de estilo de vida. Os fatores de risco serão coletados após bateria de testes e entrevista com os adolescentes e seus pais sendo composto por histórico familiar de doenças, níveis de massa corporal e gordura corporal, pressão arterial em repouso, glicemia em jejum e lipídios sanguíneos. Por fim, para analisar características de balanço energético será utilizado o instrumento recordatório de atividades físicas de BOUCHARD et al (2003) e, como instrumento para análise de ingestão alimentar será utilizado o registro alimentar de 24horas durante 4 dias da semana. Os dados serão analisados através da estatística descritiva e correlação de Pearson. Acredita-se que serão identificadas associação entre fatores de risco, estilo de vida negativo e balanço energético positivo nos adolescentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T17:48:47Z
2021-01-22T17:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6675
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933443751936