MODA E EDUCAÇÃO NOS ANOS 1970: FOTOGRAFIAS COMO MEIO DE ESTUDO DAS APARÊNCIAS DA PRIMEIRA DAMA BÁRBARA BARROS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4922 |
Resumo: | Na década de 1970, as Associações de Pais e Professores –APPs- ganham força nas políticas públicas da educação. Em Maringá (PR), Bárbara Cecily Netto Barros, esposa do prefeito Silvio Magalhães Barros (1973-1977), impulsiona a criação das APPs nas escolas públicas. Neste texto, analisamos a trajetória da personagem na condução das políticas educacionais sob o foco da moda. Por meio do levantamento e análise de fotografias, oriundas do acervo do Patrimônio Histórico de Maringá e da imprensa, mostramos que o percurso da primeira-dama foi marcado pela produção de aparências que informam sobre as tendências da moda dos anos 1970. Os fundamentos teóricos e metodológicos para a análise foram puxados da história e historiografia da Educação, da Moda e das mulheres no Brasil. Nas aparências de Bárbara encontramos sinais de como aproveitou-se a moda para tecer representações para a sua feminilidade e poder na execução das políticas públicas da educação de Maringá . |
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Na década de 1970, as Associações de Pais e Professores –APPs- ganham força nas políticas públicas da educação. Em Maringá (PR), Bárbara Cecily Netto Barros, esposa do prefeito Silvio Magalhães Barros (1973-1977), impulsiona a criação das APPs nas escolas públicas. Neste texto, analisamos a trajetória da personagem na condução das políticas educacionais sob o foco da moda. Por meio do levantamento e análise de fotografias, oriundas do acervo do Patrimônio Histórico de Maringá e da imprensa, mostramos que o percurso da primeira-dama foi marcado pela produção de aparências que informam sobre as tendências da moda dos anos 1970. Os fundamentos teóricos e metodológicos para a análise foram puxados da história e historiografia da Educação, da Moda e das mulheres no Brasil. Nas aparências de Bárbara encontramos sinais de como aproveitou-se a moda para tecer representações para a sua feminilidade e poder na execução das políticas públicas da educação de Maringá . |
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