ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUNGART, Viviane Fonseca
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: TOKARSKI, Aline de Guzella, CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia, CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3118
Resumo: Na atenção básica, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizam atendimentos de média complexidade no serviço de urgência e emergência, com o objetivo de diminuir o contingente dos ambientes hospitalares. É visto que as doenças do trato respiratório caracterizam-se como um dos principais motivos que levam a procura deste serviço, principalmente pelo público infantil. Este projeto tem como objetivo analisar os atendimentos em urgência e emergência por doenças respiratórias na população infantil no município de Maringá Paraná. O estudo foi quantitativo descritivo e retrospectivo dos registros de atendimentos em urgência e emergência por doença respiratória (DR) em crianças que procuraram os serviços da UPA zona Sul na cidade de Maringá-PR. Nos prontuários foram avaliadas as seguintes variáveis: idade, sexo, horário da procura do serviço, quadro respiratório, e os dados foram digitados e armazenados em uma planilha eletrônica utilizando recursos de informática (Microsoft Excel ® - versão Office 2007®). Através dos dados coletados pode-se inferir que a maior procura foi pelo sexo masculino, durante o período noturno. A maioria dos diagnósticos foi de IVAS, tendo as infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas a maior prevalência até os 05 anos de idade e permanecendo entre os diagnósticos mais frequentes até os 12 anos de idade incompletos.
id UNICESU -1_98c600f1d30acb442a12a399f5613fdd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3118
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁUrgência e emergênciaQuadros respiratóriosPopulação infantilUPANa atenção básica, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizam atendimentos de média complexidade no serviço de urgência e emergência, com o objetivo de diminuir o contingente dos ambientes hospitalares. É visto que as doenças do trato respiratório caracterizam-se como um dos principais motivos que levam a procura deste serviço, principalmente pelo público infantil. Este projeto tem como objetivo analisar os atendimentos em urgência e emergência por doenças respiratórias na população infantil no município de Maringá Paraná. O estudo foi quantitativo descritivo e retrospectivo dos registros de atendimentos em urgência e emergência por doença respiratória (DR) em crianças que procuraram os serviços da UPA zona Sul na cidade de Maringá-PR. Nos prontuários foram avaliadas as seguintes variáveis: idade, sexo, horário da procura do serviço, quadro respiratório, e os dados foram digitados e armazenados em uma planilha eletrônica utilizando recursos de informática (Microsoft Excel ® - versão Office 2007®). Através dos dados coletados pode-se inferir que a maior procura foi pelo sexo masculino, durante o período noturno. A maioria dos diagnósticos foi de IVAS, tendo as infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas a maior prevalência até os 05 anos de idade e permanecendo entre os diagnósticos mais frequentes até os 12 anos de idade incompletos.UniCesumar2019-11-26T19:01:27Z2019-11-26T19:01:27Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3118otherBUNGART, Viviane FonsecaTOKARSKI, Aline de GuzellaCORTEZ, Diógenes Aparício GarciaCORTEZ, Lucia Elaine Ranierireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:51.461Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
spellingShingle ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
BUNGART, Viviane Fonseca
Urgência e emergência
Quadros respiratórios
População infantil
UPA
title_short ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_full ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_fullStr ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_full_unstemmed ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
title_sort ATENDIMENTOS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DA POPULAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
author BUNGART, Viviane Fonseca
author_facet BUNGART, Viviane Fonseca
TOKARSKI, Aline de Guzella
CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
author_role author
author2 TOKARSKI, Aline de Guzella
CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BUNGART, Viviane Fonseca
TOKARSKI, Aline de Guzella
CORTEZ, Diógenes Aparício Garcia
CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
dc.subject.por.fl_str_mv Urgência e emergência
Quadros respiratórios
População infantil
UPA
topic Urgência e emergência
Quadros respiratórios
População infantil
UPA
dc.description.none.fl_txt_mv Na atenção básica, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizam atendimentos de média complexidade no serviço de urgência e emergência, com o objetivo de diminuir o contingente dos ambientes hospitalares. É visto que as doenças do trato respiratório caracterizam-se como um dos principais motivos que levam a procura deste serviço, principalmente pelo público infantil. Este projeto tem como objetivo analisar os atendimentos em urgência e emergência por doenças respiratórias na população infantil no município de Maringá Paraná. O estudo foi quantitativo descritivo e retrospectivo dos registros de atendimentos em urgência e emergência por doença respiratória (DR) em crianças que procuraram os serviços da UPA zona Sul na cidade de Maringá-PR. Nos prontuários foram avaliadas as seguintes variáveis: idade, sexo, horário da procura do serviço, quadro respiratório, e os dados foram digitados e armazenados em uma planilha eletrônica utilizando recursos de informática (Microsoft Excel ® - versão Office 2007®). Através dos dados coletados pode-se inferir que a maior procura foi pelo sexo masculino, durante o período noturno. A maioria dos diagnósticos foi de IVAS, tendo as infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas a maior prevalência até os 05 anos de idade e permanecendo entre os diagnósticos mais frequentes até os 12 anos de idade incompletos.
description Na atenção básica, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) realizam atendimentos de média complexidade no serviço de urgência e emergência, com o objetivo de diminuir o contingente dos ambientes hospitalares. É visto que as doenças do trato respiratório caracterizam-se como um dos principais motivos que levam a procura deste serviço, principalmente pelo público infantil. Este projeto tem como objetivo analisar os atendimentos em urgência e emergência por doenças respiratórias na população infantil no município de Maringá Paraná. O estudo foi quantitativo descritivo e retrospectivo dos registros de atendimentos em urgência e emergência por doença respiratória (DR) em crianças que procuraram os serviços da UPA zona Sul na cidade de Maringá-PR. Nos prontuários foram avaliadas as seguintes variáveis: idade, sexo, horário da procura do serviço, quadro respiratório, e os dados foram digitados e armazenados em uma planilha eletrônica utilizando recursos de informática (Microsoft Excel ® - versão Office 2007®). Através dos dados coletados pode-se inferir que a maior procura foi pelo sexo masculino, durante o período noturno. A maioria dos diagnósticos foi de IVAS, tendo as infecções agudas das vias aéreas superiores de localizações múltiplas e não especificadas a maior prevalência até os 05 anos de idade e permanecendo entre os diagnósticos mais frequentes até os 12 anos de idade incompletos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T19:01:27Z
2019-11-26T19:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3118
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3118
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948584402878464