CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hibaru, Viviane Yukari
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lagos, Angélica Madurera, Gomes, Izabela Gonçalves Ramirez, Refundini, Gislaine Aparecida Garcia, Lala, Bruno, Oliveira, Daniele Portela de, Silva, Stefania Caroline Claudino da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2254
Resumo: A morfologia de um cão compreende o estudo da forma, entendendo como tal a forma do aspecto exterior dos corpos materiais, enquanto a estrutura é a distribuição e composição das partes do corpo. Programas de melhoramento genético são dependentes de medidas morfométricas confiáveis e precisa para a estimação dos componentes de variância. Embora a sociedade brasileira de cinofilia tenha descrito a conformação dos cães dessa raça, não existe na literatura uma caracterização morfométrica, havendo a necessidade de padronização destas características para aplicação em futuros programas de melhoramento genético. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa caracterizar a morfometria de fêmeas de cães da raça yorkshire terrier de diferentes grupos genéticos. A mensuração foi realizada utilizando fita métrica, paquímetro e balança. Foram realizadas diferentes medidas considerando região da cabeça, de pescoço, tronco e membros, com avaliação de média; erro padrão, mediana, desvio padrão, variância, coeficiente de variação (%), Intervalo, mínimo e máximo. Algumas características apresentaram pouca variação enquanto outras, entretanto, apresentam grande variação havendo possibilidade de melhoria nos padrões. Muitas das características avaliadas apresentaram alta correlação, indicando que a seleção destes animais para reprodução deve considerar a mudança colateral de características.
id UNICESU -1_8faeb4e3d9d25149bfb316ad5295d1e7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2254
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIERMachosCanis familiaresReprodutorA morfologia de um cão compreende o estudo da forma, entendendo como tal a forma do aspecto exterior dos corpos materiais, enquanto a estrutura é a distribuição e composição das partes do corpo. Programas de melhoramento genético são dependentes de medidas morfométricas confiáveis e precisa para a estimação dos componentes de variância. Embora a sociedade brasileira de cinofilia tenha descrito a conformação dos cães dessa raça, não existe na literatura uma caracterização morfométrica, havendo a necessidade de padronização destas características para aplicação em futuros programas de melhoramento genético. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa caracterizar a morfometria de fêmeas de cães da raça yorkshire terrier de diferentes grupos genéticos. A mensuração foi realizada utilizando fita métrica, paquímetro e balança. Foram realizadas diferentes medidas considerando região da cabeça, de pescoço, tronco e membros, com avaliação de média; erro padrão, mediana, desvio padrão, variância, coeficiente de variação (%), Intervalo, mínimo e máximo. Algumas características apresentaram pouca variação enquanto outras, entretanto, apresentam grande variação havendo possibilidade de melhoria nos padrões. Muitas das características avaliadas apresentaram alta correlação, indicando que a seleção destes animais para reprodução deve considerar a mudança colateral de características.Unicesumar2019-08-27T13:02:28Z2019-08-27T13:02:28Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2254otherHibaru, Viviane YukariLagos, Angélica MadureraGomes, Izabela Gonçalves RamirezRefundini, Gislaine Aparecida GarciaLala, BrunoOliveira, Daniele Portela deSilva, Stefania Caroline Claudino dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:24.771Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
title CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
Hibaru, Viviane Yukari
Machos
Canis familiares
Reprodutor
title_short CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
title_full CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
title_sort CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE FÊMEAS DE CÃES DA RAÇA YORKSHIRE TERRIER
author Hibaru, Viviane Yukari
author_facet Hibaru, Viviane Yukari
Lagos, Angélica Madurera
Gomes, Izabela Gonçalves Ramirez
Refundini, Gislaine Aparecida Garcia
Lala, Bruno
Oliveira, Daniele Portela de
Silva, Stefania Caroline Claudino da
author_role author
author2 Lagos, Angélica Madurera
Gomes, Izabela Gonçalves Ramirez
Refundini, Gislaine Aparecida Garcia
Lala, Bruno
Oliveira, Daniele Portela de
Silva, Stefania Caroline Claudino da
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hibaru, Viviane Yukari
Lagos, Angélica Madurera
Gomes, Izabela Gonçalves Ramirez
Refundini, Gislaine Aparecida Garcia
Lala, Bruno
Oliveira, Daniele Portela de
Silva, Stefania Caroline Claudino da
dc.subject.por.fl_str_mv Machos
Canis familiares
Reprodutor
topic Machos
Canis familiares
Reprodutor
dc.description.none.fl_txt_mv A morfologia de um cão compreende o estudo da forma, entendendo como tal a forma do aspecto exterior dos corpos materiais, enquanto a estrutura é a distribuição e composição das partes do corpo. Programas de melhoramento genético são dependentes de medidas morfométricas confiáveis e precisa para a estimação dos componentes de variância. Embora a sociedade brasileira de cinofilia tenha descrito a conformação dos cães dessa raça, não existe na literatura uma caracterização morfométrica, havendo a necessidade de padronização destas características para aplicação em futuros programas de melhoramento genético. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa caracterizar a morfometria de fêmeas de cães da raça yorkshire terrier de diferentes grupos genéticos. A mensuração foi realizada utilizando fita métrica, paquímetro e balança. Foram realizadas diferentes medidas considerando região da cabeça, de pescoço, tronco e membros, com avaliação de média; erro padrão, mediana, desvio padrão, variância, coeficiente de variação (%), Intervalo, mínimo e máximo. Algumas características apresentaram pouca variação enquanto outras, entretanto, apresentam grande variação havendo possibilidade de melhoria nos padrões. Muitas das características avaliadas apresentaram alta correlação, indicando que a seleção destes animais para reprodução deve considerar a mudança colateral de características.
description A morfologia de um cão compreende o estudo da forma, entendendo como tal a forma do aspecto exterior dos corpos materiais, enquanto a estrutura é a distribuição e composição das partes do corpo. Programas de melhoramento genético são dependentes de medidas morfométricas confiáveis e precisa para a estimação dos componentes de variância. Embora a sociedade brasileira de cinofilia tenha descrito a conformação dos cães dessa raça, não existe na literatura uma caracterização morfométrica, havendo a necessidade de padronização destas características para aplicação em futuros programas de melhoramento genético. Deste modo, objetivamos com esta pesquisa caracterizar a morfometria de fêmeas de cães da raça yorkshire terrier de diferentes grupos genéticos. A mensuração foi realizada utilizando fita métrica, paquímetro e balança. Foram realizadas diferentes medidas considerando região da cabeça, de pescoço, tronco e membros, com avaliação de média; erro padrão, mediana, desvio padrão, variância, coeficiente de variação (%), Intervalo, mínimo e máximo. Algumas características apresentaram pouca variação enquanto outras, entretanto, apresentam grande variação havendo possibilidade de melhoria nos padrões. Muitas das características avaliadas apresentaram alta correlação, indicando que a seleção destes animais para reprodução deve considerar a mudança colateral de características.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T13:02:28Z
2019-08-27T13:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2254
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2254
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581432262657