RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOVIO, Carla Craus
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LUCHETTI, Fernanda Fernandes, CARVALHO, Maria Dalva de Barros
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3663
Resumo: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são apontadas como uma epidemia em todo o mundo, constituindo um sério problema de Saúde Pública. O rastreamento dessas doenças, especialmente em populações desassistidas se faz necessário para a início do desenvolvimento de projetos que alterem essa realidade. O objetivo desse trabalho é rastrear a população do bairro Vale Azul-Sarandi, Paraná em relação aos riscos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, sendo um estudo observacional transversal. Os dados serão coletados por meio de visitas domiciliares para aferição da pressão e medição da glicemia capilar. Para isso serão utilizados: esfigmomanômetros Welch Allyn calibrados, estetoscópio Littman Classic III, lancetas, algodão e luvas. As medidas antropométricas serão verificadas com a utilização de fita métrica, balança e calculadora. Os dados serão lançados em planilha Excel e depois de tabulados serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial em um software a ser ainda escolhido. Os resultados esperados são: identificar toda a população de um bairro rural do município de Sarandi em relação às doenças crônicas e fatores de risco, e a partir disso propor intervenções para a melhoria das condições de saúde.
id UNICESU -1_9b556a74e59471d73000c1a1cea800ea
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3663
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDIDoenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)Fatores de RiscoPopulação desassistidaAs doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são apontadas como uma epidemia em todo o mundo, constituindo um sério problema de Saúde Pública. O rastreamento dessas doenças, especialmente em populações desassistidas se faz necessário para a início do desenvolvimento de projetos que alterem essa realidade. O objetivo desse trabalho é rastrear a população do bairro Vale Azul-Sarandi, Paraná em relação aos riscos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, sendo um estudo observacional transversal. Os dados serão coletados por meio de visitas domiciliares para aferição da pressão e medição da glicemia capilar. Para isso serão utilizados: esfigmomanômetros Welch Allyn calibrados, estetoscópio Littman Classic III, lancetas, algodão e luvas. As medidas antropométricas serão verificadas com a utilização de fita métrica, balança e calculadora. Os dados serão lançados em planilha Excel e depois de tabulados serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial em um software a ser ainda escolhido. Os resultados esperados são: identificar toda a população de um bairro rural do município de Sarandi em relação às doenças crônicas e fatores de risco, e a partir disso propor intervenções para a melhoria das condições de saúde.Unicesumar2019-12-13T20:06:41Z2019-12-13T20:06:41Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3663otherMOVIO, Carla CrausLUCHETTI, Fernanda FernandesCARVALHO, Maria Dalva de Barrosreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:02.515Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
title RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
spellingShingle RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
MOVIO, Carla Craus
Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)
Fatores de Risco
População desassistida
title_short RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
title_full RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
title_fullStr RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
title_full_unstemmed RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
title_sort RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
author MOVIO, Carla Craus
author_facet MOVIO, Carla Craus
LUCHETTI, Fernanda Fernandes
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
author_role author
author2 LUCHETTI, Fernanda Fernandes
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOVIO, Carla Craus
LUCHETTI, Fernanda Fernandes
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)
Fatores de Risco
População desassistida
topic Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)
Fatores de Risco
População desassistida
dc.description.none.fl_txt_mv As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são apontadas como uma epidemia em todo o mundo, constituindo um sério problema de Saúde Pública. O rastreamento dessas doenças, especialmente em populações desassistidas se faz necessário para a início do desenvolvimento de projetos que alterem essa realidade. O objetivo desse trabalho é rastrear a população do bairro Vale Azul-Sarandi, Paraná em relação aos riscos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, sendo um estudo observacional transversal. Os dados serão coletados por meio de visitas domiciliares para aferição da pressão e medição da glicemia capilar. Para isso serão utilizados: esfigmomanômetros Welch Allyn calibrados, estetoscópio Littman Classic III, lancetas, algodão e luvas. As medidas antropométricas serão verificadas com a utilização de fita métrica, balança e calculadora. Os dados serão lançados em planilha Excel e depois de tabulados serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial em um software a ser ainda escolhido. Os resultados esperados são: identificar toda a população de um bairro rural do município de Sarandi em relação às doenças crônicas e fatores de risco, e a partir disso propor intervenções para a melhoria das condições de saúde.
description As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são apontadas como uma epidemia em todo o mundo, constituindo um sério problema de Saúde Pública. O rastreamento dessas doenças, especialmente em populações desassistidas se faz necessário para a início do desenvolvimento de projetos que alterem essa realidade. O objetivo desse trabalho é rastrear a população do bairro Vale Azul-Sarandi, Paraná em relação aos riscos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, sendo um estudo observacional transversal. Os dados serão coletados por meio de visitas domiciliares para aferição da pressão e medição da glicemia capilar. Para isso serão utilizados: esfigmomanômetros Welch Allyn calibrados, estetoscópio Littman Classic III, lancetas, algodão e luvas. As medidas antropométricas serão verificadas com a utilização de fita métrica, balança e calculadora. Os dados serão lançados em planilha Excel e depois de tabulados serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial em um software a ser ainda escolhido. Os resultados esperados são: identificar toda a população de um bairro rural do município de Sarandi em relação às doenças crônicas e fatores de risco, e a partir disso propor intervenções para a melhoria das condições de saúde.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T20:06:41Z
2019-12-13T20:06:41Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3663
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3663
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604025929728