ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Amanda Caroline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sá, Júlio de Souza, Oliveira, Juliane Raquel de, Lucena, Tiago Franklin Rodrigues, Bernuci, Marcelo Picinin, Yamaguchi, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1914
Resumo: A não aderência às terapias prescritas é uma barreira significativa para o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus. A disponibilidade de intervenções sustentáveis e de baixo custo capazes de maximizar a adesão à terapia, provavelmente levaria a melhores resultados do tratamento. Tecnologias móveis de saúde (mHealth) estão sendo cada vez mais adotadas em programas de controle de doenças como métodos de intervenções comportamentais a fim de intensificar a adesão de pacientes aos tratamentos. O Objetivo desta pesquisa será avaliar o potencial da mHealth como um método de intervenção para melhora na adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os usuários diabéticos e hipertensos participantes do programa HiperDia receberão mensagens sobre a ingesta da medicação e informações sobre a relevância da adesão ao tratamento via WhatsApp. A adesão às terapias será avaliada pelo teste de Morisky-Green (TMG) e a análise da eficácia da intervenção será realizada por meio da comparação dos resultados do teste TMG antes e após o envio de mensagens. Acredita-se que o presente estudo fornecerá informações iniciais sobre a viabilidade e eficácia da intervenção mHealth na melhora da adesão ao tratamento dos pacientes cadastrados no sistema HiperDia.
id UNICESU -1_9653cab4974c72ce09af3466bd9ec5e9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1914
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETESdoenças crônicasmensagens de textoWhatsAppA não aderência às terapias prescritas é uma barreira significativa para o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus. A disponibilidade de intervenções sustentáveis e de baixo custo capazes de maximizar a adesão à terapia, provavelmente levaria a melhores resultados do tratamento. Tecnologias móveis de saúde (mHealth) estão sendo cada vez mais adotadas em programas de controle de doenças como métodos de intervenções comportamentais a fim de intensificar a adesão de pacientes aos tratamentos. O Objetivo desta pesquisa será avaliar o potencial da mHealth como um método de intervenção para melhora na adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os usuários diabéticos e hipertensos participantes do programa HiperDia receberão mensagens sobre a ingesta da medicação e informações sobre a relevância da adesão ao tratamento via WhatsApp. A adesão às terapias será avaliada pelo teste de Morisky-Green (TMG) e a análise da eficácia da intervenção será realizada por meio da comparação dos resultados do teste TMG antes e após o envio de mensagens. Acredita-se que o presente estudo fornecerá informações iniciais sobre a viabilidade e eficácia da intervenção mHealth na melhora da adesão ao tratamento dos pacientes cadastrados no sistema HiperDia.Unicesumar2019-08-20T11:37:54Z2019-08-20T11:37:54Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1914otherSartori, Amanda CarolineSá, Júlio de SouzaOliveira, Juliane Raquel deLucena, Tiago Franklin RodriguesBernuci, Marcelo PicininYamaguchi, Mirian Uedareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:03Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:18.638Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
title ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
spellingShingle ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
Sartori, Amanda Caroline
doenças crônicas
mensagens de texto
WhatsApp
title_short ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
title_full ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
title_fullStr ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
title_full_unstemmed ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
title_sort ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
author Sartori, Amanda Caroline
author_facet Sartori, Amanda Caroline
Sá, Júlio de Souza
Oliveira, Juliane Raquel de
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Bernuci, Marcelo Picinin
Yamaguchi, Mirian Ueda
author_role author
author2 Sá, Júlio de Souza
Oliveira, Juliane Raquel de
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Bernuci, Marcelo Picinin
Yamaguchi, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Amanda Caroline
Sá, Júlio de Souza
Oliveira, Juliane Raquel de
Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Bernuci, Marcelo Picinin
Yamaguchi, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv doenças crônicas
mensagens de texto
WhatsApp
topic doenças crônicas
mensagens de texto
WhatsApp
dc.description.none.fl_txt_mv A não aderência às terapias prescritas é uma barreira significativa para o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus. A disponibilidade de intervenções sustentáveis e de baixo custo capazes de maximizar a adesão à terapia, provavelmente levaria a melhores resultados do tratamento. Tecnologias móveis de saúde (mHealth) estão sendo cada vez mais adotadas em programas de controle de doenças como métodos de intervenções comportamentais a fim de intensificar a adesão de pacientes aos tratamentos. O Objetivo desta pesquisa será avaliar o potencial da mHealth como um método de intervenção para melhora na adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os usuários diabéticos e hipertensos participantes do programa HiperDia receberão mensagens sobre a ingesta da medicação e informações sobre a relevância da adesão ao tratamento via WhatsApp. A adesão às terapias será avaliada pelo teste de Morisky-Green (TMG) e a análise da eficácia da intervenção será realizada por meio da comparação dos resultados do teste TMG antes e após o envio de mensagens. Acredita-se que o presente estudo fornecerá informações iniciais sobre a viabilidade e eficácia da intervenção mHealth na melhora da adesão ao tratamento dos pacientes cadastrados no sistema HiperDia.
description A não aderência às terapias prescritas é uma barreira significativa para o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus. A disponibilidade de intervenções sustentáveis e de baixo custo capazes de maximizar a adesão à terapia, provavelmente levaria a melhores resultados do tratamento. Tecnologias móveis de saúde (mHealth) estão sendo cada vez mais adotadas em programas de controle de doenças como métodos de intervenções comportamentais a fim de intensificar a adesão de pacientes aos tratamentos. O Objetivo desta pesquisa será avaliar o potencial da mHealth como um método de intervenção para melhora na adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os usuários diabéticos e hipertensos participantes do programa HiperDia receberão mensagens sobre a ingesta da medicação e informações sobre a relevância da adesão ao tratamento via WhatsApp. A adesão às terapias será avaliada pelo teste de Morisky-Green (TMG) e a análise da eficácia da intervenção será realizada por meio da comparação dos resultados do teste TMG antes e após o envio de mensagens. Acredita-se que o presente estudo fornecerá informações iniciais sobre a viabilidade e eficácia da intervenção mHealth na melhora da adesão ao tratamento dos pacientes cadastrados no sistema HiperDia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-20T11:37:54Z
2019-08-20T11:37:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1914
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1914
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948634365427712