ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CABRAL, Naiara Caleffi
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: RODA, JamillyMonize, GRAVENA, Angela Andreia França, CARVALHO, Isabelle Zanqueta
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5484
Resumo: A obesidade vem crescendo de forma alarmante tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Sua incidência nas mulheres parece aumentar com a idade, principalmente após os 50. O tratamento com reposição hormonal mostra-se ser eficiente na prevenção do aumento de adiposidade em mulheres durante o período da pós-menopausa. O objetivo da presente pesquisa é caracterizar o estado nutricional e a distribuição da gordura abdominal em mulheres na pós-menopausa, usuárias e não usuárias de terapia hormonal. Para tal análise, como metodologia, foi realizado um estudo analítico, exploratório de corte transversal tipo inquérito populacional domiciliar no município de Maringá, PR, com mulheres de idade entre 45 a 69 anos, no período pós-menopausa. Dentre as mulheres estudadas, 18,42% utilizavam a terapia hormonal. O estado nutricional através da avaliação do IMC apontou que 72,6% apresentavam excesso de peso e ficou evidente a obesidade abdominal em 81,4%. As mulheres após a menopausa, usuárias de TRH exibiram de maneira significativa menor prevalência de excesso de peso (16,0%) comparadas as que não utilizavam. Contudo, a prevalência de obesidade abdominal foi elevada tanto nas mulheres que utilizavam TRH quanto nas que não utilizavam. Conclui-se, com base nesses resultados que é imprescindível a atenção multidisciplinar de saúde da mulher, principalmente nessa fase da vida, para que haja a prevenção das doenças que acometem mais as mulheres e são as principais causas de mortalidade nesse grupo.
id UNICESU -1_9977fdb322139e248c4fde90b46c96a8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5484
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONALClimatérioExcesso de pesoTerapia de reposição hormonalA obesidade vem crescendo de forma alarmante tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Sua incidência nas mulheres parece aumentar com a idade, principalmente após os 50. O tratamento com reposição hormonal mostra-se ser eficiente na prevenção do aumento de adiposidade em mulheres durante o período da pós-menopausa. O objetivo da presente pesquisa é caracterizar o estado nutricional e a distribuição da gordura abdominal em mulheres na pós-menopausa, usuárias e não usuárias de terapia hormonal. Para tal análise, como metodologia, foi realizado um estudo analítico, exploratório de corte transversal tipo inquérito populacional domiciliar no município de Maringá, PR, com mulheres de idade entre 45 a 69 anos, no período pós-menopausa. Dentre as mulheres estudadas, 18,42% utilizavam a terapia hormonal. O estado nutricional através da avaliação do IMC apontou que 72,6% apresentavam excesso de peso e ficou evidente a obesidade abdominal em 81,4%. As mulheres após a menopausa, usuárias de TRH exibiram de maneira significativa menor prevalência de excesso de peso (16,0%) comparadas as que não utilizavam. Contudo, a prevalência de obesidade abdominal foi elevada tanto nas mulheres que utilizavam TRH quanto nas que não utilizavam. Conclui-se, com base nesses resultados que é imprescindível a atenção multidisciplinar de saúde da mulher, principalmente nessa fase da vida, para que haja a prevenção das doenças que acometem mais as mulheres e são as principais causas de mortalidade nesse grupo.UniCesumar2020-03-30T14:24:10Z2020-03-30T14:24:10Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5484otherCABRAL, Naiara CaleffiRODA, JamillyMonizeGRAVENA, Angela Andreia FrançaCARVALHO, Isabelle Zanquetareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:29.393Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
title ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
spellingShingle ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
CABRAL, Naiara Caleffi
Climatério
Excesso de peso
Terapia de reposição hormonal
title_short ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
title_full ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
title_fullStr ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
title_full_unstemmed ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
title_sort ESTADO NUTRICIONAL EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA, USUÁRIAS E NÃO USUÁRIAS DE TERAPIA HORMONAL
author CABRAL, Naiara Caleffi
author_facet CABRAL, Naiara Caleffi
RODA, JamillyMonize
GRAVENA, Angela Andreia França
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
author_role author
author2 RODA, JamillyMonize
GRAVENA, Angela Andreia França
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CABRAL, Naiara Caleffi
RODA, JamillyMonize
GRAVENA, Angela Andreia França
CARVALHO, Isabelle Zanqueta
dc.subject.por.fl_str_mv Climatério
Excesso de peso
Terapia de reposição hormonal
topic Climatério
Excesso de peso
Terapia de reposição hormonal
dc.description.none.fl_txt_mv A obesidade vem crescendo de forma alarmante tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Sua incidência nas mulheres parece aumentar com a idade, principalmente após os 50. O tratamento com reposição hormonal mostra-se ser eficiente na prevenção do aumento de adiposidade em mulheres durante o período da pós-menopausa. O objetivo da presente pesquisa é caracterizar o estado nutricional e a distribuição da gordura abdominal em mulheres na pós-menopausa, usuárias e não usuárias de terapia hormonal. Para tal análise, como metodologia, foi realizado um estudo analítico, exploratório de corte transversal tipo inquérito populacional domiciliar no município de Maringá, PR, com mulheres de idade entre 45 a 69 anos, no período pós-menopausa. Dentre as mulheres estudadas, 18,42% utilizavam a terapia hormonal. O estado nutricional através da avaliação do IMC apontou que 72,6% apresentavam excesso de peso e ficou evidente a obesidade abdominal em 81,4%. As mulheres após a menopausa, usuárias de TRH exibiram de maneira significativa menor prevalência de excesso de peso (16,0%) comparadas as que não utilizavam. Contudo, a prevalência de obesidade abdominal foi elevada tanto nas mulheres que utilizavam TRH quanto nas que não utilizavam. Conclui-se, com base nesses resultados que é imprescindível a atenção multidisciplinar de saúde da mulher, principalmente nessa fase da vida, para que haja a prevenção das doenças que acometem mais as mulheres e são as principais causas de mortalidade nesse grupo.
description A obesidade vem crescendo de forma alarmante tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Sua incidência nas mulheres parece aumentar com a idade, principalmente após os 50. O tratamento com reposição hormonal mostra-se ser eficiente na prevenção do aumento de adiposidade em mulheres durante o período da pós-menopausa. O objetivo da presente pesquisa é caracterizar o estado nutricional e a distribuição da gordura abdominal em mulheres na pós-menopausa, usuárias e não usuárias de terapia hormonal. Para tal análise, como metodologia, foi realizado um estudo analítico, exploratório de corte transversal tipo inquérito populacional domiciliar no município de Maringá, PR, com mulheres de idade entre 45 a 69 anos, no período pós-menopausa. Dentre as mulheres estudadas, 18,42% utilizavam a terapia hormonal. O estado nutricional através da avaliação do IMC apontou que 72,6% apresentavam excesso de peso e ficou evidente a obesidade abdominal em 81,4%. As mulheres após a menopausa, usuárias de TRH exibiram de maneira significativa menor prevalência de excesso de peso (16,0%) comparadas as que não utilizavam. Contudo, a prevalência de obesidade abdominal foi elevada tanto nas mulheres que utilizavam TRH quanto nas que não utilizavam. Conclui-se, com base nesses resultados que é imprescindível a atenção multidisciplinar de saúde da mulher, principalmente nessa fase da vida, para que haja a prevenção das doenças que acometem mais as mulheres e são as principais causas de mortalidade nesse grupo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-30T14:24:10Z
2020-03-30T14:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5484
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5484
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616830091264