ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zampar, Ely Cristiane Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Labigalini, Ana Paula Vila
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2418
Resumo: Na prática clínica fonoaudiológica, especificamente de discentes do curso de Fonoaudiologia, o processo de avaliação fonoaudiológica compreende a três fases, cujas denominações seguem de anamnese e/ou entrevista inicial, avaliação e conduta, ainda que não necessariamente nesta mesma ordem. Para a designação da conduta de alta circunstancial tem-se o critério da possibilidade de redução/eliminação do sintoma/queixa sem a intervenção direta do discente, para a qual, o acadêmico orienta e facilita estratégias sobre o que e como fazer para atender as necessidades do sujeito e de sua família durante um período por ele pré-determinado sem a intervenção direta. (OBJETIVO) O objetivo desta pesquisa foi caracterizar se há eficácia das orientações fornecidas por discentes do curso de Fonoaudiologia à família e/ou sujeito, como efeito educativo para a promoção da saúde durante a alta circunstancial. (METODOLOGIA). Para a realização da mesma, foram entrevistados vinte sujeitos (quando maiores), pais e/ou responsáveis de sujeitos com alta circunstancial no Estágio de Avaliação de Linguagem nos anos de 2004 e 2005. (RESULTADOS). Os sujeitos pesquisados referiram em grande proporção ter recebido as orientações referentes à avaliação fonoaudiológica realizada, referiram também ter apreendido as orientações recebidas, compreendidas e aplicadas. (CONCLUSÃO) A proposta de alta circunstancial é uma modalidade de tratamento eficaz, no entanto sugere-se a devida orientação sobre as expectativas dos responsáveis frente às concepções de dificuldades quanto à comunicação oral de seus filhos que devido à idade encontram-se em processo de desenvolvimento de seu inventário fonético e escolar.
id UNICESU -1_9124643a15c1ab6f4b28be0841c2baa6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2418
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?FamíliaFonoaudiologiaOrientaçõesNa prática clínica fonoaudiológica, especificamente de discentes do curso de Fonoaudiologia, o processo de avaliação fonoaudiológica compreende a três fases, cujas denominações seguem de anamnese e/ou entrevista inicial, avaliação e conduta, ainda que não necessariamente nesta mesma ordem. Para a designação da conduta de alta circunstancial tem-se o critério da possibilidade de redução/eliminação do sintoma/queixa sem a intervenção direta do discente, para a qual, o acadêmico orienta e facilita estratégias sobre o que e como fazer para atender as necessidades do sujeito e de sua família durante um período por ele pré-determinado sem a intervenção direta. (OBJETIVO) O objetivo desta pesquisa foi caracterizar se há eficácia das orientações fornecidas por discentes do curso de Fonoaudiologia à família e/ou sujeito, como efeito educativo para a promoção da saúde durante a alta circunstancial. (METODOLOGIA). Para a realização da mesma, foram entrevistados vinte sujeitos (quando maiores), pais e/ou responsáveis de sujeitos com alta circunstancial no Estágio de Avaliação de Linguagem nos anos de 2004 e 2005. (RESULTADOS). Os sujeitos pesquisados referiram em grande proporção ter recebido as orientações referentes à avaliação fonoaudiológica realizada, referiram também ter apreendido as orientações recebidas, compreendidas e aplicadas. (CONCLUSÃO) A proposta de alta circunstancial é uma modalidade de tratamento eficaz, no entanto sugere-se a devida orientação sobre as expectativas dos responsáveis frente às concepções de dificuldades quanto à comunicação oral de seus filhos que devido à idade encontram-se em processo de desenvolvimento de seu inventário fonético e escolar.Unicesumar2019-09-12T13:35:52Z2019-09-12T13:35:52Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2418otherZampar, Ely Cristiane FerreiraLabigalini, Ana Paula Vilareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:48.21Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
title ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
spellingShingle ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
Zampar, Ely Cristiane Ferreira
Família
Fonoaudiologia
Orientações
title_short ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
title_full ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
title_fullStr ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
title_full_unstemmed ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
title_sort ALTA CIRCUNSTANCIAL: UMA PROPOSTA EFICAZ?
author Zampar, Ely Cristiane Ferreira
author_facet Zampar, Ely Cristiane Ferreira
Labigalini, Ana Paula Vila
author_role author
author2 Labigalini, Ana Paula Vila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zampar, Ely Cristiane Ferreira
Labigalini, Ana Paula Vila
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Fonoaudiologia
Orientações
topic Família
Fonoaudiologia
Orientações
dc.description.none.fl_txt_mv Na prática clínica fonoaudiológica, especificamente de discentes do curso de Fonoaudiologia, o processo de avaliação fonoaudiológica compreende a três fases, cujas denominações seguem de anamnese e/ou entrevista inicial, avaliação e conduta, ainda que não necessariamente nesta mesma ordem. Para a designação da conduta de alta circunstancial tem-se o critério da possibilidade de redução/eliminação do sintoma/queixa sem a intervenção direta do discente, para a qual, o acadêmico orienta e facilita estratégias sobre o que e como fazer para atender as necessidades do sujeito e de sua família durante um período por ele pré-determinado sem a intervenção direta. (OBJETIVO) O objetivo desta pesquisa foi caracterizar se há eficácia das orientações fornecidas por discentes do curso de Fonoaudiologia à família e/ou sujeito, como efeito educativo para a promoção da saúde durante a alta circunstancial. (METODOLOGIA). Para a realização da mesma, foram entrevistados vinte sujeitos (quando maiores), pais e/ou responsáveis de sujeitos com alta circunstancial no Estágio de Avaliação de Linguagem nos anos de 2004 e 2005. (RESULTADOS). Os sujeitos pesquisados referiram em grande proporção ter recebido as orientações referentes à avaliação fonoaudiológica realizada, referiram também ter apreendido as orientações recebidas, compreendidas e aplicadas. (CONCLUSÃO) A proposta de alta circunstancial é uma modalidade de tratamento eficaz, no entanto sugere-se a devida orientação sobre as expectativas dos responsáveis frente às concepções de dificuldades quanto à comunicação oral de seus filhos que devido à idade encontram-se em processo de desenvolvimento de seu inventário fonético e escolar.
description Na prática clínica fonoaudiológica, especificamente de discentes do curso de Fonoaudiologia, o processo de avaliação fonoaudiológica compreende a três fases, cujas denominações seguem de anamnese e/ou entrevista inicial, avaliação e conduta, ainda que não necessariamente nesta mesma ordem. Para a designação da conduta de alta circunstancial tem-se o critério da possibilidade de redução/eliminação do sintoma/queixa sem a intervenção direta do discente, para a qual, o acadêmico orienta e facilita estratégias sobre o que e como fazer para atender as necessidades do sujeito e de sua família durante um período por ele pré-determinado sem a intervenção direta. (OBJETIVO) O objetivo desta pesquisa foi caracterizar se há eficácia das orientações fornecidas por discentes do curso de Fonoaudiologia à família e/ou sujeito, como efeito educativo para a promoção da saúde durante a alta circunstancial. (METODOLOGIA). Para a realização da mesma, foram entrevistados vinte sujeitos (quando maiores), pais e/ou responsáveis de sujeitos com alta circunstancial no Estágio de Avaliação de Linguagem nos anos de 2004 e 2005. (RESULTADOS). Os sujeitos pesquisados referiram em grande proporção ter recebido as orientações referentes à avaliação fonoaudiológica realizada, referiram também ter apreendido as orientações recebidas, compreendidas e aplicadas. (CONCLUSÃO) A proposta de alta circunstancial é uma modalidade de tratamento eficaz, no entanto sugere-se a devida orientação sobre as expectativas dos responsáveis frente às concepções de dificuldades quanto à comunicação oral de seus filhos que devido à idade encontram-se em processo de desenvolvimento de seu inventário fonético e escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-12T13:35:52Z
2019-09-12T13:35:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2418
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2418
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583590232064