O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILELA, Camila de Brito
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, José Nunes dos, CARVALHO, Fabiana Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano.
id UNICESU -1_901cf3ec3d65893b5c7c8d5bacb4b913
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3517
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de biologiaNarrativa fílmicaResidência pedagógica – biologiaO presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-11T16:24:49Z2019-12-11T16:24:49Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517porVILELA, Camila de BritoSANTOS, José Nunes dosCARVALHO, Fabiana Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:16:06ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
VILELA, Camila de Brito
Ensino de biologia
Narrativa fílmica
Residência pedagógica – biologia
title_short O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort O TEXTO FÍLMICO: O REI LEÃO I COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
author VILELA, Camila de Brito
author_facet VILELA, Camila de Brito
SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
author_role author
author2 SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILELA, Camila de Brito
SANTOS, José Nunes dos
CARVALHO, Fabiana Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Narrativa fílmica
Residência pedagógica – biologia
topic Ensino de biologia
Narrativa fílmica
Residência pedagógica – biologia
description O presente trabalho teve como objetivo uma análise fílmica da animação “O Rei Leão I”, avaliando as potencialidades do uso de suas linguagens no ensino de Ciências. A análise fílmica foi elaborada por uma acadêmica da residência pedagógica que se integra ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica – Universidade Estadual de Maringá (UEM). O trabalho teve metodologia qualitativa e documental, buscando conhecimentos biológicos nas cenas da animação, na representação dos personagens e no desenvolvimento do enredo. Sendo assim, os conhecimentos biológicos avaliados no texto fílmico foram: Ecologia; Zoologia; Biomas. A partir de uma detalhada análise desses conhecimentos e conceitos presentes no filme, a animação “O Rei Leão I”pode ser incorporada como recurso didático que oferece potencialidades para a organização de um trabalho pedagógico diferenciado, de contextualização e problematização em sala de aula. Assim, o docente pode adequar sua prática e, com isso, permitir a aprendizagem de conteúdos de Ciências de forma mais significativa para os estudantes. Além disso, foi visto como o cinema nas salas de aula se apresenta como ferramenta e instrumento cultural para que os alunos possam entender e aplicar os conceitos científicos no seu cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T16:24:49Z
2019-12-11T16:24:49Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933340991488