INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Aline Domingues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACHADO, Nádia Regina Camargo Fernandes, SCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsen
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3250
Resumo: A queima de biomassa vegetal para geração de energia em caldeira resulta na produção de um resíduo que se constitui em passivo ambiental em algumas indústrias que fazem uso dessa fonte energética. O desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento desse resíduo se faz necessário e uma das alternativas é a sua utilização como matéria-prima para síntese de zeólitas, devido à semelhança na composição química de cinzas com material vulcânico precursor das zeólitas naturais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as cinzas provenientes da caldeira de uma indústria agroindustrial do norte do Paraná como fonte alternativa de Si e Al para síntese de zeólitas. Para tanto realizou-se a caracterização de três amostras de cinzas (cinza 1, 2 e 3), colhidas em pontos diferentes da mesma caldeira, mediante análise de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Na síntese das zeólitas, as cinzas foram submetidas a um tratamento hidrotérmico em estufa usando hidróxido de sódio. As sínteses foram realizadas a 100°C com tempo de reação de 24 h e para a cinza 1, devido a formação de material zeolítico diferente das cinzas 2 e 3, variando o tempo de reação (12h, 24h, 48h e 72h). Análises de difração de raios X dos produtos das sínteses revelaram a formação da zeólita NaP1 e hidroxissodalita para a cinza 1 com tempo de reação de 24h e de hidroxissodalita para as demais sínteses. Embora não tenha se formado as zeólitas desejadas, verifica-se que as cinzas são matérias -primas promissoras na síntese de zeólitas.
id UNICESU -1_947ed31c7fb56561833e440f00301f98
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3250
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITASCinzasHidroxissodalitaTratamento hidrotérmicoZeólitasA queima de biomassa vegetal para geração de energia em caldeira resulta na produção de um resíduo que se constitui em passivo ambiental em algumas indústrias que fazem uso dessa fonte energética. O desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento desse resíduo se faz necessário e uma das alternativas é a sua utilização como matéria-prima para síntese de zeólitas, devido à semelhança na composição química de cinzas com material vulcânico precursor das zeólitas naturais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as cinzas provenientes da caldeira de uma indústria agroindustrial do norte do Paraná como fonte alternativa de Si e Al para síntese de zeólitas. Para tanto realizou-se a caracterização de três amostras de cinzas (cinza 1, 2 e 3), colhidas em pontos diferentes da mesma caldeira, mediante análise de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Na síntese das zeólitas, as cinzas foram submetidas a um tratamento hidrotérmico em estufa usando hidróxido de sódio. As sínteses foram realizadas a 100°C com tempo de reação de 24 h e para a cinza 1, devido a formação de material zeolítico diferente das cinzas 2 e 3, variando o tempo de reação (12h, 24h, 48h e 72h). Análises de difração de raios X dos produtos das sínteses revelaram a formação da zeólita NaP1 e hidroxissodalita para a cinza 1 com tempo de reação de 24h e de hidroxissodalita para as demais sínteses. Embora não tenha se formado as zeólitas desejadas, verifica-se que as cinzas são matérias -primas promissoras na síntese de zeólitas.UniCesumar2019-11-28T16:40:14Z2019-11-28T16:40:14Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3250otherGOMES, Aline DominguesMACHADO, Nádia Regina Camargo FernandesSCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsenreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:34Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:41.5Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
title INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
spellingShingle INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
GOMES, Aline Domingues
Cinzas
Hidroxissodalita
Tratamento hidrotérmico
Zeólitas
title_short INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
title_full INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
title_fullStr INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
title_sort INVESTIGAÇÃO DO POTENCIAL DE USO DE CINZAS DE CALDEIRA PARA SÍNTESE DE ZEÓLITAS
author GOMES, Aline Domingues
author_facet GOMES, Aline Domingues
MACHADO, Nádia Regina Camargo Fernandes
SCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsen
author_role author
author2 MACHADO, Nádia Regina Camargo Fernandes
SCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Aline Domingues
MACHADO, Nádia Regina Camargo Fernandes
SCALIANTE, Mara Heloisa Neves Olsen
dc.subject.por.fl_str_mv Cinzas
Hidroxissodalita
Tratamento hidrotérmico
Zeólitas
topic Cinzas
Hidroxissodalita
Tratamento hidrotérmico
Zeólitas
dc.description.none.fl_txt_mv A queima de biomassa vegetal para geração de energia em caldeira resulta na produção de um resíduo que se constitui em passivo ambiental em algumas indústrias que fazem uso dessa fonte energética. O desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento desse resíduo se faz necessário e uma das alternativas é a sua utilização como matéria-prima para síntese de zeólitas, devido à semelhança na composição química de cinzas com material vulcânico precursor das zeólitas naturais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as cinzas provenientes da caldeira de uma indústria agroindustrial do norte do Paraná como fonte alternativa de Si e Al para síntese de zeólitas. Para tanto realizou-se a caracterização de três amostras de cinzas (cinza 1, 2 e 3), colhidas em pontos diferentes da mesma caldeira, mediante análise de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Na síntese das zeólitas, as cinzas foram submetidas a um tratamento hidrotérmico em estufa usando hidróxido de sódio. As sínteses foram realizadas a 100°C com tempo de reação de 24 h e para a cinza 1, devido a formação de material zeolítico diferente das cinzas 2 e 3, variando o tempo de reação (12h, 24h, 48h e 72h). Análises de difração de raios X dos produtos das sínteses revelaram a formação da zeólita NaP1 e hidroxissodalita para a cinza 1 com tempo de reação de 24h e de hidroxissodalita para as demais sínteses. Embora não tenha se formado as zeólitas desejadas, verifica-se que as cinzas são matérias -primas promissoras na síntese de zeólitas.
description A queima de biomassa vegetal para geração de energia em caldeira resulta na produção de um resíduo que se constitui em passivo ambiental em algumas indústrias que fazem uso dessa fonte energética. O desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento desse resíduo se faz necessário e uma das alternativas é a sua utilização como matéria-prima para síntese de zeólitas, devido à semelhança na composição química de cinzas com material vulcânico precursor das zeólitas naturais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar as cinzas provenientes da caldeira de uma indústria agroindustrial do norte do Paraná como fonte alternativa de Si e Al para síntese de zeólitas. Para tanto realizou-se a caracterização de três amostras de cinzas (cinza 1, 2 e 3), colhidas em pontos diferentes da mesma caldeira, mediante análise de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Na síntese das zeólitas, as cinzas foram submetidas a um tratamento hidrotérmico em estufa usando hidróxido de sódio. As sínteses foram realizadas a 100°C com tempo de reação de 24 h e para a cinza 1, devido a formação de material zeolítico diferente das cinzas 2 e 3, variando o tempo de reação (12h, 24h, 48h e 72h). Análises de difração de raios X dos produtos das sínteses revelaram a formação da zeólita NaP1 e hidroxissodalita para a cinza 1 com tempo de reação de 24h e de hidroxissodalita para as demais sínteses. Embora não tenha se formado as zeólitas desejadas, verifica-se que as cinzas são matérias -primas promissoras na síntese de zeólitas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-28T16:40:14Z
2019-11-28T16:40:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3250
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3250
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948594362253312