RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Antonio Carlos Vaz
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: APARECIDA, Luciene Porfirio, SOUZA, Heliton Carlos de, VOLPINI, Alceu Renato Navarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6999
Resumo: Nos últimos anos a questão de responsabilidade social das empresas vem ganhando o espaço maior nas discussões tanto a nível acadêmica quanto empresarial e tem recebido um tratamento especial das organizações na execução das suas atividades e no seu relacionamento com todos que fazem parte do processo diretamente ou não como os clientes, fornecedores, funcionários, governo, acionistas, meio ambiente etc. já que as empresas socialmente responsáveis acabam recebendo vantagem dos envolvidos. A grande maioria das empresas brasileira é micro e pequenas empresas e responsáveis pela maioria dos empregos. As micro e pequenas empresas pelo seu alto grau de penetração na comunidade e pelo raio de atuação são atores importantes na transformação social. Assim sendo se faz necessário investigar nas empresas de Naviraí a utilização dessas práticas ou se restringem ás medias e grandes organizações. O objetivo desse trabalho é analisar as práticas de responsabilidade social empresarial das micro e pequenas empresas da cidade de Naviraí-MS. Inicialmente foi feita uma revisão da literatura para melhor conhecer o tema e servir de base para a análise da pesquisa de campo. Verificou-se que a prática da responsabilidade social independe do faturamento, do total das empresas 82% são administradas pelo próprio empresário. A maioria 73% considera socialmente responsável, o principal resultado alcançado foi o melhoramento da imagem frente aos consumidores e a comunidade onde está inserida. O principal recurso utilizado por 44% das empresas na prática de responsabilidade social é o financeiro. Muitos empresários investem, mas não sabem o significado da responsabilidade social, que está muito ligada à filantropia. Apesar da falta do conhecimento dos empresários sobre as vantagens de investir na área social, a maioria investe em alguma ação social e pretendem continuar investindo.
id UNICESU -1_95a8a1a6ead0b1e1a9d041a0be6b5fc5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6999
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MSResponsabilidade socialPequena empresaAção socialNos últimos anos a questão de responsabilidade social das empresas vem ganhando o espaço maior nas discussões tanto a nível acadêmica quanto empresarial e tem recebido um tratamento especial das organizações na execução das suas atividades e no seu relacionamento com todos que fazem parte do processo diretamente ou não como os clientes, fornecedores, funcionários, governo, acionistas, meio ambiente etc. já que as empresas socialmente responsáveis acabam recebendo vantagem dos envolvidos. A grande maioria das empresas brasileira é micro e pequenas empresas e responsáveis pela maioria dos empregos. As micro e pequenas empresas pelo seu alto grau de penetração na comunidade e pelo raio de atuação são atores importantes na transformação social. Assim sendo se faz necessário investigar nas empresas de Naviraí a utilização dessas práticas ou se restringem ás medias e grandes organizações. O objetivo desse trabalho é analisar as práticas de responsabilidade social empresarial das micro e pequenas empresas da cidade de Naviraí-MS. Inicialmente foi feita uma revisão da literatura para melhor conhecer o tema e servir de base para a análise da pesquisa de campo. Verificou-se que a prática da responsabilidade social independe do faturamento, do total das empresas 82% são administradas pelo próprio empresário. A maioria 73% considera socialmente responsável, o principal resultado alcançado foi o melhoramento da imagem frente aos consumidores e a comunidade onde está inserida. O principal recurso utilizado por 44% das empresas na prática de responsabilidade social é o financeiro. Muitos empresários investem, mas não sabem o significado da responsabilidade social, que está muito ligada à filantropia. Apesar da falta do conhecimento dos empresários sobre as vantagens de investir na área social, a maioria investe em alguma ação social e pretendem continuar investindo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T16:09:08Z2005-10-192021-02-01T16:09:08Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6999porLOPES, Antonio Carlos VazAPARECIDA, Luciene PorfirioSOUZA, Heliton Carlos deVOLPINI, Alceu Renato Navarroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-02T06:01:43ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
title RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
spellingShingle RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
LOPES, Antonio Carlos Vaz
Responsabilidade social
Pequena empresa
Ação social
title_short RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
title_full RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
title_fullStr RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
title_full_unstemmed RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
title_sort RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE NAVIRAÍ-MS
author LOPES, Antonio Carlos Vaz
author_facet LOPES, Antonio Carlos Vaz
APARECIDA, Luciene Porfirio
SOUZA, Heliton Carlos de
VOLPINI, Alceu Renato Navarro
author_role author
author2 APARECIDA, Luciene Porfirio
SOUZA, Heliton Carlos de
VOLPINI, Alceu Renato Navarro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Antonio Carlos Vaz
APARECIDA, Luciene Porfirio
SOUZA, Heliton Carlos de
VOLPINI, Alceu Renato Navarro
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Pequena empresa
Ação social
topic Responsabilidade social
Pequena empresa
Ação social
description Nos últimos anos a questão de responsabilidade social das empresas vem ganhando o espaço maior nas discussões tanto a nível acadêmica quanto empresarial e tem recebido um tratamento especial das organizações na execução das suas atividades e no seu relacionamento com todos que fazem parte do processo diretamente ou não como os clientes, fornecedores, funcionários, governo, acionistas, meio ambiente etc. já que as empresas socialmente responsáveis acabam recebendo vantagem dos envolvidos. A grande maioria das empresas brasileira é micro e pequenas empresas e responsáveis pela maioria dos empregos. As micro e pequenas empresas pelo seu alto grau de penetração na comunidade e pelo raio de atuação são atores importantes na transformação social. Assim sendo se faz necessário investigar nas empresas de Naviraí a utilização dessas práticas ou se restringem ás medias e grandes organizações. O objetivo desse trabalho é analisar as práticas de responsabilidade social empresarial das micro e pequenas empresas da cidade de Naviraí-MS. Inicialmente foi feita uma revisão da literatura para melhor conhecer o tema e servir de base para a análise da pesquisa de campo. Verificou-se que a prática da responsabilidade social independe do faturamento, do total das empresas 82% são administradas pelo próprio empresário. A maioria 73% considera socialmente responsável, o principal resultado alcançado foi o melhoramento da imagem frente aos consumidores e a comunidade onde está inserida. O principal recurso utilizado por 44% das empresas na prática de responsabilidade social é o financeiro. Muitos empresários investem, mas não sabem o significado da responsabilidade social, que está muito ligada à filantropia. Apesar da falta do conhecimento dos empresários sobre as vantagens de investir na área social, a maioria investe em alguma ação social e pretendem continuar investindo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T16:09:08Z
2021-02-01T16:09:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6999
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771931336114176