EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PICCININ, Gleberson Guillen
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: DAN, Lilian Gomes de Moraes, BRACCINI, Alessandro de Lucca e, RICCI, Thiago Toshio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5047
Resumo: A cultura do trigo é de fundamental importância no sistema de produção agrícola do centro-sul do Brasil, por se tratar de uma opção economicamente viável durante o período de inverno. A inoculação das sementes com bactérias do gênero Azospirillum spp. associada a adubação nitrogenada tem sido foco de estudos em gramíneas com resultados ainda pouco difundidos. O objetivo do trabalho foi avaliar características agronômicas sob o efeito da inoculação das sementes com Azospirillum brasiliense. Neste intuito, foi conduzido experimento a campo com delineamento experimental em blocos casualizados, com seis repetições e tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3, sendo 3 tratamentos com a inoculação da sementes (sem inoculação, com inoculação das sementes com A. brasiliense formulação turfosa na dose 100 gramas ha-1 e com a inoculação das sementes na formulação líquida na dose 100 mL ha-1), 3 doses de nitrogênio (0, 80 e 160 kg ha-1) distribuídas 1/3 na semeadura e 2/3 em cobertura. As variáveis agronômicas avaliadas foram: número de grãos/espiga, número de espiguetas /espigas, massa de mil grãos e rendimento. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade (p < 0,05) e, quando significativas, as médias foram comparadas pelo método de agrupamento Scott-Knott. As maiores doses de nitrogênio associadas à inoculação das sementes com Azospirillum brasiliense proporcionam melhores rendimentos na cultura do trigo.
id UNICESU -1_9c0c65c8b015cffd1fee8e917845b0c0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5047
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilenseInoculanteNitrogênioTriticum aestivumA cultura do trigo é de fundamental importância no sistema de produção agrícola do centro-sul do Brasil, por se tratar de uma opção economicamente viável durante o período de inverno. A inoculação das sementes com bactérias do gênero Azospirillum spp. associada a adubação nitrogenada tem sido foco de estudos em gramíneas com resultados ainda pouco difundidos. O objetivo do trabalho foi avaliar características agronômicas sob o efeito da inoculação das sementes com Azospirillum brasiliense. Neste intuito, foi conduzido experimento a campo com delineamento experimental em blocos casualizados, com seis repetições e tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3, sendo 3 tratamentos com a inoculação da sementes (sem inoculação, com inoculação das sementes com A. brasiliense formulação turfosa na dose 100 gramas ha-1 e com a inoculação das sementes na formulação líquida na dose 100 mL ha-1), 3 doses de nitrogênio (0, 80 e 160 kg ha-1) distribuídas 1/3 na semeadura e 2/3 em cobertura. As variáveis agronômicas avaliadas foram: número de grãos/espiga, número de espiguetas /espigas, massa de mil grãos e rendimento. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade (p < 0,05) e, quando significativas, as médias foram comparadas pelo método de agrupamento Scott-Knott. As maiores doses de nitrogênio associadas à inoculação das sementes com Azospirillum brasiliense proporcionam melhores rendimentos na cultura do trigo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-18T14:20:25Z2020-02-18T14:20:25Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5047porPICCININ, Gleberson GuillenDAN, Lilian Gomes de MoraesBRACCINI, Alessandro de Lucca eRICCI, Thiago Toshioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:52ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
title EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
spellingShingle EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
PICCININ, Gleberson Guillen
Inoculante
Nitrogênio
Triticum aestivum
title_short EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
title_full EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
title_fullStr EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
title_full_unstemmed EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
title_sort EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DA INOCULAÇÃO DAS SEMENTES DETRIGO COM Azospirillum brasilense
author PICCININ, Gleberson Guillen
author_facet PICCININ, Gleberson Guillen
DAN, Lilian Gomes de Moraes
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
RICCI, Thiago Toshio
author_role author
author2 DAN, Lilian Gomes de Moraes
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
RICCI, Thiago Toshio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PICCININ, Gleberson Guillen
DAN, Lilian Gomes de Moraes
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
RICCI, Thiago Toshio
dc.subject.por.fl_str_mv Inoculante
Nitrogênio
Triticum aestivum
topic Inoculante
Nitrogênio
Triticum aestivum
description A cultura do trigo é de fundamental importância no sistema de produção agrícola do centro-sul do Brasil, por se tratar de uma opção economicamente viável durante o período de inverno. A inoculação das sementes com bactérias do gênero Azospirillum spp. associada a adubação nitrogenada tem sido foco de estudos em gramíneas com resultados ainda pouco difundidos. O objetivo do trabalho foi avaliar características agronômicas sob o efeito da inoculação das sementes com Azospirillum brasiliense. Neste intuito, foi conduzido experimento a campo com delineamento experimental em blocos casualizados, com seis repetições e tratamentos arranjados em esquema fatorial 3 x 3, sendo 3 tratamentos com a inoculação da sementes (sem inoculação, com inoculação das sementes com A. brasiliense formulação turfosa na dose 100 gramas ha-1 e com a inoculação das sementes na formulação líquida na dose 100 mL ha-1), 3 doses de nitrogênio (0, 80 e 160 kg ha-1) distribuídas 1/3 na semeadura e 2/3 em cobertura. As variáveis agronômicas avaliadas foram: número de grãos/espiga, número de espiguetas /espigas, massa de mil grãos e rendimento. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade (p < 0,05) e, quando significativas, as médias foram comparadas pelo método de agrupamento Scott-Knott. As maiores doses de nitrogênio associadas à inoculação das sementes com Azospirillum brasiliense proporcionam melhores rendimentos na cultura do trigo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T14:20:25Z
2020-02-18T14:20:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5047
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964610576384