CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acencio, Nathan Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Acencio, Fábio Ricardo, Oliveira, Leonardo Pestillo de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2100
Resumo: Este estudo teve como objetivo correlacionar a função cognitiva e o sentido da vida em mulheres com fibromialgia. Este estudo caracteriza-se como descritivo e correlacional de caráter transversal. Os participantes foram mulheres frequentadoras do grupo de apoio a pessoas com fibromialgia. Foram avaliadas um total de 44 mulheres com uma média de 41 anos de idade. Os dados foram coletados por meio da Escala de satisfação de Vida (ESV) e o teste Medida da Independência Funcional (MIF), além da aplicação do questionário sociodemográfico. A análise estatística foi feita por meio do teste Shapiro Wilk. A média de idade das participantes foi de 41,20 anos. A maioria das avaliadas não pratica exercícios físicos apesar dos benefícios proporcionados pelo mesmo durante o tratamento da fibromialgia, este grupo foi de 61,4% de toda amostra. O déficit cognitivo das mulheres avaliadas foi maior do que o motor e a idade apresentou correlação negativa em relação a satisfação de vida.
id UNICESU -1_9d7bbb530ec5340720ef3306bc72be2d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2100
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIACogniçãoPromoção da SaúdeDor MuscularEste estudo teve como objetivo correlacionar a função cognitiva e o sentido da vida em mulheres com fibromialgia. Este estudo caracteriza-se como descritivo e correlacional de caráter transversal. Os participantes foram mulheres frequentadoras do grupo de apoio a pessoas com fibromialgia. Foram avaliadas um total de 44 mulheres com uma média de 41 anos de idade. Os dados foram coletados por meio da Escala de satisfação de Vida (ESV) e o teste Medida da Independência Funcional (MIF), além da aplicação do questionário sociodemográfico. A análise estatística foi feita por meio do teste Shapiro Wilk. A média de idade das participantes foi de 41,20 anos. A maioria das avaliadas não pratica exercícios físicos apesar dos benefícios proporcionados pelo mesmo durante o tratamento da fibromialgia, este grupo foi de 61,4% de toda amostra. O déficit cognitivo das mulheres avaliadas foi maior do que o motor e a idade apresentou correlação negativa em relação a satisfação de vida.Unicesumar2019-08-22T17:55:09Z2019-08-22T17:55:09Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2100otherAcencio, Nathan FerreiraAcencio, Fábio RicardoOliveira, Leonardo Pestillo dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:58Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:11.507Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
title CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
spellingShingle CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
Acencio, Nathan Ferreira
Cognição
Promoção da Saúde
Dor Muscular
title_short CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
title_full CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
title_fullStr CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
title_full_unstemmed CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
title_sort CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
author Acencio, Nathan Ferreira
author_facet Acencio, Nathan Ferreira
Acencio, Fábio Ricardo
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author_role author
author2 Acencio, Fábio Ricardo
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Acencio, Nathan Ferreira
Acencio, Fábio Ricardo
Oliveira, Leonardo Pestillo de
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Promoção da Saúde
Dor Muscular
topic Cognição
Promoção da Saúde
Dor Muscular
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo teve como objetivo correlacionar a função cognitiva e o sentido da vida em mulheres com fibromialgia. Este estudo caracteriza-se como descritivo e correlacional de caráter transversal. Os participantes foram mulheres frequentadoras do grupo de apoio a pessoas com fibromialgia. Foram avaliadas um total de 44 mulheres com uma média de 41 anos de idade. Os dados foram coletados por meio da Escala de satisfação de Vida (ESV) e o teste Medida da Independência Funcional (MIF), além da aplicação do questionário sociodemográfico. A análise estatística foi feita por meio do teste Shapiro Wilk. A média de idade das participantes foi de 41,20 anos. A maioria das avaliadas não pratica exercícios físicos apesar dos benefícios proporcionados pelo mesmo durante o tratamento da fibromialgia, este grupo foi de 61,4% de toda amostra. O déficit cognitivo das mulheres avaliadas foi maior do que o motor e a idade apresentou correlação negativa em relação a satisfação de vida.
description Este estudo teve como objetivo correlacionar a função cognitiva e o sentido da vida em mulheres com fibromialgia. Este estudo caracteriza-se como descritivo e correlacional de caráter transversal. Os participantes foram mulheres frequentadoras do grupo de apoio a pessoas com fibromialgia. Foram avaliadas um total de 44 mulheres com uma média de 41 anos de idade. Os dados foram coletados por meio da Escala de satisfação de Vida (ESV) e o teste Medida da Independência Funcional (MIF), além da aplicação do questionário sociodemográfico. A análise estatística foi feita por meio do teste Shapiro Wilk. A média de idade das participantes foi de 41,20 anos. A maioria das avaliadas não pratica exercícios físicos apesar dos benefícios proporcionados pelo mesmo durante o tratamento da fibromialgia, este grupo foi de 61,4% de toda amostra. O déficit cognitivo das mulheres avaliadas foi maior do que o motor e a idade apresentou correlação negativa em relação a satisfação de vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T17:55:09Z
2019-08-22T17:55:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2100
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2100
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948590553825280