Análise de patologias encontradas na Rodovia PR-317: trecho Km 79 a Km 80 - Iguaraçu-PR
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/649 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Anderson Rodrigues. |
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Análise de patologias encontradas na Rodovia PR-317: trecho Km 79 a Km 80 - Iguaraçu-PRPatologiasPavimentaçãoRodoviasArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Anderson Rodrigues.As rodovias são o principal meio de transporte no Brasil, tanto para cargas como para passageiros. A função de um pavimento é garantir a trafegabilidade, a segurança, a economia e o conforto ao rolamento, em qualquer época do ano e condições climáticas. Porém, a maioria das rodovias brasileiras encontra-se em condições insatisfatórias, devido à falta de conservação e manutenção. O objetivo deste artigo é identificar as patologias encontradas na superfície do revestimento de um trecho da rodovia PR-317, que é composto por pavimento flexível, separado por faixa sob gestão do governo do Paraná. As patologias foram classificadas perante a norma do DNIT 005/2003 - TER, através de levantamento fotográfico. Das patologias encontradas destacam-se as trincas, panelas, escorregamento, afundamento, desgaste e remendo. Essas patologias prejudica a passagem dos veículos, gerando desconforto e afetando a segurança de quem utiliza a via. Apesar do trecho ter passado por um tipo de intervenção de adequação, com a execução emergencial de serviços de recuperação do pavimento asfáltico, conclui-se com esse estudo que o trecho ainda necessita de manutenção. Como solução adequada, realizar a reconstrução do trecho, fazendo um novo dimensionamento para atender às cargas do tráfego e utilizando uma mistura asfáltica de qualidade. Dessa forma, com a aplicação da solução adequada de recuperação, melhorar as condições de conforto e segurança da via e aumentar a vida útil do pavimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARRODRIGUES, AndersonBENTO, Carolini Rodrigues2019-01-30T18:54:45Z2019-01-30T18:54:45Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:54:08ZRepositório InstitucionalPRI |
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