Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/583
Resumo: O consumo de álcool por homens e mulheres tem aumentado significativamente nos países em desenvolvimento. Compreender os fatores relacionados com a origem do vício pode facilitar a elaboração de novas estratégias direcionadas ao controle do consumo abusivo de bebidas alcóolicas. Estudos experimentais sugerem que a transmissão de metabólitos do álcool da mãe para o lactente durante o processo de amamentação interfere no desenvolvimento neural e causa alterações comportamentais no adulto. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a influência da ingestão de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo. Para tanto, investigamos 33 dependentes alcoólicos acompanhados pelo CAPS AD e AAs de Maringá-PR e suas respectivas mães. Foi avaliado o índice de consumo de álcool para ambos, dependente alcóolicos e suas mães, utilizando os instrumentos CAGE e T-ACE. Os escores obtidos nestes questionários foram utilizados para avaliar a correlação entre o uso de álcool pela mãe durante o processo de lactação e a dependência alcoólica do filho. Todos os dependentes são homens, jovens, de cor da pele branca, solteiros, com grau de escolaridade entre fundamental e médio, renda familiar entre um e cinco salários mínimos. O consumo abusivo ocorreu predominantemente antes dos 21 anos de idade, principalmente por influência de amigos e/ou familiares, sendo a figura paterna descrita como a principal responsável por essa aproximação. Dos 27 pacientes que se consideram alcoólatras 55,5% deles possuem mães que se consideram alcoólatras. Embora poucas mães tenham consumido bebidas alcoólicas durante a gestação (15,15%) mais da metade delas (60%) o fizeram durante o processo de aleitamento. A análise da correlação entre o consumo de álcool pela mãe e o vício pelo filho não foi significativa. Nossos resultados alertam para necessidade de elaboração de estratégias mais eficazes de controle do consumo abusivo pelo álcool, principalmente direcionadas para jovens do sexo masculino e mulheres lactantes.
id UNICESU -1_9c084fb6e0e1fb0fe6f30b4b24027e3f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/583
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismoAlcoolismoSaúde da mulherSaúde públicaO consumo de álcool por homens e mulheres tem aumentado significativamente nos países em desenvolvimento. Compreender os fatores relacionados com a origem do vício pode facilitar a elaboração de novas estratégias direcionadas ao controle do consumo abusivo de bebidas alcóolicas. Estudos experimentais sugerem que a transmissão de metabólitos do álcool da mãe para o lactente durante o processo de amamentação interfere no desenvolvimento neural e causa alterações comportamentais no adulto. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a influência da ingestão de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo. Para tanto, investigamos 33 dependentes alcoólicos acompanhados pelo CAPS AD e AAs de Maringá-PR e suas respectivas mães. Foi avaliado o índice de consumo de álcool para ambos, dependente alcóolicos e suas mães, utilizando os instrumentos CAGE e T-ACE. Os escores obtidos nestes questionários foram utilizados para avaliar a correlação entre o uso de álcool pela mãe durante o processo de lactação e a dependência alcoólica do filho. Todos os dependentes são homens, jovens, de cor da pele branca, solteiros, com grau de escolaridade entre fundamental e médio, renda familiar entre um e cinco salários mínimos. O consumo abusivo ocorreu predominantemente antes dos 21 anos de idade, principalmente por influência de amigos e/ou familiares, sendo a figura paterna descrita como a principal responsável por essa aproximação. Dos 27 pacientes que se consideram alcoólatras 55,5% deles possuem mães que se consideram alcoólatras. Embora poucas mães tenham consumido bebidas alcoólicas durante a gestação (15,15%) mais da metade delas (60%) o fizeram durante o processo de aleitamento. A análise da correlação entre o consumo de álcool pela mãe e o vício pelo filho não foi significativa. Nossos resultados alertam para necessidade de elaboração de estratégias mais eficazes de controle do consumo abusivo pelo álcool, principalmente direcionadas para jovens do sexo masculino e mulheres lactantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBERNUCI, Marcelo PicininGONÇALVES, José EduardoSANCHES, Patrícia Bossolani Charlo2018-05-29T14:53:04Z2018-05-29T14:53:04Z2016-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T14:15:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
title Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
spellingShingle Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
Alcoolismo
Saúde da mulher
Saúde pública
title_short Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
title_full Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
title_fullStr Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
title_full_unstemmed Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
title_sort Influência da ingesta de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo
author SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
author_facet SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BERNUCI, Marcelo Picinin
GONÇALVES, José Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
dc.subject.por.fl_str_mv Alcoolismo
Saúde da mulher
Saúde pública
topic Alcoolismo
Saúde da mulher
Saúde pública
description O consumo de álcool por homens e mulheres tem aumentado significativamente nos países em desenvolvimento. Compreender os fatores relacionados com a origem do vício pode facilitar a elaboração de novas estratégias direcionadas ao controle do consumo abusivo de bebidas alcóolicas. Estudos experimentais sugerem que a transmissão de metabólitos do álcool da mãe para o lactente durante o processo de amamentação interfere no desenvolvimento neural e causa alterações comportamentais no adulto. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar a influência da ingestão de álcool durante a lactação na origem do alcoolismo. Para tanto, investigamos 33 dependentes alcoólicos acompanhados pelo CAPS AD e AAs de Maringá-PR e suas respectivas mães. Foi avaliado o índice de consumo de álcool para ambos, dependente alcóolicos e suas mães, utilizando os instrumentos CAGE e T-ACE. Os escores obtidos nestes questionários foram utilizados para avaliar a correlação entre o uso de álcool pela mãe durante o processo de lactação e a dependência alcoólica do filho. Todos os dependentes são homens, jovens, de cor da pele branca, solteiros, com grau de escolaridade entre fundamental e médio, renda familiar entre um e cinco salários mínimos. O consumo abusivo ocorreu predominantemente antes dos 21 anos de idade, principalmente por influência de amigos e/ou familiares, sendo a figura paterna descrita como a principal responsável por essa aproximação. Dos 27 pacientes que se consideram alcoólatras 55,5% deles possuem mães que se consideram alcoólatras. Embora poucas mães tenham consumido bebidas alcoólicas durante a gestação (15,15%) mais da metade delas (60%) o fizeram durante o processo de aleitamento. A análise da correlação entre o consumo de álcool pela mãe e o vício pelo filho não foi significativa. Nossos resultados alertam para necessidade de elaboração de estratégias mais eficazes de controle do consumo abusivo pelo álcool, principalmente direcionadas para jovens do sexo masculino e mulheres lactantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04
2018-05-29T14:53:04Z
2018-05-29T14:53:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/583
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771927116644352