VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Mayara Maria Johann
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MAI, Lilian Denise, DROZINO, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5479
Resumo: O presente texto tem por objetivo analisar a interface da vigilância em saúde e do profissional enfermeiro no contexto da saúde carcerária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, pautada em fontes teóricas sobre o tema. O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, criado em 2003, prevê a integração direta das ações nesse setor aos diferentes níveis de assistência do Sistema Único de Saúde, mesmo que, na prática, os problemas decorrentes das condições de confinamento ainda não têm sido objeto efetivo dessas ações. Discute-se que a vigilância em saúde é um aporte teórico importante para orientar as práticas em saúde no sistema carcerário e que o enfermeiro é um profissional apto a desempenhar as funções necessárias e inerentes a esse espaço de cuidado. Conclui-se que, em atendimento ao artigo constitucional de que saúde é direito de todos e dever do Estado, o setor prescinde de uma reorientação prática do modelo assistencial, a fim de atender as necessidades e especificadas dessa população e que o tema saúde carcerária merece ser incluído nos currículos da área da saúde.
id UNICESU -1_92f162245907f71e158a4df19f71225d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5479
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIAEnfermagemSaúde carceráriaVigilância em saúdeO presente texto tem por objetivo analisar a interface da vigilância em saúde e do profissional enfermeiro no contexto da saúde carcerária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, pautada em fontes teóricas sobre o tema. O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, criado em 2003, prevê a integração direta das ações nesse setor aos diferentes níveis de assistência do Sistema Único de Saúde, mesmo que, na prática, os problemas decorrentes das condições de confinamento ainda não têm sido objeto efetivo dessas ações. Discute-se que a vigilância em saúde é um aporte teórico importante para orientar as práticas em saúde no sistema carcerário e que o enfermeiro é um profissional apto a desempenhar as funções necessárias e inerentes a esse espaço de cuidado. Conclui-se que, em atendimento ao artigo constitucional de que saúde é direito de todos e dever do Estado, o setor prescinde de uma reorientação prática do modelo assistencial, a fim de atender as necessidades e especificadas dessa população e que o tema saúde carcerária merece ser incluído nos currículos da área da saúde.UniCesumar2020-03-30T13:23:16Z2020-03-30T13:23:16Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5479otherBATISTA, Mayara Maria JohannMAI, Lilian DeniseDROZINO, Larissareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:00.756Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
title VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
spellingShingle VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
BATISTA, Mayara Maria Johann
Enfermagem
Saúde carcerária
Vigilância em saúde
title_short VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
title_full VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
title_fullStr VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
title_full_unstemmed VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
title_sort VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA SAÚDE CARCERÁRIA
author BATISTA, Mayara Maria Johann
author_facet BATISTA, Mayara Maria Johann
MAI, Lilian Denise
DROZINO, Larissa
author_role author
author2 MAI, Lilian Denise
DROZINO, Larissa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Mayara Maria Johann
MAI, Lilian Denise
DROZINO, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Saúde carcerária
Vigilância em saúde
topic Enfermagem
Saúde carcerária
Vigilância em saúde
dc.description.none.fl_txt_mv O presente texto tem por objetivo analisar a interface da vigilância em saúde e do profissional enfermeiro no contexto da saúde carcerária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, pautada em fontes teóricas sobre o tema. O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, criado em 2003, prevê a integração direta das ações nesse setor aos diferentes níveis de assistência do Sistema Único de Saúde, mesmo que, na prática, os problemas decorrentes das condições de confinamento ainda não têm sido objeto efetivo dessas ações. Discute-se que a vigilância em saúde é um aporte teórico importante para orientar as práticas em saúde no sistema carcerário e que o enfermeiro é um profissional apto a desempenhar as funções necessárias e inerentes a esse espaço de cuidado. Conclui-se que, em atendimento ao artigo constitucional de que saúde é direito de todos e dever do Estado, o setor prescinde de uma reorientação prática do modelo assistencial, a fim de atender as necessidades e especificadas dessa população e que o tema saúde carcerária merece ser incluído nos currículos da área da saúde.
description O presente texto tem por objetivo analisar a interface da vigilância em saúde e do profissional enfermeiro no contexto da saúde carcerária. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, pautada em fontes teóricas sobre o tema. O Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário, criado em 2003, prevê a integração direta das ações nesse setor aos diferentes níveis de assistência do Sistema Único de Saúde, mesmo que, na prática, os problemas decorrentes das condições de confinamento ainda não têm sido objeto efetivo dessas ações. Discute-se que a vigilância em saúde é um aporte teórico importante para orientar as práticas em saúde no sistema carcerário e que o enfermeiro é um profissional apto a desempenhar as funções necessárias e inerentes a esse espaço de cuidado. Conclui-se que, em atendimento ao artigo constitucional de que saúde é direito de todos e dever do Estado, o setor prescinde de uma reorientação prática do modelo assistencial, a fim de atender as necessidades e especificadas dessa população e que o tema saúde carcerária merece ser incluído nos currículos da área da saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T13:23:16Z
2020-03-30T13:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5479
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5479
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948621040123904