O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano. |
id |
UNICESU -1_901cf3ec3d65893b5c7c8d5bacb4b913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3517 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de biologiaNarrativa fílmicaResidência pedagógica – biologiaO presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T16:24:49Z2019-12-11T16:24:49Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517porVILELA, Camila de BritoSANTOS, José Nunes dosCARVALHO, Fabiana Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:06ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS VILELA, Camila de Brito Ensino de biologia Narrativa fílmica Residência pedagógica – biologia |
title_short |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
VILELA, Camila de Brito |
author_facet |
VILELA, Camila de Brito SANTOS, José Nunes dos CARVALHO, Fabiana Aparecida de |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, José Nunes dos CARVALHO, Fabiana Aparecida de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILELA, Camila de Brito SANTOS, José Nunes dos CARVALHO, Fabiana Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Narrativa fílmica Residência pedagógica – biologia |
topic |
Ensino de biologia Narrativa fílmica Residência pedagógica – biologia |
description |
O presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T16:24:49Z 2019-12-11T16:24:49Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771933340991488 |