PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Nathalia Jung
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PIETRZAK, Jeniffer Karolina Pereira, CESTAR, Maria Elisa Wotzasek, CALDERON, Taiara Maestro, MARANDOLA, Célia Maria da Rocha, SODRÉ, Thelma Malagutti
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2963
Resumo: Atualmente, um dos grandes desafios da Universidade é formar indivíduos que sejam capazes de buscar conhecimentos e saber utiliza-los. É por meio desta dificuldade que se percebe a importância e necessidade da inserção precoce do estudante de graduação em projetos de pesquisa, com o objetivo de aprimorar as qualidades desejadas em um profissional de nível superior, estimular a busca de conhecimentos nos meios de pesquisa e das melhores evidências científicas para o cuidado em saúde. Objetivo: Relatar a participação de alunos de graduação em um grupo de pesquisa e a contribuição para sua formação acadêmica e profissional. Metodologia: Relato de experiência, com descrição da participação de graduandas no projeto “Estratégias de Prevenção do HPV e sua relação com o Câncer”, desenvolvido por docentes e discentes da graduação e pós-graduação, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Mulher da Universidade Estadual de Londrina, além de consultores externos ligados à temática do projeto. Resultados: As atividades propostas e desenvolvidas por alunos de graduação no presente grupo são diversas, e entre elas se destacam: auxiliar na elaboração de instrumentos para coleta de dados, como questionários, questões norteadoras, roteiros de análises e formulários; auxiliar na construção e alimentação de banco de dados oriundos de pesquisas quantitativas; transcrever dados de pesquisas qualitativas; participar nas discussões dos conceitos e fundamentações dos diferentes tipos de pesquisa; elaborar subprojetos de pesquisa para Iniciação Científica (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TTC). Nas reuniões são apresentados os projetos em desenvolvimento e discutido todo o processo de pesquisa com todos os participantes, incluindo os graduandos. Conclusão: A participação no grupo de pesquisa possibilitou novas experiências e novos conhecimentos, com ampliação da visão sobre pesquisa. Envolver-se em projeto de pesquisa multiprofissional traz vivências diferentes daquelas adquiridas em sala de aula, auxilia no desenvolvimento do senso crítico e contribui significativamente no embasamento das práticas profissionais do graduando.
id UNICESU -1_95fa46095e547aa3451318c911032325
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2963
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAGrupos de PesquisaEstudantes de enfermagemSaúde da mulherAtualmente, um dos grandes desafios da Universidade é formar indivíduos que sejam capazes de buscar conhecimentos e saber utiliza-los. É por meio desta dificuldade que se percebe a importância e necessidade da inserção precoce do estudante de graduação em projetos de pesquisa, com o objetivo de aprimorar as qualidades desejadas em um profissional de nível superior, estimular a busca de conhecimentos nos meios de pesquisa e das melhores evidências científicas para o cuidado em saúde. Objetivo: Relatar a participação de alunos de graduação em um grupo de pesquisa e a contribuição para sua formação acadêmica e profissional. Metodologia: Relato de experiência, com descrição da participação de graduandas no projeto “Estratégias de Prevenção do HPV e sua relação com o Câncer”, desenvolvido por docentes e discentes da graduação e pós-graduação, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Mulher da Universidade Estadual de Londrina, além de consultores externos ligados à temática do projeto. Resultados: As atividades propostas e desenvolvidas por alunos de graduação no presente grupo são diversas, e entre elas se destacam: auxiliar na elaboração de instrumentos para coleta de dados, como questionários, questões norteadoras, roteiros de análises e formulários; auxiliar na construção e alimentação de banco de dados oriundos de pesquisas quantitativas; transcrever dados de pesquisas qualitativas; participar nas discussões dos conceitos e fundamentações dos diferentes tipos de pesquisa; elaborar subprojetos de pesquisa para Iniciação Científica (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TTC). Nas reuniões são apresentados os projetos em desenvolvimento e discutido todo o processo de pesquisa com todos os participantes, incluindo os graduandos. Conclusão: A participação no grupo de pesquisa possibilitou novas experiências e novos conhecimentos, com ampliação da visão sobre pesquisa. Envolver-se em projeto de pesquisa multiprofissional traz vivências diferentes daquelas adquiridas em sala de aula, auxilia no desenvolvimento do senso crítico e contribui significativamente no embasamento das práticas profissionais do graduando.UniCesumar2019-11-21T19:41:45Z2019-11-21T19:41:45Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2963otherFERREIRA, Nathalia JungPIETRZAK, Jeniffer Karolina PereiraCESTAR, Maria Elisa WotzasekCALDERON, Taiara MaestroMARANDOLA, Célia Maria da RochaSODRÉ, Thelma Malaguttireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:13Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:23.311Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
FERREIRA, Nathalia Jung
Grupos de Pesquisa
Estudantes de enfermagem
Saúde da mulher
title_short PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UM GRUPO DE PESQUISA E A CONTRIBUIÇÃO PARA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author FERREIRA, Nathalia Jung
author_facet FERREIRA, Nathalia Jung
PIETRZAK, Jeniffer Karolina Pereira
CESTAR, Maria Elisa Wotzasek
CALDERON, Taiara Maestro
MARANDOLA, Célia Maria da Rocha
SODRÉ, Thelma Malagutti
author_role author
author2 PIETRZAK, Jeniffer Karolina Pereira
CESTAR, Maria Elisa Wotzasek
CALDERON, Taiara Maestro
MARANDOLA, Célia Maria da Rocha
SODRÉ, Thelma Malagutti
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Nathalia Jung
PIETRZAK, Jeniffer Karolina Pereira
CESTAR, Maria Elisa Wotzasek
CALDERON, Taiara Maestro
MARANDOLA, Célia Maria da Rocha
SODRÉ, Thelma Malagutti
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos de Pesquisa
Estudantes de enfermagem
Saúde da mulher
topic Grupos de Pesquisa
Estudantes de enfermagem
Saúde da mulher
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente, um dos grandes desafios da Universidade é formar indivíduos que sejam capazes de buscar conhecimentos e saber utiliza-los. É por meio desta dificuldade que se percebe a importância e necessidade da inserção precoce do estudante de graduação em projetos de pesquisa, com o objetivo de aprimorar as qualidades desejadas em um profissional de nível superior, estimular a busca de conhecimentos nos meios de pesquisa e das melhores evidências científicas para o cuidado em saúde. Objetivo: Relatar a participação de alunos de graduação em um grupo de pesquisa e a contribuição para sua formação acadêmica e profissional. Metodologia: Relato de experiência, com descrição da participação de graduandas no projeto “Estratégias de Prevenção do HPV e sua relação com o Câncer”, desenvolvido por docentes e discentes da graduação e pós-graduação, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Mulher da Universidade Estadual de Londrina, além de consultores externos ligados à temática do projeto. Resultados: As atividades propostas e desenvolvidas por alunos de graduação no presente grupo são diversas, e entre elas se destacam: auxiliar na elaboração de instrumentos para coleta de dados, como questionários, questões norteadoras, roteiros de análises e formulários; auxiliar na construção e alimentação de banco de dados oriundos de pesquisas quantitativas; transcrever dados de pesquisas qualitativas; participar nas discussões dos conceitos e fundamentações dos diferentes tipos de pesquisa; elaborar subprojetos de pesquisa para Iniciação Científica (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TTC). Nas reuniões são apresentados os projetos em desenvolvimento e discutido todo o processo de pesquisa com todos os participantes, incluindo os graduandos. Conclusão: A participação no grupo de pesquisa possibilitou novas experiências e novos conhecimentos, com ampliação da visão sobre pesquisa. Envolver-se em projeto de pesquisa multiprofissional traz vivências diferentes daquelas adquiridas em sala de aula, auxilia no desenvolvimento do senso crítico e contribui significativamente no embasamento das práticas profissionais do graduando.
description Atualmente, um dos grandes desafios da Universidade é formar indivíduos que sejam capazes de buscar conhecimentos e saber utiliza-los. É por meio desta dificuldade que se percebe a importância e necessidade da inserção precoce do estudante de graduação em projetos de pesquisa, com o objetivo de aprimorar as qualidades desejadas em um profissional de nível superior, estimular a busca de conhecimentos nos meios de pesquisa e das melhores evidências científicas para o cuidado em saúde. Objetivo: Relatar a participação de alunos de graduação em um grupo de pesquisa e a contribuição para sua formação acadêmica e profissional. Metodologia: Relato de experiência, com descrição da participação de graduandas no projeto “Estratégias de Prevenção do HPV e sua relação com o Câncer”, desenvolvido por docentes e discentes da graduação e pós-graduação, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Mulher da Universidade Estadual de Londrina, além de consultores externos ligados à temática do projeto. Resultados: As atividades propostas e desenvolvidas por alunos de graduação no presente grupo são diversas, e entre elas se destacam: auxiliar na elaboração de instrumentos para coleta de dados, como questionários, questões norteadoras, roteiros de análises e formulários; auxiliar na construção e alimentação de banco de dados oriundos de pesquisas quantitativas; transcrever dados de pesquisas qualitativas; participar nas discussões dos conceitos e fundamentações dos diferentes tipos de pesquisa; elaborar subprojetos de pesquisa para Iniciação Científica (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TTC). Nas reuniões são apresentados os projetos em desenvolvimento e discutido todo o processo de pesquisa com todos os participantes, incluindo os graduandos. Conclusão: A participação no grupo de pesquisa possibilitou novas experiências e novos conhecimentos, com ampliação da visão sobre pesquisa. Envolver-se em projeto de pesquisa multiprofissional traz vivências diferentes daquelas adquiridas em sala de aula, auxilia no desenvolvimento do senso crítico e contribui significativamente no embasamento das práticas profissionais do graduando.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-21T19:41:45Z
2019-11-21T19:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2963
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2963
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948601568067584