UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: TOMA, Anny Izumi, LIMA, Douglas Fabiano Costa de, ANDREAZZI, Márcia Aparecida, GASPAROTTO, Fancielli
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9555
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso de pelos como biofertilizante no cultivo de alface americana. Foi empregada a cultivar de alface americana Grandes Lagos e o experimento foi implantado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3 (três tempos de decomposição do resíduo x 3 composições de substratos), com 5 repetições por tratamentos. Os substratos utilizados foram constituídos por 80% de solo + 20% de pelo, 90% de solo + 10% de pelo e a testemunha com 100% de solo, preparados e compostados por 365, 335 e 305 dias. Após o transplantio das mudas, foi avaliado a cada 15 dias a quantidade de folhas, o diâmetro e altura de planta e ao final também foram avaliadas a massa fresca e massa seca de parte aérea. A testemunha apresentou melhor desempenho com diferença estatística para quantidade de folhas, altura, massa fresca e massa seca de parte aérea. Apenas com relação ao diâmetro não houve diferença entre a testemunha, T4, T5 e T6. Conclui-se que as doses de resíduos queratinosos utilizadas neste experimento foram elevadas interferindo negativamente no desenvolvimento da alface americana. No entanto verificou-se que menor concentração de pelo e menor tempo de decomposição foram mais favoráveis ao desenvolvimento vegetal e que o maior tempo de decomposição e a maior concentração de pelos foram relacionados ao pior desempenho da alface americana. Sugere-se ainda a realização de novos estudos para avaliação da utilização de compostos queratinosos como biofertilizante.
id UNICESU -1_980cb568db9893c9f933c0aab0228d14
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9555
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACEGestão de resíduosPelo de cachorroQueratinaO objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso de pelos como biofertilizante no cultivo de alface americana. Foi empregada a cultivar de alface americana Grandes Lagos e o experimento foi implantado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3 (três tempos de decomposição do resíduo x 3 composições de substratos), com 5 repetições por tratamentos. Os substratos utilizados foram constituídos por 80% de solo + 20% de pelo, 90% de solo + 10% de pelo e a testemunha com 100% de solo, preparados e compostados por 365, 335 e 305 dias. Após o transplantio das mudas, foi avaliado a cada 15 dias a quantidade de folhas, o diâmetro e altura de planta e ao final também foram avaliadas a massa fresca e massa seca de parte aérea. A testemunha apresentou melhor desempenho com diferença estatística para quantidade de folhas, altura, massa fresca e massa seca de parte aérea. Apenas com relação ao diâmetro não houve diferença entre a testemunha, T4, T5 e T6. Conclui-se que as doses de resíduos queratinosos utilizadas neste experimento foram elevadas interferindo negativamente no desenvolvimento da alface americana. No entanto verificou-se que menor concentração de pelo e menor tempo de decomposição foram mais favoráveis ao desenvolvimento vegetal e que o maior tempo de decomposição e a maior concentração de pelos foram relacionados ao pior desempenho da alface americana. Sugere-se ainda a realização de novos estudos para avaliação da utilização de compostos queratinosos como biofertilizante.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-11T20:35:22Z2022-04-11T20:35:22Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9555porEncontro Internacional de Produção CientíficaGUASTALA, Fábio Alexandre MoreschiTOMA, Anny IzumiLIMA, Douglas Fabiano Costa deANDREAZZI, Márcia AparecidaGASPAROTTO, Fancielliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-12T06:02:15ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
title UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
spellingShingle UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
Gestão de resíduos
Pelo de cachorro
Queratina
title_short UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
title_full UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
title_fullStr UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
title_sort UTILIZAÇÃO DE PELOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS COMO BIOFERTILIZANTE NA CULTURA DA ALFACE
author GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
author_facet GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
TOMA, Anny Izumi
LIMA, Douglas Fabiano Costa de
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
GASPAROTTO, Fancielli
author_role author
author2 TOMA, Anny Izumi
LIMA, Douglas Fabiano Costa de
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
GASPAROTTO, Fancielli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUASTALA, Fábio Alexandre Moreschi
TOMA, Anny Izumi
LIMA, Douglas Fabiano Costa de
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
GASPAROTTO, Fancielli
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de resíduos
Pelo de cachorro
Queratina
topic Gestão de resíduos
Pelo de cachorro
Queratina
description O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso de pelos como biofertilizante no cultivo de alface americana. Foi empregada a cultivar de alface americana Grandes Lagos e o experimento foi implantado em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3 (três tempos de decomposição do resíduo x 3 composições de substratos), com 5 repetições por tratamentos. Os substratos utilizados foram constituídos por 80% de solo + 20% de pelo, 90% de solo + 10% de pelo e a testemunha com 100% de solo, preparados e compostados por 365, 335 e 305 dias. Após o transplantio das mudas, foi avaliado a cada 15 dias a quantidade de folhas, o diâmetro e altura de planta e ao final também foram avaliadas a massa fresca e massa seca de parte aérea. A testemunha apresentou melhor desempenho com diferença estatística para quantidade de folhas, altura, massa fresca e massa seca de parte aérea. Apenas com relação ao diâmetro não houve diferença entre a testemunha, T4, T5 e T6. Conclui-se que as doses de resíduos queratinosos utilizadas neste experimento foram elevadas interferindo negativamente no desenvolvimento da alface americana. No entanto verificou-se que menor concentração de pelo e menor tempo de decomposição foram mais favoráveis ao desenvolvimento vegetal e que o maior tempo de decomposição e a maior concentração de pelos foram relacionados ao pior desempenho da alface americana. Sugere-se ainda a realização de novos estudos para avaliação da utilização de compostos queratinosos como biofertilizante.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-11T20:35:22Z
2022-04-11T20:35:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9555
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771934289952768