RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Lucas Alexandre Dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mannigel, Anny Rosi, Gasparotto, Francielli, Paccola, Edneia Aparecida de Souza
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1301
Resumo: O controle dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos é fundamental para a preservação do ciclo produtivo sustentável. Partindo desse princípio o objetivo desta pesquisa foi observar o desenvolvimento da reciclagem de materiais orgânicos encontrados em meio urbano e rural e analisar as características deste composto formado para que possa ser utilizado para o desenvolvimento de plantas. Os materiais utilizados foram o sabugo de milho triturado (ST), cascas de frutas e verduras (CFV), restos de podas de árvores (PA) e esterco bovino (EB) em diferentes concentrações. Composto A (ST 20% + CFV 10% + EB 30% + PA 40%), Composto B (ST 30% + CFV 10% + EB20% + PA 40%), Composto C (ST 40% + CFV 20% + EB 20% + PA 20%). Todo processo foi realizado na casa de vegetação da Instituição de Ensino Superior, localizada no município de Maringá- Pr e os resíduos orgânicos formados foram analisados no laboratório de solos da Sociedade Rural de Maringá. Após o processo de reciclagem do material, o composto apresentou cheiro de terra, com a granulometria uniforme e coloração escura nos compostos A, B e C. Por fim, pode-se afirmar que a aplicabilidade do uso da compostagem pode ser considerada uma alternativa adequada e de fácil manuseio, uma vez que a região norte do estado do Paraná tem grande geração de resíduos orgânicos provenientes de diversas atividades urbanas e rurais, reduzindo assim a quantidade de material orgânico nos aterros sanitários.
id UNICESU -1_93afb932ff5fcfde47f42310fdf7b1d2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1301
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTASCompostagemSustentabilidade e organomineralO controle dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos é fundamental para a preservação do ciclo produtivo sustentável. Partindo desse princípio o objetivo desta pesquisa foi observar o desenvolvimento da reciclagem de materiais orgânicos encontrados em meio urbano e rural e analisar as características deste composto formado para que possa ser utilizado para o desenvolvimento de plantas. Os materiais utilizados foram o sabugo de milho triturado (ST), cascas de frutas e verduras (CFV), restos de podas de árvores (PA) e esterco bovino (EB) em diferentes concentrações. Composto A (ST 20% + CFV 10% + EB 30% + PA 40%), Composto B (ST 30% + CFV 10% + EB20% + PA 40%), Composto C (ST 40% + CFV 20% + EB 20% + PA 20%). Todo processo foi realizado na casa de vegetação da Instituição de Ensino Superior, localizada no município de Maringá- Pr e os resíduos orgânicos formados foram analisados no laboratório de solos da Sociedade Rural de Maringá. Após o processo de reciclagem do material, o composto apresentou cheiro de terra, com a granulometria uniforme e coloração escura nos compostos A, B e C. Por fim, pode-se afirmar que a aplicabilidade do uso da compostagem pode ser considerada uma alternativa adequada e de fácil manuseio, uma vez que a região norte do estado do Paraná tem grande geração de resíduos orgânicos provenientes de diversas atividades urbanas e rurais, reduzindo assim a quantidade de material orgânico nos aterros sanitários.Unicesumar2019-08-12T11:06:51Z2019-08-12T11:06:51Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1301otherGarcia, Lucas Alexandre Dos SantosMannigel, Anny RosiGasparotto, FrancielliPaccola, Edneia Aparecida de Souzareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:37.687Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
title RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
spellingShingle RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
Garcia, Lucas Alexandre Dos Santos
Compostagem
Sustentabilidade e organomineral
title_short RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
title_full RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
title_fullStr RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
title_full_unstemmed RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
title_sort RECICLAGEM DA MATÉRIA ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE PLANTAS
author Garcia, Lucas Alexandre Dos Santos
author_facet Garcia, Lucas Alexandre Dos Santos
Mannigel, Anny Rosi
Gasparotto, Francielli
Paccola, Edneia Aparecida de Souza
author_role author
author2 Mannigel, Anny Rosi
Gasparotto, Francielli
Paccola, Edneia Aparecida de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Lucas Alexandre Dos Santos
Mannigel, Anny Rosi
Gasparotto, Francielli
Paccola, Edneia Aparecida de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Compostagem
Sustentabilidade e organomineral
topic Compostagem
Sustentabilidade e organomineral
dc.description.none.fl_txt_mv O controle dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos é fundamental para a preservação do ciclo produtivo sustentável. Partindo desse princípio o objetivo desta pesquisa foi observar o desenvolvimento da reciclagem de materiais orgânicos encontrados em meio urbano e rural e analisar as características deste composto formado para que possa ser utilizado para o desenvolvimento de plantas. Os materiais utilizados foram o sabugo de milho triturado (ST), cascas de frutas e verduras (CFV), restos de podas de árvores (PA) e esterco bovino (EB) em diferentes concentrações. Composto A (ST 20% + CFV 10% + EB 30% + PA 40%), Composto B (ST 30% + CFV 10% + EB20% + PA 40%), Composto C (ST 40% + CFV 20% + EB 20% + PA 20%). Todo processo foi realizado na casa de vegetação da Instituição de Ensino Superior, localizada no município de Maringá- Pr e os resíduos orgânicos formados foram analisados no laboratório de solos da Sociedade Rural de Maringá. Após o processo de reciclagem do material, o composto apresentou cheiro de terra, com a granulometria uniforme e coloração escura nos compostos A, B e C. Por fim, pode-se afirmar que a aplicabilidade do uso da compostagem pode ser considerada uma alternativa adequada e de fácil manuseio, uma vez que a região norte do estado do Paraná tem grande geração de resíduos orgânicos provenientes de diversas atividades urbanas e rurais, reduzindo assim a quantidade de material orgânico nos aterros sanitários.
description O controle dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos é fundamental para a preservação do ciclo produtivo sustentável. Partindo desse princípio o objetivo desta pesquisa foi observar o desenvolvimento da reciclagem de materiais orgânicos encontrados em meio urbano e rural e analisar as características deste composto formado para que possa ser utilizado para o desenvolvimento de plantas. Os materiais utilizados foram o sabugo de milho triturado (ST), cascas de frutas e verduras (CFV), restos de podas de árvores (PA) e esterco bovino (EB) em diferentes concentrações. Composto A (ST 20% + CFV 10% + EB 30% + PA 40%), Composto B (ST 30% + CFV 10% + EB20% + PA 40%), Composto C (ST 40% + CFV 20% + EB 20% + PA 20%). Todo processo foi realizado na casa de vegetação da Instituição de Ensino Superior, localizada no município de Maringá- Pr e os resíduos orgânicos formados foram analisados no laboratório de solos da Sociedade Rural de Maringá. Após o processo de reciclagem do material, o composto apresentou cheiro de terra, com a granulometria uniforme e coloração escura nos compostos A, B e C. Por fim, pode-se afirmar que a aplicabilidade do uso da compostagem pode ser considerada uma alternativa adequada e de fácil manuseio, uma vez que a região norte do estado do Paraná tem grande geração de resíduos orgânicos provenientes de diversas atividades urbanas e rurais, reduzindo assim a quantidade de material orgânico nos aterros sanitários.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T11:06:51Z
2019-08-12T11:06:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1301
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1301
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948606478548992