A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGUIAR, Fabrício César de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019
Resumo: O estudo em questão vincula-se à área de Estudos Literários, especificamente, à Literatura Portuguesa do século XVI e as influências clássicas na poesia épica.Contrário ao teocentrismo medieval, o pensamento do novo mundo no século XVI baseou-se nas doutrinas greco-latinas. Essa retomada dos valores clássicos veio a se concretizar com o Renascimento. O movimento surgido na Itália do século XIV, não foi apenas de ordem artística, mas também de ordem cultural, política, ideológica e intelectual. A culminância de fatores veio contradizer os valores clericais vigentes, possibilitando uma importante e única renovação cultural. O poema épico Os Lusíadas, publicado em 1572, não só reflete essa nova visão da cultura da Renascença, como também representa o momento que Portugal atinge o ápice de sua evolução histórica. Na proposta de estudo, será feita uma aproximação com a epopéia latina Eneida, de Virgílio, no que se refere aos mitos gregos, especificamente a deusa Vênus, presente em ambos os textos. Contempla ainda, uma leitura das intertextualidades da poesia com a pintura italiana do século XVI.
id UNICESU -1_947aef10bde52fd30b3c1fdcfd93925b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5019
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAISMitologiaPintura italianaPoesia épicaRenascimento portuguêsO estudo em questão vincula-se à área de Estudos Literários, especificamente, à Literatura Portuguesa do século XVI e as influências clássicas na poesia épica.Contrário ao teocentrismo medieval, o pensamento do novo mundo no século XVI baseou-se nas doutrinas greco-latinas. Essa retomada dos valores clássicos veio a se concretizar com o Renascimento. O movimento surgido na Itália do século XIV, não foi apenas de ordem artística, mas também de ordem cultural, política, ideológica e intelectual. A culminância de fatores veio contradizer os valores clericais vigentes, possibilitando uma importante e única renovação cultural. O poema épico Os Lusíadas, publicado em 1572, não só reflete essa nova visão da cultura da Renascença, como também representa o momento que Portugal atinge o ápice de sua evolução histórica. Na proposta de estudo, será feita uma aproximação com a epopéia latina Eneida, de Virgílio, no que se refere aos mitos gregos, especificamente a deusa Vênus, presente em ambos os textos. Contempla ainda, uma leitura das intertextualidades da poesia com a pintura italiana do século XVI.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T18:48:26Z2020-02-13T18:48:26Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019porAGUIAR, Fabrício César deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
title A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
spellingShingle A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
AGUIAR, Fabrício César de
Mitologia
Pintura italiana
Poesia épica
Renascimento português
title_short A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
title_full A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
title_fullStr A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
title_full_unstemmed A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
title_sort A REPRESENTAÇÃO DA DEUSA VÊNUS NAS EPOPÉIAS ENEIDA, DE VIRGÍLIO, EM OS LUSÍADAS, DE CAMÕES, E NA PINTURA DE BOTTICELLI–LEITURAS INTERTEXTUAIS
author AGUIAR, Fabrício César de
author_facet AGUIAR, Fabrício César de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AGUIAR, Fabrício César de
dc.subject.por.fl_str_mv Mitologia
Pintura italiana
Poesia épica
Renascimento português
topic Mitologia
Pintura italiana
Poesia épica
Renascimento português
description O estudo em questão vincula-se à área de Estudos Literários, especificamente, à Literatura Portuguesa do século XVI e as influências clássicas na poesia épica.Contrário ao teocentrismo medieval, o pensamento do novo mundo no século XVI baseou-se nas doutrinas greco-latinas. Essa retomada dos valores clássicos veio a se concretizar com o Renascimento. O movimento surgido na Itália do século XIV, não foi apenas de ordem artística, mas também de ordem cultural, política, ideológica e intelectual. A culminância de fatores veio contradizer os valores clericais vigentes, possibilitando uma importante e única renovação cultural. O poema épico Os Lusíadas, publicado em 1572, não só reflete essa nova visão da cultura da Renascença, como também representa o momento que Portugal atinge o ápice de sua evolução histórica. Na proposta de estudo, será feita uma aproximação com a epopéia latina Eneida, de Virgílio, no que se refere aos mitos gregos, especificamente a deusa Vênus, presente em ambos os textos. Contempla ainda, uma leitura das intertextualidades da poesia com a pintura italiana do século XVI.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T18:48:26Z
2020-02-13T18:48:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771949936803840