A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019 |
Resumo: | O estudo em questão vincula-se à área de Estudos Literários, especificamente, à Literatura Portuguesa do século XVI e as influências clássicas na poesia épica.Contrário ao teocentrismo medieval, o pensamento do novo mundo no século XVI baseou-se nas doutrinas greco-latinas. Essa retomada dos valores clássicos veio a se concretizar com o Renascimento. O movimento surgido na Itália do século XIV, não foi apenas de ordem artística, mas também de ordem cultural, política, ideológica e intelectual. A culminância de fatores veio contradizer os valores clericais vigentes, possibilitando uma importante e única renovação cultural. O poema épico Os Lusíadas, publicado em 1572, não só reflete essa nova visão da cultura da Renascença, como também representa o momento que Portugal atinge o ápice de sua evolução histórica. Na proposta de estudo, será feita uma aproximação com a epopéia latina Eneida, de Virgílio, no que se refere aos mitos gregos, especificamente a deusa Vênus, presente em ambos os textos. Contempla ainda, uma leitura das intertextualidades da poesia com a pintura italiana do século XVI. |
id |
UNICESU -1_947aef10bde52fd30b3c1fdcfd93925b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5019 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAISMitologiaPintura italianaPoesia épicaRenascimento portuguêsO estudo em questão vincula-se à área de Estudos Literários, especificamente, à Literatura Portuguesa do século XVI e as influências clássicas na poesia épica.Contrário ao teocentrismo medieval, o pensamento do novo mundo no século XVI baseou-se nas doutrinas greco-latinas. Essa retomada dos valores clássicos veio a se concretizar com o Renascimento. O movimento surgido na Itália do século XIV, não foi apenas de ordem artística, mas também de ordem cultural, política, ideológica e intelectual. A culminância de fatores veio contradizer os valores clericais vigentes, possibilitando uma importante e única renovação cultural. O poema épico Os Lusíadas, publicado em 1572, não só reflete essa nova visão da cultura da Renascença, como também representa o momento que Portugal atinge o ápice de sua evolução histórica. Na proposta de estudo, será feita uma aproximação com a epopéia latina Eneida, de Virgílio, no que se refere aos mitos gregos, especificamente a deusa Vênus, presente em ambos os textos. Contempla ainda, uma leitura das intertextualidades da poesia com a pintura italiana do século XVI.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T18:48:26Z2020-02-13T18:48:26Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019porAGUIAR, Fabrício César deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:33ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
title |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
spellingShingle |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS AGUIAR, Fabrício César de Mitologia Pintura italiana Poesia épica Renascimento português |
title_short |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
title_full |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
title_fullStr |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
title_full_unstemmed |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
title_sort |
A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS |
author |
AGUIAR, Fabrício César de |
author_facet |
AGUIAR, Fabrício César de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AGUIAR, Fabrício César de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mitologia Pintura italiana Poesia épica Renascimento português |
topic |
Mitologia Pintura italiana Poesia épica Renascimento português |
description |
O estudo em questão vincula-se à área de Estudos Literários, especificamente, à Literatura Portuguesa do século XVI e as influências clássicas na poesia épica.Contrário ao teocentrismo medieval, o pensamento do novo mundo no século XVI baseou-se nas doutrinas greco-latinas. Essa retomada dos valores clássicos veio a se concretizar com o Renascimento. O movimento surgido na Itália do século XIV, não foi apenas de ordem artística, mas também de ordem cultural, política, ideológica e intelectual. A culminância de fatores veio contradizer os valores clericais vigentes, possibilitando uma importante e única renovação cultural. O poema épico Os Lusíadas, publicado em 1572, não só reflete essa nova visão da cultura da Renascença, como também representa o momento que Portugal atinge o ápice de sua evolução histórica. Na proposta de estudo, será feita uma aproximação com a epopéia latina Eneida, de Virgílio, no que se refere aos mitos gregos, especificamente a deusa Vênus, presente em ambos os textos. Contempla ainda, uma leitura das intertextualidades da poesia com a pintura italiana do século XVI. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-13T18:48:26Z 2020-02-13T18:48:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771949936803840 |